sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Parabéns Manaìra

Em 21 Dezembro de 1961 a cidade de Manaíra se tornava emancipada, ganhando sua independência politica e administrativa, naquele dia Manaíra deixava  de ser território do município de Princesa Isabel.

    Uma verdadeira queda de braço foi travada com os políticos "poderosos" de Princesa Isabel que não queria o desmembramento, mais diante da pressão exercida por manairenses ilustres da época e sua população  o governador Pedro Gondi assinou o decreto que tornou Manaíra independente, mais com ressalvas de não poder por exemplo ser comarca ou sede pólo  a nível de estado.


   51 anos depois nossa Manaíra vive um momento muito critico, primeiro a seca que está sendo segundo os  mais idosos  a maior de todos os tempos, depois vem os problemas sociais enfrentado pela nossa população ao longo de todo esse tempo.
 
  51 anos depois de emancipação  politica  Manaíra ainda não tem uma maternidade, para que seus filhos possam aqui nascerem e empregos para aqui permanecer.

    Ao longo destes 51 anos já tivemos dois Bancos instalados na cidade, mais retrocedemos,  hoje não temos nenhum, estivemos isolados por mais de 45 anos por falta de estrada e tinha-mos uma linha de ônibus, fomos interligados ao mundo através de asfalto Manaíra /Princesa Isabel, perdemos a linha de ônibus que hora deixou de vi a Manaíra.
 
  Lembro nos anos 80 Manaíra com efetivo policial de 8 homens, hoje são apenas 3, enquanto a população dobrou.

   Então amigos parabeniza-mos o nosso município, formado pelo seu povo, povo humilde querreiros que não foge a luta e encara a batalha da sobrevivência numa terra de muitas dificuldades, lamentamos a falta de investimento, que torne um lugar melhor de se viver. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário