O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, deverá enviar nos próximos dias uma “carta dossiê” à presidente Dilma Rousseff informando que os bancários da Paraíba são contra a nomeação do ex-governador José Maranhão (PMDB), para ocupar a vice-presidência de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal.
Em contato com o Portal Correio, Marcos informou que o cargo para qual José Maranhão foi ventilado é técnico, o que necessite de uma pessoa com formação adequada para ocupá-lo e que seja um servidor público de carreira, e não um político.
O sindicalista disse que diante da importância do cargo, Maranhão está fora em virtude de um passado ‘privativista’, além do espaço no Governo Federal não sirva de cabide de emprego para políticos que não tiveram êxito na eleição passada.
Nota do Sindicato dos Bancários da Paraíba:
BANCÁRIOS NÃO ACEITAM O NOME DE ZÉ MARANHÃO PARA O ALTO ESCALÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
A diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba está muito preocupada com a possível indicação do nome do ex-governador da Paraíba, José Targino Maranhão, para ocupar um cargo eminentemente técnico no alto escalão da Caixa Econômica Federal e atuar no Sistema Financeiro de Habitação.
A representação dos bancários também critica a postura do governo popular da Presidenta Dilma Roussef pela indicação de um político para exercer um cargos eminentemente técnico, principalmente quando o indicado tem restrições no seu próprio Estado de origem.
Além da falta de perfil, por ausência de qualificação técnica para o cargo, a diretoria do SEEB – PB também ressalta outras restrições ao nome de José Maranhão:
• Ao assumir o governo do Estado por três vezes, José Maranhão não implementou nenhum programa de habitação na Paraíba;
• De tendência privatista, José Maranhão privatizou o Banco do Estado da Paraíba (Paraiban) e a Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa);
• Nunca recebeu o funcionalismo público estadual, nem sentou à mesa de negociação com sua representação para viabilizar nenhuma reivindicação dos trabalhadores;
Por tudo isso, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba rejeita a indicação do político José Targino Maranhão para assumir um cargo técnico; tanto pela falta de qualificação específica quanto pela sua postura à frente do executivo estadual da Paraíba. E acredita que o governo da Presidenta Dilma não vai cometer um equívoco dessa magnitude.
Entretanto, caso o político seja realmente indicado para o alto escalão da Caixa Econômica Federal, o destino cometerá uma grande injustiça com o povo paraibano e com os bancários, porque, ironicamente, o ex-governador José Targino Maranhão vai passar a receber Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de uma Instituição Financeira Pública depois de ter tratado tão mal o funcionalismo da Paraíba e de ter corroborado para o desemprego de tantos bancários na privatização do Paraiban e na retirada da folha de pagamentos do Estado do Banco Real.
SINDICATO DOS BANCÁRIOS DA PARAÍBA
A Diretoria
Hyldo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário