terça-feira, 10 de março de 2015

CARNAIBA: COMO NUM PASSE DE MÁGICA PNEUS VELHOS SE TRANSFORMAM EM OBRAS DE ARTE

 A criatividade do sertanejo não conhece limites, isso já é sabido, basta ver os repentistas que na velocidade do pensamento “debulham” versos, feitos na hora, com métricas perfeitas, capazes de deixar boquiabertos os poetas mais “letrados”.
Assim também vemos em outros campos das artes, como o mestre Vitalino, por exemplo, que hoje viaja o mundo em seus bonecos de barro que se transformaram na identidade de todo um povo.
E assim é também Alan Roque, borracheiro no sertão do Pajeú, na cidade deCarnaiba em Pernambuco, que se apropriando da matéria prima que trabalha: pneus, enxergou naquele material, de difícil degradação pelo meio ambiente, uma dor de cabeça para ambientalistas, a fonte de inspiração para fazer aflorar o seu talento.
Alan, além de borracheiro, sempre brincou de grafitagem, nada com muita ambição, aí então, a partir de um desafio escolar, em uma “Feira de Ciências”, que tinha como tema a reciclagem, o artistas começou a transformar em artes os pneus abandonados na borracharia do seu pai, onde trabalha.
 “No início comecei a fazer por brincadeira… para presentear amigos e familiares, até que descobri que algumas pessoas vendiam objetos tipos os meus… aí resolvi partir para fazer profissionalmente”.
Agora não se sabe mais se Alan é borracheiro ou artesão, pois, conforme ele mesmo declara, a renda com suas artes em pneus hoje já é responsável por cerca de 40% da sua renda familiar “mais pode ser 100%, é porque me dedico mais a borracharia”, diz ele que não esconde que pretende se dedicar exclusivamente as artes.
 Os pneus, de sucata se transformam em araras, tucanos, pelicanos, gansos, cadeiras, sofás, poltronas, pula-pula e por aí vai. Uma infinidade de animais e objetos que pintados com tinta automotiva, como faz questão de destacar o artistas, começam a enfeitar jardins e residências no sertão inteiro.
Quem passa na Rua Saturnino Bezerra, no Centro de Carnaíba não tem como não parar e admirar toda aquela arte exposta por Alan na frente da Borracharia Rainha da Sucata. De repente se transformou em uma atração turística na cidade.
Agora, além da sua borracharia em Carnaíba, os produtos de Alan Roque também poderão se vistos e adquiridos na Casa do Artesão, na Concha Acústica de Serra Talhada.
As aves feitas de pneus usados pelo “maestral” artesão Alan Roque, começam a bater asas e irem pousar em quintais mais distantes.
As fotos são de Maciel Rodrigues especialmente para o Caderno 1.
Blog do Caue

Nenhum comentário:

Postar um comentário