sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tremores elevam possibilida de tsunami no litoral brasileiro, inclusive Paraíba


Desde o último dia 8 o Vulcão El Hierro voltou a dar sinais de atividade, elevando o nível de alerta para terremotos em toda área das ilhas Canárias, especialmente na Ilha de La Palma, onde está localizado o vulcão Cumbre de Vieja. Para quem não se lembra, o Cumbre de Vieja é considerado o maior responsável pelo risco de uma Megatsunami atingir países banhados pelo atlântico, inclusive o Nordeste brasileiro, onde a Paraíba seria uma das primeiras vítimas da onda gigante.
No início desta semana a população de El Hierro assistiu assustada a uma enorme bolha subir do fundo do mar. Ao romper, a bolha deixou uma grande quantidade de cinzas, que cobriu uma área de 20 metros. Isso aconteceu duas vezes: às 17h e às 18h10, do mesmo dia, esta última com menos intensidade. "Depois da segunda bolha houve um intenso cheiro a ovo podre (sinal de que havia enxofre no ar), relatou a imprensa local.
Desde julho que já ocorreram mais de 11.000 terremotos ao redor da ilha.  
Um terremoto de magnitude 4,6 na escala de Richter atingiu as Ilhas Canárias hoje de madrugada. É o mais forte desde o início dos tremores, em julho.
O tremor de terra ocorreu às 00:20 locais (01:20 em Lisboa) a noroeste da localidade de Frontera, com epicentro a 21 quilômetros de profundidade, tendo sido também sentido na ilha de Tenerife, segundo o Instituto Geográfico Nacional da Espanha.
Após estes tremores foram registradas seis réplicas de menor intensidade, entre as 00:32 e as 02:12 locais, com magnitudes entre os 2,8 e os 1,6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário