quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Relator do recurso de Cássio tem o pior desempenho da Corte


Relator do recurso de Cássio tem o pior desempenho da CorteUm dos mais polemicos ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o relator do Recurso do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Joaquim Barbosa não chega a ser um exemplo de eficiência em termos de desempenho. É o que mostra o site Transparência, em sua sessão Meritíssimos, que faz um monitoramento sobre a performance dos integrantes da mais alta corte de Justiça do país, em termos de tempo de tramitação de prodessos e a comparação entre eles.

A principal medida realizada no projeto diz respeito às expectativas de tempo de resolução de processos. Isso se faz da mesma forma como se procede na determinação da expectativa de vida de populações, ou do tempo médio entre falhas de equipamentos ou milhares de outros exemplos presentes na vida cotidiana das pessoas – com a importante diferença de que, nesses casos, o cálculo é uma estimativa, ao passo que no Meritíssimos ele é exato, pois inclui todos os processos e não apenas uma amostragem. Verifica-se que as características de desempenho variam bastante conforme o ministro. (Ver aqui como o cálculo é feito.)

Desde sua investidura no cargo estiveram nas mãos de Joaquim Barbosa 65.192 processos, dos quais 7.201 (11,0%) não podem ser aproveitados nas estatísticas por apresentarem erros ou lacunas na apresentação no sítio de Internet do STF. Portanto, restam 89,0% sobre os quais as estatísticas podem ser calculadas. O congestionamento é de 12.324 processos (18,9% do total de processos distribuídos a Joaquim Barbosa no período). Clique aqui para saber os detalhes sobre esse levantamento do site Transparência em relação ao desempenho do ministro.


PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário