segunda-feira, 6 de julho de 2015

Caravana do Coração chega a Princesa Isabel

A Caravana do Coração realizou atendimentos neste domingo (5) na Escola Estadual de Educação Básica Nossa Senhora do Bom Conselho, localizada no município de Princesa Isabel, onde foram feitos 307 procedimentos em 63 pacientesatendidos, sendo 59 crianças e quatro gestantes de sete municípios da região: Água Branca, Imaculada, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares. Do total, 17 crianças apresentaram cardiopatia grave e 15 cardiopatia simples. Em três destas crianças será realizada cirurgia imediata.
A Caravana do Coração, em sua terceira edição, é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Ong pernambucana Círculo do Coração, e iniciou, no dia 29 de junho, na cidade de Cajazeiras, e segue até o dia 11 deste mês com o encerramento, em Mamanguape.
Balanço: Há uma semana na estrada, a Caravana já atendeu 622 pessoas, sendo 574 crianças e 48 gestantes. Desse total, 186 crianças apresentaram cardiopatia grave e 114 cardiopatia simples. Além disso, mais de três mil procedimentos foram realizados. As avaliações aconteceram nas cidades de Cajazeiras (29), Sousa (30), Catolé do Rocha (1), Pombal (2), Itaporanga (3), Patos (4) e Princesa Isabel (5).
“Isso é regionalização da atenção à saúde. Compromisso do governo estadual. É o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), rompendo barreiras e fronteiras do Sertão ao Litoral”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath.
No local, um ambiente acolhedor foi instalado com salas de nutrição, assistência social, ecocardiograma, laudo médico, além de um espaço lúdico, onde as crianças e familiares eram recepcionados com músicas ao som de um violão, além de brincadeiras. Durante o evento as crianças recebiam material educativo e CDs com todos os ensinamentos sobre como ter uma vida saudável.
De acordo com a gerente da 11ª Regional de Saúde, Joelma Muniz, receber a Caravana é uma experiência exitosa, já que ano passado o atendimento rendeu frutos. “Duas crianças, uma delas de Princesa Isabel e outra de Manaíra, foram cirurgiadas pela equipe do Círculo do Coração. Esse é um projeto que traz benefícios imensos para a saúde pública, pois identifica problemas cardíacos em bebês, ainda na barriga da mãe, reduzindo a mortalidade infantil e consequentemente melhorando a qualidade de vida das nossas crianças”, avaliou.
Como resultado do trabalho realizado pela Caravana do Coração, a pequena Lara Sofia, de 2 anos e meio foi diagnosticada com cardiopatia em 2013, na primeira edição da Caravana, ainda na barriga da mãe, que na época estava com oito meses de gravidez. Na ocasião, a mãe da pequena, Aurineide de Araújo Lacerda Ferreira, foi informada que ao nascer a filha necessitaria de procedimento cirúrgico. “Realizei a ultrassom, quando a equipe médica constatou o problema cardíaco e, aos cinco meses de vida, minha filha foi cirurgiada. Não tem dinheiro que pague o tratamento e a atenção que recebemos. Na hora que mais precisei, pude contar com esse atendimento, com esse cuidado, que foi fundamental para minha filha, hoje, ter uma vida normal e saudável. Hoje ela está curada, graças ao trabalho realizado pelo Governo do Estado da Paraíba. Meu muito obrigado a todos da equipe”, finalizou a mãe.
Para o diretor geral do Hospital Regional Coronel José Pereira Lima, de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, esta é uma oportunidade ímpar para trabalhar na região a saúde das crianças com cardiopatia. “A ação oferece assistência humanizada com tecnologia de primeiro mundo com profissionais qualificados”, finalizou Ricardo.
Uma das primeiras crianças a ser atendida neste domingo foi a bebê Priscila Alves, com apenas 26 dias de vida, que também já foi diagnosticada com problema cardíaco. “Chegamos aqui às 4h da manhã e saio com a certeza de que valeu a pena esperar. Minha filha foi muito bem atendida e continuará sendo acompanhada, já que necessitará ser medicada. Na minha opinião, esse atendimento é muito importante, porque evita o deslocamento das crianças com cardiopatia para outras cidades distantes. Hoje tivemos toda a assistência necessária. Não dou nota 10. Dou nota 1.000 para toda a equipe”, comemorou a mãe, Evânia Alves.
Quem também foi atendida pela Caravana do Coração em Princesa Isabel foi a Ana Paula Sabino Fernandes, de 9 anos, que nasceu com cardiopatia e foi cirurgiada há três anos, em São Paulo. “Minha filha ficou durante cinco anos aguardando a cirurgia em uma fila de espera, quando decidi levá-la para São Paulo e pedi ajuda lá. Se na época o Círculo do Coração existisse na Paraíba, tenho certeza que não teríamos esperando tanto. Fico feliz que agora as crianças da Paraíba podem contar com este serviço”, disse a mãe, Idélia Fernandes, que ainda destacou que a filha continuará o acompanhamento na Paraíba, com a equipe do Círculo do Coração.
A grande novidade desta edição são as “Salas do Coração”, que funcionarão nas unidades de saúde do estado, em parceria com o Círculo do Coração e servem como ambiente virtual de ambulatórios, onde médicos e enfermeiros locais trabalham com profissionais do Círculo do Coração, para fazer o acompanhamento das crianças cardíacas da região e ainda será um espaço de capacitação profissional. Com isso, as crianças e gestantes de o estado com problemas cardíacos terão assistência em suas regiões, sem necessidade de sair para os grandes centros.
Em seguida, o serviço recebe o “Ecotaxi”, uma mala com todos os equipamentos necessários para fazer ambulatório de cardiologia (máquina de ecocardiografia, eletrocardiograma, oxímetro, estetoscópio, tensiômetros, etc). O “Ecotaxi” ficará em cada sala das 15 cidades, durante uma semana, para promover atendimento ambulatorial e diagnóstico emergenciais.
A sala servirá também para a capacitação continuada em saúde, na qual as aulas serão disponibilizadas na internet, no site do Círculo. Toda semana a equipe do Círculo do Coração faz reunião na qual discute casos clínicos, trabalhos de leitura e rotinas do projeto. Todas as discussões são gravadas e vão para o programa de educação continuada. Os profissionais poderão acessar a qualquer momento.
As cidades de Patos, João Pessoa e Campina Grande já dispõem das “Salas do Coração”.  Neste domingo foi inaugurada a “Sala”, no Hospital Regional de Princesa Isabel. Até o encerramento da Caravana serão instaladas 12 Salas nas cidades que receberão a ação: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro/Sumé, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana, e Mamanguape.
Outra novidade desta edição é o “Quiosque da Saúde”, um ambiente equipado com medidor de pressão arterial, oxímetro e balança para peso, interligados a um computador, onde a própria população pode verificar a pressão arterial e também verificar os dados relacionados à saúde.
Capacitação: Ainda dentro da programação da ação foram oferecidos os cursos de noções de transporte neonatal; assistência ao RN na atenção básica e acesso venoso. Participaram 40 profissionais de saúde.
Programação - A Caravana continua na estrada e nesta segunda-feira (5) realiza os atendimentos no município de Monteiro/Sumé; em Esperança na terça (7); em Picuí na quarta (8); em Guarabira na quinta (9); em Itabaiana na sexta (10); e em Mamanguape, no sábado (11), quando acontecerá o encerramento.

Blog do Tião

Nenhum comentário:

Postar um comentário