terça-feira, 13 de setembro de 2011

PF prende quadrilha especializada em confeccionar notas falsas no NE; sargento da PB integra grupo



Uma quadrilha especializada em confeccionar dinheiro falso foi desbaratada pela Polícia Federal. De acordo com a PF o bando agia na região Nordeste. A operação realizada na manhã desta terça-feira (13) foi denominada de Shekel (unidade de peso usada, assim como outras unidades, como gramas e onças, para negociação antes do surgimento das moedas).
De acordo com a PF, o grupo é formado por pessoas experientes em ações criminosas, com passagens policiais, estando algumas recolhidas ao sistema prisional também acusadas de outros delitos, a exemplo de assaltos e explosões de terminais bancários.
As cédulas são produzidas na cidade de Arapiraca no Estado de Alagoas, tendo o responsável pela falsificação sido anteriormente indiciado pela Polícia Federal em Araraquara, no interior de São Paulo nos crimes de falsificação de moeda e formação de quadrilha.
Trazidas até Recife, as cédulas são recebidas por pessoas indicadas por um ex-sargento da Polícia Militar da Paraíba que se encontra cumprindo pena no presídio de Jacarapé (PB-01) e, em seguida, são distribuídas na Paraíba sob orientação do mesmo.
As investigações foram iniciadas em setembro de 2010 pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Superintendência da PF na Paraíba. Há registro da retirada de circulação, em todo o país, de mais de 32 mil exemplares de cédulas de R$ 50,00 com as mesmas numerações de série e características das produzidas pelos investigados, totalizando, aproximadamente, R$ 1.6 milhão em cédulas falsas retiradas de circulação.
Durante a presente operação já tinham sido apreendidas em poder dos investigados cédulas falsas de RS 50,00. Os laudos periciais demonstraram que as impressões de anverso e reverso foram obtidas através de computação gráfica, com emprego de “scanner” e “software” apropriado e reprodução em impressora a jato de tinta. Além disso, apresentam simulação de fibras coloridas nas mesmas posições, indicando assim que partiram de uma mesma matriz.
Durante a operação foram cumpridos 08 mandados judiciais, expedidos pela 2ª Vara Federal da Paraíba, sendo quatro mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e um mandado de cumprimento de medida cautelar penal (proibição de freqüentar presídio).
As prisões e buscas foram realizadas nas cidades de João Pessoa/PB, Arapiraca/AL e Propriá/SE. Foram cumpridos mandados em residências e em estabelecimentos prisionais.

Fonte: Paraiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário