sábado, 20 de dezembro de 2014

Município de Manaíra comemora 53 anos de Emancipação Politica neste domingo 21 de Dezembro

PREFEITO ZÉ SOUSA

História De Manaíra

Existem documentos datados de 1787 e 1818 que dão conta da existência de "Alagoa Nova", vários anos antes dessas datas. Havia habitantes na região de Belém, Algodões e Olho d´Água. A povoação, ao lado da lagoa, é citada como tendo início em 1840, como desenvolvimento da fazenda “Alagoa Nova” (primeiro topônimo que recebeu a povoação) pertencente ao Sr. Manoel Pereira da Silva. Na época, adquiriram pequenos pedaços de terra e construíram suas casas. Entre eles se destacaram os Srs. Manoel Pequeno, Severino Benedito e Belarmino Nogueira. Em 1870, foi construída a primeira capela do local, oferecida a São Sebastião, em terreno doado pelas irmãs “Catarina e Balbina”, da família Ferreira Rabelo Aranha. Posteriormente foi construída a igreja que hoje serve como Matriz, tendo por padroeiro o Divino Espírito Santo.
Em 1877, o comércio já apresentava um bom desenvolvimento; teve no proprietário da fazenda “ALAGOA NOVA”, o Sr. Manoel Pereira da Silva, seu primeiro comerciante. Ele instalou inclusive, uma “bulandeira”, engenho primitivo para descaroçar algodão, também utilizado na moagem de cana-de-açúcar para a fabricação de rapadura.
Na divisão administrativa do quinquênio 1939/43, aparece pela primeira vez, com a denominação de Manaíra.
O topônimo foi escolhido em homenagem a uma índia de nome Manaíra, vocábulo indígena que significa "Mel Cheiroso" ou "Abelha Cheirosa". Conta a história que ela havia sido prometida em casamento a Piancó (nome de outro Município Paraibano), chefe da grande tribo dos Coremas, mas que fugira com um guerreiro de outra tribo a quem amava. Por conta disso foi perseguida e assassinada por seu pai e índios de sua própria nação indígena, no sítio “SALGADA”, vasinho ao sítio "Oiti", ambos situados em terras do Município de Manaíra.
A emancipação política foi conseguida através da Lei Estadual nº 2.659, de 21 de dezembro de 1961, pela iniciativa do manairense Antônio Antas Diniz, enquanto Presidente da Câmara de Vereadores de Princesa Isabel (PB) e defendida na Assembleia Legislativa pelo Deputado Antônio Nominando Diniz. A instalação oficial ocorreu a 31 do mesmo mês e ano, desmembrado de Princesa Isabel e formado dois Distritos: O da Sede e o de Pelo Sinal.

 O Prefeito de Manaíra, Zé Sousa, tem a  satisfação de convidar toda a população manairense e cidades circunvizinhas para participarem da festa de 53 anos de emancipação política da cidade, que acontece neste dia 21 de dezembro. 


PROGRAMAÇÃO: 

15:00 horas _ Apresentação da Orquestra Isaías Lima
 19:00 horas _ Missa em ação de graças na matriz
 21:00 horas - Queima de fogos e Show com as bandas Solteirões do Forró e Mano Walter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário