sexta-feira, 20 de julho de 2012

Governo quer construir 22 mil moradias até o final deste ano


Casa própria
O Governo da Paraíba está construindo atualmente, em vários municípios, 6.748 unidades habitacionais, com investimentos de R$ 85,6 milhões. Até o final deste ano, terão sido concluídas, iniciadas ou licitadas 22 mil moradias populares, com recursos na ordem de R$ 470 milhões. A meta do programa habitacional do Estado é construir 40 mil unidades até 2014.
Em João Pessoa, por exemplo, serão entregues 410 moradias populares do conjunto habitacional Colinas do Sul, com investimento de R$ 8,8 milhões. Em Campina Grande, o conjunto Três Irmãs será concluído até setembro, com 639 casas.
O conjunto Novo Cruzeiro, com 333 unidades, deve ser entregue em dezembro deste ano. O Colinas do Sol, com 406 moradias, tem previsão de entrega para janeiro de 2013. São obras do Pró-Moradia com investimentos de R$ 21,2 milhões, que foram iniciadas em 2005 e estavam paralisadas, tendo sido retomadas em 2011.
Também em Campina Grande, o governo iniciou neste mês a construção de 1.948 casas por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". O conjunto oferece  infraestrutura completa: além da pavimentação, água e luz, haverá duas escolas, dois postos de saúde e um parque construídos pelo Estado, além de um terreno que ficará disponível para a construção de uma creche.

Outras cidades - Em Mamanguape estão sendo construídas, pelo "Minha Casa, Minha Vida", 597 casas populares; em Sousa, são 328 pelo BNDES, 100 pelo Pró-Moradia e 452 pelo "Minha Casa, Minha Vida".

Em Patos, estão em construção 136 casas pelo "Minha Casa, Minha Vida", programa que constroi 287 casas no Conde. Também estão em construção casas nos município de Capim (100), Jacaraú (130), Pedras de Fogo (254) e São João do Rio do Peixe (125).

De acordo com a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima, em 2011 e até junho de 2012 foram concluídas 1.503 unidades habitacionais e estão em andamento 6.748 habitações. Ela disse que a Cehap voltou a ser agente financeiro e deverá construir 2.228 casas em cidades com população abaixo de 50 mil habitantes.

Novos projetos - Outras 8.107 unidades estão a iniciar ou para terem obras contratadas até o final deste ano. Também para cidades com população inferior a 50 mil habitantes, está prevista a construção de 2.110 moradias pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", tendo o Estado como proponente.
Outras 2.500 unidades serão construídas em parceria com construtoras, mas dentro do mesmo programa. A Caixa Econômica está avaliando projetos de 1.007 casas dentro do Programa Nacional de Habitação Rural, projetos que também serão analisados pelo Banco do Brasil.
Na Capital, o condomínio Vila dos Idosos terá 40 unidades. Esta é uma experiência nova, onde as casas serão alugadas a pessoas idosas que sofram maus tratos na família e queiram morar só, podendo sobreviver com seus recursos.

As 40 unidades serão adaptadas e o condomínio será construído no Valentina Figueiredo. Em licitação também estão os projetos de 904 casas em Santa Rita, 2.240 em Bayeux, 1.924 em João Pessoa e 400 em Guarabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário