quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Deputados aprovam projeto e Princesa Isabel vira Capital da Mandioca


Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (14) um Projeto de Lei de autoria do deputado Adriano Galdinho (PSB) que transforma o município de Princesa Isabel, Sertão paraibano, em Capital da Mandioca.

Princesa é conhecida na região como grande produtora de Mandioca e todos os anos realiza uma Festa que leva o nome do produto.Conforme os extensionistas da área, Princesa Isabel é uma das regiões de melhor desempenho agrícola do Estado, comercializando o produto em feiras livres e supermercados de várias regiões da Paraíba e estados vizinhos como Pernambuco e Ceará. A expansão da cultura no município conta atualmente com apoio do Pacto de Cooperação da Serra do Teixeira por meio de parcerias com o Governo do Estado, Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Emater-PB, Sebrae, Prefeitura Local, associações rurais, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.


Atualmente, produtores das comunidades de Lagoa de São João, Cedro, Moça Bonita, Macambira e Lagoa da Cruz colhem anualmente 16,5 toneladas por hectare.

No município de Princesa Isabel, cerca de 200 produtores já trabalham com a mandioca e, embora este não seja o principal produto da região, que é o feijão, muitas famílias vivem e se sustentam em torno do plantio de mandioca.

Um comentário:

  1. não é a capital da mandioca. a VERDADEIRA capital da mandioca é São José do Hortêncio, RS.

    ResponderExcluir