quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

DEU NO BLOG DE MARILENE ; MANAÍRA: MORADORES PEDEM PROVIDÊNCIAS CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE




 
Moradores da Rua Auri Antas procuraram o nosso blog para pedir ajuda e providências à secretaria municipal de saúde relacionadas ao combate e busca de soluções mais rápidas para combater a proliferação do Aedes Aegypti naquela localidade. Todos pedem para que os agentes de endemias voltem  a passar nas casas para ajudar no tratamento das águas. Segundo informações de alguns moradores da rua Auri Antas tem casas que a última visita dos mesmos  foi no dia 11/11/2014 ou seja, já tem mais de um ano. Também nos foi relatados a suspeita de quase nove casos de dengue na localidade, dois deles comprovados. Também recebemos a informação de que a equipe de agentes de saúde juntamente com o coordenador José Barbosa já passaram borrifando na rua. Só que ainda segundo informações, esta borrifação resolve o "problema" em partes, porque esse trabalho de borrifar só mata os mosquitos que estiverem voando e as larvas e mosquitos que estiverem dentro das caixas d`águas só são eliminados com aplicação de larvicida biológico que os agentes de endemias passam aplicando nos reservatórios e caixas d`água das residências. 

O nosso blog está a disposição daqueles que por ventura queiram dar alguma explicação sobre o exposto acima, é só nos procurar.
Ao mesmo tempo que os moradores pedem estas providências lembramos que  o combate à dengue tem que ser uma causa de todos.

O Aedes Agypti causador da dengue, Zika e Chikungunya, é muito parecido com o pernilongo, mas possui características especificas que o difere de qualquer outro mosquito. Além das suas listras brancas e pretas, o mosquitotem alguns hábitos que ajudam identificá-lo.

O mosquito da dengue, além de silencioso:
  • Costuma picar nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde;
  • Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça;
  • Tem voo rasteiro, com no máximo meio metro de distância do solo.
​​Além disso, o Aedes é mais comum no verão, sendo recomendado utilizar repelentes, usar inseticida na casa ou colocar redes mosquiteiras nas portas e janelas. Uma forma natural de afastar o mosquito é acender velas de citronela dentro de casa.
O mosquito que transmite a dengue, Zika e Chikungunya também é o principal responsável pela transmissão da febre amarela, por isso, é importante combatê-lo, evitando o acúmulo de água parada em recipientes como copos, pneus, tampinhas de garrafa ou vasos de plantas.

Características do mosquito Aedes Aegypti

O mosquito possui as seguintes características:
  • Tamanho: 0,5 cm;
  • Cor: possui cor preta e riscos brancos nas patas, cabeça e corpo;
  • Asas: possui 2 pares de asas translúcidas;
  • Patas: possui 3 pares de patas.
Esse mosquito não gosta de calor e, por isso, nos horários mais quentes do dia, ele encontra-se escondido à sombra ou dentro de casa. O mosquito da dengue ataca à noite.

Fonte: http://www.tuasaude.com

Ciclo de vida do Aedes Aegypti

O ciclo de vida é divido em 4 fases: ovo, larva, pupa e mosquito desenvolvido. O ciclo começa quando uma fêmea adulta deposita seus ovos na água parada e em cerca de 30 minutos elas se desenvolvem. Após 7 dias, a larva cresce e vira pupa e, 2 dias depois, o mosquito está completamente formado e pronto para picar.
Os ovos do mosquito são muito resistentes, sobrevivendo por cerca de 1 ano num local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora ele pode se desenvolver. O mosquito da dengue leva 10 dias para se desenvolver e ele vive em média 30 dias.

Como combater o mosquito

Saiba como identificar e combater o mosquito Aedes Aegypti 
Para combater o mosquito da dengue é importante evitar a existência de locais ou objetos, como tampas, pneus, vasos ou garrafas, que possam acumular água parada, facilitando o desenvolvimento do mosquito. Por isso é aconselhado:
  • Manter a caixa de água fechada com a tampa;
  • Limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água;
  • Não deixar acumular água da chuva sobre a laje;
  • Lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão;
  • Manter os tonéis e barris de água bem tampados;
  • Encher os pratinhos dos vasos com areia;
  • Lavar 1 vez por semana os vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão;
  • Guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva;
  • Colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira.
Uma outra forma de evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue é colocar um larvicida natural em todos os pratos de plantas, misturando 2 colheres de borra de café em 250 ml de água e adicionar ao prato da planta, repetindo este procedimento todas as semanas.
A Anvisa já aprovou o uso de um larvicida biológico, chamado Biovech, que é capaz de matar as larvas e os mosquitos da dengue em apenas 24 horas, sem deixar resíduos tóxicos que possam agredir o meio ambiente e por isso é seguro para o homem, animais e plantas.

Fonte:
http://www.tuasaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário