O governador Ricardo Coutinho anunciou hoje as primeiras medidas administrativas durante a posse de sua equipe, realizada esta manhã no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Entre as ações consta a suspensão do reajuste do próprio salário, do vice Rômulo Gouveia e de todos os secretários, concedidos pelo antecessor José Maranhão.
O governador, que exonerou 36 mil servidores comissionados – decisão já publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado -, também anunciou mudanças na jornada de trabalho da administração pública estadual, que passará a ser de 40 horas semanas, em dois expedientes.
Ele ainda determinou o retorno de todos os policiais militares que estejam à disposição de outros órgãos, com o objetivo de reforçar o policiamento, e suspendeu temporariamente a concessão de verbas para festas e eventos.
“A máquina terá um número maior de policiais e o lugar deles é nas ruas”, declarou Coutinho.
Para o governador, o momento é de “apertar o cinto” e todas as diretrizes adotadas têm o objetivo de buscar o equilíbrio financeiro do Estado.
Dados preliminares apresentados à equipe de transição de governo, antes da posse, davam conta de que o antigo governo ultrapassava o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e que diversas dívidas com fornecedores ainda teriam que ser saldadas pelo novo governo.
Obras e subsecretarias
Paralelo as medidas de contenção, o governador anunciou levantamento para identificar a situação das obras em curso no Estado e criou duas subsecretaria para acompanhar o desenvolvimento do Programa de Aceleração do Crescimento e o programa Empreender estadual, criado no primeiro dia do governo.
Adriana Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário