terça-feira, 28 de abril de 2015

Mulher pega no sono no meio de estrada e morre atropelada na Paraíba


Divulgação
Ana Paula morreu na hora
Uma jovem de 26 anos morreu na madrugada desta terça-feira (28), ao ser atropelada por um veículo na PB-073, na cidade de Tacima, a 154 km de João Pessoa. Ana Paula Laurentino estava dormindo na rodovia quando aconteceu o acidente.
Segundo o sargento Almir Pinheiro, da 3ª Companhia de Araruna, por volta de 0h30, moradores ligaram para o 190 informando sobre o acidente.
“Ana Paula adormeceu no meio da pista quando um veículo Fiat Uno passou por cima dela. Testemunhas disseram que ela teria ingerido bebida alcoólica por isso pegou no sono na estrada quando voltava pra casa”, disse.
Ainda de acordo com o policial, um médico do Samu foi até o local do acidente e confirmou o óbito. Uma viatura da Polícia Militar isolou o local até o corpo ser removido para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Guarabira, no Brejo. O motorista do veículo não foi identificado.

Fraude em licitação: pauta do STJ inclui Agravo do prefeito de Mari que pode acarretar em perda de mandato


Fraude em licitação: pauta do STJ inclui Agravo do prefeito de Mari que pode acarretar em perda de mandato
Alvo de críticas desde que assumiu o mandato, o prefeito do município de Mari, Marco Martins (PSB), deverá passar por uma nova “prova de fogo” nesta terça-feira (28).

É que esta na pauta do Superior Tribunal de Justiça, prevista para hoje, o julgamento do Agravo em Recurso Especial, impetrado pelo gestor, para se livrar da acusação de fraude em licitação. Martins já foi condenado pelo crime e, se tiver o Agravo rejeitado, pode perder o mandato na prefeitura de Mari.

O relator do processo é o ministro Leopoldo de Arruda Raposo, desembargador convocado do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
PB AGORA

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bebê morre e polícia diz que menina pode ter sido abusada por primo de 8 anos


Reprodução/Patos Online
Criança morreu horas após dar entrada em hospital
Um bebê de oito meses morreu na madrugada desse domingo (26) no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos (Sertão do estado, a 307 km de João Pessoa). A menina deu entrada no hospital na noite do sábado (24). A polícia investiga o que pode ter ocasionado a morte da criança.
De acordo com o delegado seccional de Patos, Sílvio Rabello, a polícia trabalha com duas linhas de investigação. A primeira é de que a menina tenha sido abusada sexualmente por um primo, uma criança de apenas oito anos. Outra hipótese é de que a criança tenha contraído alguma doença devido a maus tratos. As duas suspeitas foram levantadas por denúncias de pessoas que conhecem a família da menina.
Ainda segundo o delegado, a mãe da criança chegou a ser detida e levada para prestar depoimento na delegacia de Catolé do Rocha, cidade onde morava a criança. Após ser ouvida, a mulher foi liberada. Outros familiares e vizinhos do bebê também prestaram depoimento.
O corpo da menina foi levado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos para realização de perícia. O Portal Correio entrou em contato com o setor responsável pela perícia, mas o funcionário que atendeu a ligação não soube informar se os exames foram finalizados.
A reportagem também tentou falar com o Noaldo Leite para saber se a menina apresentava sinais de violência quando deu entrada no hospital, mas as ligações não foram atendidas.

sábado, 25 de abril de 2015

Doença pouco conhecida faz Ministério da Saúde vir à PB investigar casos já registrados

Portal Correio/Reprodução

Especialista e MS dizem que não é grave
Uma universitária de 29 anos, dos Bancários, disse que percebeu manchas vermelhas pelo corpo e confundiu o problema com dengue. Apesar desse sintoma, ela falou que não sentiu nenhum outro, como dores ou fraqueza. O Ministério da Saúde e uma especialista tranquilizam, dizem que a doença pode ser eritema infeccioso e não é grave, exceto em mulheres grávidas ou pessoas com problemas imunológicos.

A estudante falou ao Portal Correio que não procurou nenhum serviço de saúde da Capital, mas ficou assustada com a possibilidade de ser algo mais grave só em ouvir o nome. “Senti uma coceira leve pelos braços, algumas dores fracas nas articulações, mas não fui ao médico. Quando me falaram dessa doença, fiquei com medo, achando que isso fosse algo muito grave”, afirmou a jovem.

O Ministério da Saúde informou que está acompanhando os casos da doença em todo o Brasil e também enviou técnicos à Paraíba para fazer monitoramento e avaliação. Por meio de nota enviada ao Portal Correio, o MS explicou que “participa da investigação dos casos de síndromes exantemáticas, junto com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. Até o momento, as informações recebidas indicam casos de baixa gravidade e de curta duração”, sendo ‘doenças exantemáticas’ aquelas que afetam a pele. O MS não especificou em quais locais esteve fazendo esse monitoramento nem quantas pessoas teriam sido contabilizadas com a doença na Paraíba, apesar desses questionamentos terem sido solicitados.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que a pessoa responsável por tratar sobre esse assunto está viajando e por isso não pode informar nada a respeito.

Diretora-geral do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, Adriana Texeira disse ao Portal Correio que a doença é mais comum em crianças, mas também pode acometer adultos, e deixou claro que ela não é grave, exceto para mulheres grávidas ou pessoas com problemas no sistema imunológico.

Segundo ela, “eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus parvovírus B19. Também chamada de parvovirose, a doença afeta principalmente crianças e os principais sintomas são erupções vermelhas nos braços, pernas e rosto. Essa doença pode ser grave em casos de gravidez ou pessoas com um sistema imunológico comprometido”.

Em artigo publicado, a especialista afirmou que “uma vez que se manifesta, a doença deixa de ser contagiosa”. Nos adultos, Adriana disse que a doença pode provocar dores nas articulações e manchas vermelhas na pele. 

Conforme a diretora-geral do Clementino Fraga, o tratamento não é feito a base de remédios específicos, basta repouso, boa alimentação e tomar muito líquido. Depois da primeira vez, a pessoa fica imune à doença. Adriana Teixeira finalizou afirmando que a recomendação básica para evitar o contágio é lavar as mãos com frequência.

Governador Ricardo Coutinho e bancada federal da PB se reúnem na próxima segunda-feira

Será na próxima segunda-feira (27), às 10h, o novo encontro entre a bancada federal paraibana e o governador Ricardo Coutinho (PSB).
A reunião será realizada no auditório da Cinep, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa e foi confirmada, nesta sexta-feira (24), pelo coordenador da bancada, o deputado federal Wilson Filho (PTB).
Ricardo e a bancada pegam o embalo da reunião dos governadores e bancadas nordestinas, ocorrida semana passada em Brasília.
Para articuladores do governo, a reunião foi o primeiro passo de distensão, já que dez dos 15 parlamentares estavam no encontro, entre eles o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com quem Ricardo disputou e venceu a eleição de 2014.
De acordo com Wilson Filho, na pauta da agenda estão as políticas de enfrentamento à seca e a Zona Franca do Semiárido, entre outras prioridades.
A expectativa é que os 12 deputados federais e os três senadores estejam presentes. No último encontor o senador José Maranhão justificou a ausência por motivos de doença.
PB Agora

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Prefeitos paraibanos poderão concorrer a terceiro mandato com permissão do TSE



Pelo menos dois prefeitos paraibanos podem ser beneficiados caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responda positivamente a consulta feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que trata da possibilidade de um prefeito que, na condição de vice, ocupou o lugar do titular e, posteriormente, foi reeleito, se candidatar novamente ao mesmo cargo.

Na Paraíba, os prefeitos de Princesa Isabel, Domingos Sávio (PSDB), e o de Marcação, Adriano Barreto (PSB), assumiram a titularidade dos cargos após a cassação dos prefeitos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). 

Em 2012, já como prefeitos concorreram ao cargo e foram eleitos. Por conta disso, entende-se que os dois gestores já estão cumprindo os dois mandatos a que tem direito.
Portal Correio

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Situação de Emergência é decretada em 170 cidades paraibanas devido à estiagem

Situação de Emergência é decretada em 170 cidades paraibanas devido à estiagemFoto: Walla Santos
O Governo do Estado da Paraíba decretou situação de emergência em 170 cidades paraibanas devido aos efeitos da estiagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial do último sábado (18).
O decreto leva em consideração o fato anormal da escassez de água persistente no estado por conta da estiagem, diversos municípios sofrem danos à subsistência e à saúde, além de prejuízos ás atividades produtivas como a agricultura e pecuária.
Como prevê o decreto de situação de emergência, o estado deverá adotar as medidas necessárias para restabelecer a situação de normalidade e preservar os bem-estar da população. No período em que vigora o decreto, ficam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de respostas ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.

Policiais heróis evitam jovem de suicídio em Princesa Isabel


 Policiais foram os heróis na noite desta sábado 18, na cidade de Princesa isabel, sertão da Paraíba, no envolvimento da tentativa de homicídio de uma jovem de 19 anos que tentou se jogar de cima da torre da operadora Oi de telefonia celular de uma altura de aproximadamente  40 metros, porém convencida pelo Sd Ventura, que subiu à torre demostrando preparo físico e psicológico, e resgatou a jovem que agora, como mostram as fotos , está nos braços da mãe, que muito emocionada agradeceu  o trabalho realizado por todos os policiais que estavam presentes no local, desde o policiamento que estava no isolamento do local ate aquele  a qual o chamou de anjo da gurda por ter demostrado tanta bravura ao arriscar sua própria vida para salvar e vida de uma cidadã. (Blog do Cauê Rodrigues)
 NOTA:
Parabéns a toda equipe da Rotam, a RP  e ao Transito que também estava no apoio da ocorrência, enaltecendo a Instituição da Policia Militar do Estado da Paraíba com orgulho.
ENTENDA O CASO:

A equipe da Rotam da Policia Militar de Princesa Isabel, sertão da Paraíba, esclareceu neste sábado 18, uma tentativa de homicídio de uma jovem de 19 anos que tentava pular da torre da operadora Oi por volta das  23h00, sendo assim a Guarnição solicitada por populares, a qual agiram de imediato na ocasião, conversando com a jovem e tentando acalma-la.
Após o diálogo do SD Ventura com a jovem que a policia não enviou identificação, conseguiu retirar a mesma de cima da torre, sendo em seguida socorrida pelo SAMU.

sábado, 18 de abril de 2015

Manairense da Escola Tomé Francisco da Silva em Quixaba é classificado para intercâmbio na Nova Zelândia

ELVIS FÉLIX SEVERO BEZERRA (Foto Facebook)
A Secretaria de Educação do Estado (SEE) informa a lista com os nomes dos estudantes classificados para intercâmbio no Programa Ganhe o Mundo (PGM) 2015. A escola Tomé Francisco da Silva mais uma vez se destaca pelo número de alunos classificados para realizarem intercâmbio em outros países. Dessa vez, 02 estudantes com destino a Nova Zelândia e 09 para o Canadá.   Para os estudantes classificados no PGM, o cronograma das reuniões de orientação para o pré-embarque serão divulgadas em breve, no site e nas redes sociais da SEE. Das 59 vagas disponibilizadas para a GRE do Sertão do Alto Pajeú, 11 foram preenchidas pelos estudantes dessa instituição, cerca de 20% do total.

CONFIRA:
01: ANNA CAROLINY PEREIRA MEDEIROS -CANADÁ
02: ARIELY MARIA MARQUES DE SOUSA- CANADÁ
03: CLÉCIA RAYANE PEREIRA - CANADÁ
04:  ELVIS FÉLIX SEVERO BEZERRA -NOVA ZELÂNDIA
05: ÉRICA MICHELLE DA SILVA MAIA - NOVA ZELANDIA
06:  GEOVANA ALVES PAULINO - CANADÁ
07; ISABELLY SOARES DE MEDEIROS HENRIQUES- CANADÁ
08; KELDNA KARINA DA SILVA PAIVA- CANADÁ
09;  KLEDSON  KLOWBERG CLEMENTINO PEREIRA- CANADÁ
10;  LETÍCIA CÂNDIDO MARIZ - CANADÁ
11; JORGE GOMES DE MELO JÚNIOR - CANADÁ

O Manairense Elvis Felix é filho do casal Fernando Severo e Zenilda. 

blog casuca com Manaira Noticia

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Ricardo Coutinho inaugura restaurações de mais três rodovias


TCU condena ex-prefeito paraibano a devolver R$ 125 mil por contratar empresa de fachada

Resultado de imagem para tcuO Tribunal de Contas da União condenou o ex-prefeito do município de Alagoa Nova, Luciano Francisco de Oliveira, a devolver a quantia de R$ 125 mil pela contratação de empresas de fachada para executar as obras de construção de 25 módulos sanitários, através de convênio firmado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Além da devolução, o gestor, juntamente com o empresário proprietário da empresa de fachada, Marcos Tadeu Silva ficarão inabilitados, por um período de cinco anos, para o exercício em comissão ou função de confiança no âmbito da administração publica.

Segundo relatório do TCU, apesar de o serviço ter sido realizado, a gestão do ex-prefeito paraibano não conseguiu comprovar que a empresa América Construções, escolhida para realizar o serviço, foi quem executou mesmo a obra. Como a executora do serviço não foi comprovada, o ministro Bruno Santos sentenciou: “A existência física do objeto pactuado por si só não constitui elemento apto a comprovar a aplicação dos recursos, devendo o gestor provar que tais recursos foram utilizados para custear a obra”.

A empresa América Construções, contratada para realizar a obra em Alagoa Nova, foi uma das denunciadas no Ministério Público Federal, de propriedade de Marcos Tadeu, que, por sua vez, é acusado de ser proprietário de outras empresas fantasmas.

Na ação que corre na justiça, a empresa América Construções e Serviços Ltda está entre as empresas envolvidas em fraudes em licitações.

Segundo o MPF, as empresas de <arcos Tadeu foram beneficiadas com recursos que somam mais de R$ 12 milhões transferidos entre os anos de 2004 a 2008.

PB Agora

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Assembleia Legislativa da Paraíba aprova redução no valor do licenciamento para motos com até 150 cilindradas...

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou requerimento de autoria do deputado estadual, João Bosco Carneiro Júnior (PSL), solicitando a revisão e redução do valor do licenciamento das motocicletas com até 150 cilindradas.

De acordo com o parlamentar, além do custo tributário elevado para a manutenção das motos, os proprietários têm que arcar com o pagamento do seguro obrigatório com um custo diferenciado dos demais veículos.

Bosco Carneiro disse que na prática, a carga tributária imposta a uma motocicleta avaliada, em, por exemplo, R$ 7 mil, é bem próxima à de um carro popular no valor de R$ 22 mil. 

O deputado lembrou que na maioria das vezes, os proprietários dessas motocicletas são pessoas pertencentes às parcelas menos favorecidas da sociedade, e por isso, são merecedoras do benefício, que se traduz como uma medida de justiça social. “Estamos solicitando ao governo do Estado para que proceda ao estudo dos reais custos envolvidos na renovação do licenciamento de motocicletas com até 150 cilindradas e a possível redução do valor da taxa cobrada”, afirmou.

Bosco disse acreditar na sensibilidade do governador Ricardo Coutinho no atendimento do pleito por beneficiar milhares de paraibanos. Segundo ele, o incentivo contribuirá decisivamente para que os donos das motos regularizem possíveis débitos junto ao Detran. “A medida contemplará uma parcela considerável da sociedade, por isso a sua aplicabilidade é, na verdade, a busca da realização da justiça social”, arrematou.

MaisPB

Orelhões da Oi passam a fazer ligações gratuitas na PB e em outros 14 estados


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ápos cumprimentar Cassio, Ricardo defende investimento continuado no Nordeste

15/04/2015 | 11h28min

Foto: Fernanda Castro
Inimigos declarados desde o fim da aliança na Paraíba o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), se cumprimentaram antes da reunião dos governadores nordestinos com a bancada federal em Brasília nesta quarta (15).
Coutinho, que lidera o grupo desde o encontro dos governadores na Paraíba, onde foi retirada uma carta proposta com 15 pautas de interesse da região, abriu a fala defendendo a urgência de investimentos continuados no nordeste. De acordo com o socialista, a medida é uma forma de gerar a redução das desigualdades regionais e entre Estados, “porque o crescimento do País passa pelos nove estados”. 

Estão presentes na reunião os nove governadores nordestinos, também foram convocados todos os 117 parlamentares, que integram a bancada da região, entre eles Cássio Cunha Lima.
Uma das baixas foi a do senador José Maranhão (PMDB) que foi acometido por dengue e não pode estar presente.
(Crédito: Fernanda Castro)

Ricardo pediu urgência na cessão de meios para socorrer a região semiárida. De acordo com o governador, mesmo com as chuvas ocorridas em algumas áreas, nos últimos dias, continuam os problemas de estiagem e falta d’água. 

“Por isso são necessárias medidas urgentes do Governo Federal para retomar a ação dos carros-pipas, pois, os Estados sozinhos não podem bancar a estrutura de apoio”, afirmou.

Paraiba.com

Hospital é esvaziado e interditado por conta de chulé de paciente


Hospital é esvaziado e interditado por conta de chulé de pacienteParte de um hospital de Santo Domingo, capital da República Dominicana, teve que ser esvaziada devido ao chulé de um paciente. Segundo o jornal Notícias Directa, o motoboy Robinson Peralta Jiménez, de 24 anos, foi levado ao hospital Traumatológico Dr. Darío Contreras depois de um acidente entre sua moto e um carro, quando sofreu fraturas e escoriações nos braços e nas pernas. Ao chegar em uma maca, a uma ala do hospital o motoboy causou mal-estar entre as pessoas que estavam no local. Quando foi necessário tirar seu sapato, o cheiro impregnou todo o ambiente, de acordo com testemunhas. O local logo foi evacuado porque "ninguém conseguia respirar ali", afirmou a publicação. Água oxigenada e luvas cirúrgicas colocadas nos pés de Robinson não foram suficientes para acabar com o cheiro, que causou ânsia de vômito em médicos e enfermeiros. "Parecia que o paciente já estava morto e não sabia", contou um médico ao jornal. Para atender o motoboy, os médicos cobriram seus sapatos com uma bolsa lacrada com fitas adesivas, que foi levada para o necrotério, além das luvas cirúrgicas colocadas em seus pés. A unidade de saúde ficou interditada por mais de uma hora, com as janelas abertas.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Hospital Regional de Princesa Isabel recebe ambulância da gestão RC, anuncia Ricardo Pereira

DSC01601
Diretor geral do HRPI, Ricardo Pereira comemora  chegada de nova ambulância
O Hospital Regional de Princesa Isabel (HRPI) recebeu, na noite dessa segunda-feira (13), uma nova ambulância entregue pela gestão do governador Ricardo Coutinho, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo o diretor geral da unidade, Ricardo Pereira, “a ambulância O km destinada ao HRPI, de suporte básico, vai melhorar o atendimento de remoção, inclusive para Patos, Campina Grande e João Pessoa”.
“A ambulância, com desfibrilador, oxigênio, ar condicionado para motorista e paciente, rádio operacional e radiofone, duas pranchas móveis [adulto e infantil] entre outros equipamentos e acessórios, pode ser equipada para UTI móvel”, informou.
Ricardo Pereira disse que, com o novo veículo, “ O HRPI amplia de duas para três sua frota de ambulâncias”. E acrescentou: “Teremos um transporte mais seguro, confortável e equipado, em caso de transferência”.
“Para o governador Ricardo Coutinho e a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, tão importante quanto a melhoria na estrutura do HRPI é a qualidade humanizada no atendimento dos usuários”, afirmou.
Ricardo Pereira destacou que “a Paraíba avança e se projeta nacionalmente na área da saúde, pois o Governo do Estado banca hoje 92% da sua estrutura com recursos próprios, algo que nenhum outro estado faz”.
“Do paciente ao gestor hospitalar, a saúde estadual na Paraíba tem um novo olhar, um cuidado maior, que busca resgatar a cidadania numa perspectiva mais ampla dos direitos de todos”, arrematou.
A chegada da nova ambulância foi comemorada na manhã desta terça-feira (14) por diretores e servidores do HRPI, além de personalidades de vários segmentos da comunidade local.

Créditos Blog do José Duarte 


DSC01607

DSC01611

DSC01598