terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vereador lança a ‘União dos Vereadores e Câmaras do Estado da Paraíba’

Objetivo da nova entidade é fortalecer o trabalho dos parlamentares em todos os municípios da Paraíba

O vereador de João Pessoa, Lucas de Brito (Democratas), está fundando, juntamente com outros nove vereadores de municípios do Interior, a ‘União dos Vereadores e Câmaras do Estado da Paraíba’. 

De acordo com o vereador, o objetivo da associação, que é semelhante à Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), é fortalecer o trabalho dos parlamentares e permitir o compartilhamento das ações entre todas as câmaras do Estado. 

“Existe a associação dos prefeitos, que é a Famup e nos mesmos moldes estamos criando a União dos Vereadores e Câmaras, um órgão que vem a fortalecer o poder legislativo e integrar os vereadores. Através desta associação, iremos facilitar o acesso dos vereadores a cursos e seminários, e também o compartilhamento permanente de informações úteis aos vereadores”, explicou.

Segundo o vereador da Capital, uma das vantagens da associação é que um projeto de Lei que venha a ser aprovado em um município do Interior do Estado, pode ser aproveitado em outros municípios, desde que os vereadores possam ter conhecimento do trabalho nas outras Câmaras. Lucas de Brito conta que através de um portal na Internet, todos os parlamentares terão acesso a estes dados.

Uma reunião na manhã de ontem deu o pontapé inicial da União dos Vereadores. Os dez vereadores fundadores da Associação se reuniram na sede provisória, localizada no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira, em João Pessoa. Na ocasião, Lucas de Brito foi escolhido como presidente da União. 

Além dele, estiveram presentes como sócios fundantes, o vereador de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSDB), que foi eleito secretário geral; Marconi Negromonte (PPS), de Santa Luzia; Alfredo Maia (PMDB), de Catolé do Rocha; Lucas Porfírio (Democratas), de Guarabira; Raíssa Lacerda (PSD), de João Pessoa; Jacqueline França (PRP Cabedelo); Fábio Maia (PSD), de Belém; Anésio Miranda (PSB), de Santa Rita, e Lafayete Gadelha (PT), de Sousa. 

“Nesta reunião nós realizamos a fundação da União e agora ela será registrada. Buscaremos resolver todos os trâmites para a criação de um CNPJ e abertura de uma conta. A partir daí, vamos dar inícios a reuniões regionais com os vereadores”, disse.  Segundo Lucas de Brito, a Paraíba tem mais de dois mil vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário