sábado, 12 de janeiro de 2013

Vórtice Ciclônico deverá provocar chuvas no interior da Paraíba nos próximos dias

Segundo prognósticos realizados por Rodrigo Cézar Limeira, um novo episódio de chuvas isoladas deve atingir o sertão e alto-sertão da Paraíba nos próximos dias. Trata-se de precipitações provocadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está atuando sobre o nordeste na altura da costa da Bahia. O fenômeno é comum esta época do ano, e está recebendo umidade de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que é um canal de umidade que se estende da Amazonia até Minas Gerais. 
Dessa forma, deve ocorrer elevação da umidade do ar e chuvas entre os dias 14 e 19 de Janeiro, de acordo com as estimativas realizadas pelo meteorologista Rodrigo Cézar Limeira. 
De acordo com Rodrigo, 2013 terá apenas chuvadas no semiárido paraibano, especificamente conforme já informado nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Segundo Rodrigo a possibilidade de estação chuvosa regular em Março está descartada, diante ds condições adversas do Oceano Atlântico Sul que passa por uma mudança climática desde o início de 2012, e que pode ter origem antropogênica (causada pelo homem).
A prática da agricultura, e também o reestabelecimento do nível de água dos reservatórios, estão comprometidos neste ano que deve registrar índices pluviométricos entre 50% e 70% abaixo da média histórica.
Rodrigo disse que faz prognósticos de chuvas para a região desde 2004, e que presta assessoria meteorológica para as rádios e portais notícias de Patos desde 2009, e foi enfático, ao longo desse periodo nunca vi um cenário de chuvas tão ruim para o semiárido nordestino como agora em 2013, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário