quinta-feira, 7 de julho de 2011

Placa em homenagem a Elba Ramalho foi parar no lixo de sua própria terra

Há 12 anos, um conterrâneo e fã de Elba Ramalho lutou e conseguiu instalar em uma das principais entradas da cidade de Conceição uma placa em homenagem à cantora, expressando o orgulho da terra por ter uma filha tão ilustre e famosa, mas a grafia sentimental dos conceiçoenses virou ferro velho.
“Eu achei um desrespeito à cantora e à sociedade a Prefeitura ter retirado essa placa sem dar nenhuma justificativa aceitável à população”, lamentou o professor e produtor cultural Antônio Jerônimo Netto, idealizador do projeto, que foi aprovado, inclusive, pela Câmara Municipal, e executado por Rômulo Pires, prefeito à época.

A placa foi retirada pela Prefeitura no ano passado depois de mais de uma década de exposição e jogada em um terreno coberto por mato e resíduos, e logo também virou entulho: o letreiro foi destruído pela ação do sol e chuva, restando apenas a estrutura férrea que sustentava o reconhecimento conceiçoense à filha do seu João Nunes, falecido há oito meses.

No lugar onde estava a placa, a Prefeitura, com recursos do Ministério do Turismo, está erguendo um portal, mas a obra, que teve um custo aproximado de 130 mil reais, está paralisada, conforme informações obtidas pela Folha (www.folhadovali.com.br). A crítica de alguns conceiçoenses é que o poder público municipal deveria ter instalado a placa em outra entrada da cidade se realmente fosse necessário retirá-la do local, embora que, para eles, a estrutura dedicada à cantora não atrapalharia o portal.

Elba Ramalho é uma das cantoras mais famosas do Brasil e há três anos esteve em Conceição gravando imagens de sua terra para um DVD. 
Foto inicial (Antônio de Pádua): homenagem a Elba virou lixo. 
Folha do Vali

Nenhum comentário:

Postar um comentário