quarta-feira, 18 de abril de 2012

Falta de chuvas: Secretário diz que já são 134 municípios com problemas com a seca


O Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo, foi o entrevistado desta quarta (18) do programa Rede Verdade da TV Arapuan. Ele comentou que já são 134 municípios que estão com problemas em relação à precipitação de chuvas este ano.
De acordo com o secretário, o governador Ricardo Coutinho (PSB) já convocou uma reunião nesta terça (17) com diversas secretarias que atuam a área juntamente com a defesa civil para que sejam traçadas ações visando amenizar a questão da estiagem.
Azevedo contou que a reunião vai acontecer na próxima quinta (19) no Espaço Cultural com a presença de todos os prefeitos onde serão discutidos vários pontos e sugestões para o enfrentamento da questão da falta de chuvas.
“As chuvas no sertão não aconteceram como esperado, já estamos chegando quase no período final das chuvas e temos bacias que realmente sofreram muito”, conta.
O secretário comentou que existem diversas medidas que estão sendo executadas em parceria com o exército como no caso dos carros-pipas. “A questão da estiagem é que vivemos num estado que tem grande parte do seu território na região do semi-árido onde chove menos e a solução definitiva disso só virá com a transposição do são Francisco, mas até q se tenha esse sistema de distribuição o governo vem implantando ao longo dos anos grandes caixas d’água e barragens.
Azevedo comentou que o estado depende quase que exclusivamente do ciclo de chuvas e que ‘isso não dá uma segurança hídrica’. “Você tem uma perspectiva de ter uma determinada precipitação e não acontece aí você fica a mercê de ações complementares”, diz.
Para o secretário, obras como essa da transposição já poderiam ter começado a muito mais tempo e o estado estar hoje diante de outra situação. Apesar disso, o governo está enfrentando o problema da seca com parceira dos municípios com o governo estadual e federal.

Marília Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário