quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ricardo inspeciona áreas alagadas em Santa Rita e decreta estado de emergência


Governador decretou Estado de Emergência em vários municípios prejudicados pelas chuvas no Estado


Governador e comitiva conferiram as áreas alagadas pela cheia do Rio Paraíba (Crédito: Walter Paparazzo)
O governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou inspeção “in loco” nas áreas alagadas pela enchente do Rio Paraíba, na manhã desta segunda-feira (5), no município de Santa Rita. No local, várias ruas e casas foram inundadas pela enxurrada das águas provenientes das chuvas que caíram nos últimos dias na região.
O governador esteve no local em companhia do prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon, do secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, e dos comandantes Geral do Corpo e Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, e da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, e por uma equipe da Defesa Civil Estadual, sob o comando do gerente executivo do órgão, tenente coronel Rufino Tavares.

Clique Aqui para visualizar a Galeria de Fotos
Ricardo analisou os estragos causados nas ruas próximas a Praça Getúlio Vargas, e ouviu as reclamações dos moradores da região. O governador prometeu ações imediatas de infraestrutura e decretou estado de emergência  em todos os municípios prejudicados pelas chuvas no Estado.
Rio Paraíba
Em Santa Rita, os estragos foram causados pelo aumento do volume de águas do Rio Paraíba. Segundo a Defesa Civil um dos motivos para a cheia seria a sangria da barragem de Acauã e do Açude de Boqueirão, que deságuam no rio.
“É uma situação grave que estamos vendo aqui e a tendência é piorar ainda mais nas regiões metropolitanas com o aumento da maré, e com o aumento da sangria de Acauã e Boqueirão, é muita água vindo pelo Rio Paraíba prejudicando não só Santa Rita, mas vários municípios”, disse o governador.
Ações emergenciais
Ainda de acordo com Ricardo, o Estado está compactuando com ações emergenciais em todos os municípios. Ele pediu a colaboração da população para a doação de agasalhos e cestas básicas para as pessoas prejudicadas pelas chuvas. “Gostaria de pedir às pessoas que tiverem um agasalho sobrando em casa, que possam ceder. Vale à pena, porque tem muitas pessoas precisando. Iremos realizar uma campanha no Espaço Cultural, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para receber essas doações”, disse o governador.
“Gostaria também de pedir calma aos moradores dessas áreas de risco e que obedeçam aos avisos da Defesa Civil e saiam das casas que, por ventura, estejam sob risco de desabamento. Sem falar nos riscos do contágio de leptospirose que é muito comum nessa época”, comentou.
Ajuda do Governo Federal
O governador também não descartou a ajuda do Governo Federal para obras estruturantes nas regiões onde forem detectados os maiores problemas. “A Defesa Civil está realizando um levantamento nessas áreas, e iremos procurar o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, para nos ajudar com ações imediatas e obras estruturantes para as milhares de famílias prejudicadas pelas chuvas”, concluiu.
Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário