sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PB terá 93 unidades de dessalinização de água


A Paraíba receberá R$ 14 milhões para a instalação de unidades de dessalinização de água.
Dessanilizadora
Dessanilizadora entregue em Aroeiras (Foto: José Marque/Secom)
Esses recursos serão utilizados para implantação das unidades demonstrativas do Programa Água Doce, que nos próximos três anos pretende chegar a instalação de 93 unidades.
O Programa é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Governo do Estado.
Ogovernador Ricardo Coutinho e o secretário de mudanças climáticas do MMA, Mauro Pires, entregaram à população a unidade demonstrativa do Programa Água Doce, no distrito de Cachoeira Grande, município de Aroeiras.
Outra unidade já foi entregue nos municipio de Amparo e a próxima será em Sumé.
O dessalinizador atende a 33 famílias do assentamento Cachoeira Grande. Essas famílias estão sendo beneficiadas com água tratada e utilização racional da água salobra, que se transforma em rejeito para a produção de ração para gado, cabras e ovelhas. A unidade terá capacidade de produção de 800 litros por hora de água doce.
A água muito salina é utilizada para o cultivo de tilápias e o concentrado dessa criação é aproveitado para a irrigação da erva-sal. Na seqüência, a planta é aproveitada na alimentação de ovinos e caprinos da região.
O programa
O Programa Água Doce busca atender, prioritariamente, localidades rurais difusas na região do Semiárido. Suas ações são iniciadas a partir dos municípios mais críticos e nas áreas mais susceptíveis ao processo de desertificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário