sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Apesar de cortes, folha de janeiro só terá redução de 7%

Na tarde desta quinta-feira, 20, o governador Ricardo Coutinho (PSB) realizou uma reunião com representantes de diversos poderes, e membros da gestão estadual para encontrar soluções para a situação financeira da Paraíba.

Participando do encontro, o chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, falou na manhã desta sexta, 21, que a dívida do Estado é formada por diversas dívidas, entre elas, despesas que não foram empenhadas e dívidas da Cagepa. No total, a Paraíba tem um débito de R$ 1,300 bilhão.

Apesar das diversas exonerações que aconteceram desde os primeiros dias do novo governo, a folha de pagamento de janeiro teve uma redução de apenas 7%. Segundo Luzemar Martins, essa porcentagem se refere ao valor líquido dos cortes, porém, o corte foi maior: “Temos que levar em consideração o fato de que existem ingressos obrigatórios que precisam ser pagos em janeiro, não podendo ser retirados das contas deste mês. Sem esses ingressos, a redução seria de 12%”.

Ainda sobre o que faz aumentar a folha do estado, o chefe da Controladoria informou que as gratificações têm um peso de 10% até 12% neste valor.

Para que a Paraíba volte a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, Luzemar Martins explicou que diversos cargos comissionados serão extintos, o que faz parte de um trabalho de reorganização.

“A respeito dos concursados, o Estado irá cumprir a lei, porém precisa primeiro atender a Lei de Responsabilidade Fiscal. Acreditamos que ainda em 2011 a situação financeira da Paraíba estará organizada”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário