segunda-feira, 20 de junho de 2011

Produção de milho na Paraíba este ano será de 65 mil toneladas


Produção de milho na Paraíba este ano será de 65 mil toneladas
Os 10.571 agricultores familiares que trabalham com a cultura do milho sob regime de sequeiro, de irrigação e de consórcio, assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) devem colher neste ano, 65.214 toneladas, numa área de 63.109,9 hectares.

A área plantada de milho na Paraíba, conforme dados do IBGE no mês de março de 2011 foi de 167.272 hectares, com uma produção esperada de 147.611 toneladas. A informação é de Antônio Bacalhau, engenheiro agrônomo da Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Segundo ele, a estimativa está de acordo com o Plano Anual de Trabalho (PAT).

Nesta safra agrícola, a área plantada de milho consorciado com feijão Vigna, assistida pela Emater, foi de 31.403,5 hectares, com uma perspectiva de produção de 641,9 toneladas. Já o milho consorciado com o feijão Phaseolus, numa área plantada de 11.456 ha, a produção esperada é de 11.985,9 toneladas.

Antônio Bacalhau explicou que a maior produtividade do milho no Estado é registrada em área de sequeiro e às vezes de forma isolada. O sistema de sequeiro adotado pelo agricultor Lucas Evangelista, da Comunidade Barro Branco, no município de Alagoa Grande, tem uma produtividade neste ano estimada em torno de 2.400 quilos/ha.

Lucas Evangelista lembrou que todo seu plantio segue a orientação técnica de priorizar a produção agroecológica, garantindo com isso uma alimentação saudável. “Para realizar o plantio, não foi preciso desmatar, pois a área utilizada estava sendo ocupada com a criação bovina”, frisou.

Produção do município – Alagoa Grande é dividida em duas regiões: a Caatinga, onde predomina a bovinocultura e a produção de milho de sequeiro e tem uma produtividade em torno de dois mil quilos por hectare. Na parte do município pertencente ao Brejo, se destacam a fruticultura e a cana-de-açúcar. A Emater local, pertencente à região administrativa de Guarabira, presta assistência técnica a mais de 600 agricultores familiares.  

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário