quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PF, PMF e Ministério da previdência desarticula quadrilha que fraudava benefícios na PB


A Polícia Federal, Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência social, deflagraram na manhã desta quarta (9), em sete cidades da Paraíba, e uma de Pernambuco a operação FANES que combate uma estrutura criminosa especializada em fraude na concessão de benefícios previdenciários no Estado, principalmente aposentadorias e pensões.
A Força Tarefa Previdenciária, está cumprindo 17 mandados de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 30 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 6ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba em Campina Grande, nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, Patos, Puxinanã, Mogeiro, Caturité e Recife. 
Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Lavagem de Dinheiro, Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informação e Estelionato. Participam da operação, 140 Policiais Federais e 16 Servidores da Previdência Social.
A estimativa é que a atuação do grupo tenha causado um prejuízo de mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos, considerando o efetivamente pago desde o mês de outubro de 2014 (quando foram detectadas as fraudes). Ademais, quando considerada a expectativa de vida dos supostos beneficiários, tanto dos benefícios concedidos já indicados como fraudulentos, quanto daqueles que passarão por auditoria, o prejuízo evitado poderá ultrapassar os R$ 100 milhões.
A quadrilha utilizava documentação falsa para buscar comprovar o exercício de atividade rural e, em muitos casos, chegou-se a conceder benefício rural apenas com entrevista, sem a necessidade de juntar qualquer documento. Após a concessão do benefício, imediatamente eram incluídos empréstimos consignados por meio de operadoras de crédito ou financeiras.
O termo "FANES" faz referência ao mito Grego da "Criação", uma vez que os investigados "criavam" pessoas, supostamente passíveis de serem beneficiarias das fraudes na Previdência Social.
Uma entrevista coletiva acontecerá hoje às 14h no auditório da Delegacia de Polícia Federal, localizada à Avenida Brasília, no Bairro Mirante, em Campina Grande.

Redação com Assessoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário