quarta-feira, 28 de setembro de 2016

MPF denuncia prefeito de Emas por fraude licitatória

Esquema de superfaturamento e lavagem de dinheiro favorecia empresa de fachada pertencente a um amigo do prefeito Segundo Madruga

PPR5maduga
O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o prefeito do município de Emas, na Paraíba, José William Segundo Madruga, por participação no esquema de fraudes para execução da obra de construção da Escola Municipal Maria das Neves Parente Miranda. A investigação concluiu que o prefeito, ao lado de comparsas, direcionou a licitação para uma empresa de fachada, a AJS Pavimentação de Estradas. Por meio desse processo, ele desviou recursos para favorecimento próprio, de parentes, amigos, funcionários da prefeitura e dos cúmplices do esquema, que forneceram as empresas fictícias para o processo licitatório no intuito de ocultar a execução da obra por Diogo Almeida, amigo do prefeito. A denúncia, oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), pede, ainda, a condenação de outras 12 pessoas envolvidas na fraude.
De acordo com a denúncia, o prefeito Segundo Madruga teria apresentado a proposta de construção da Escola Municipal Maria das Neves Parente Miranda, no município de Emas, com o intuito de beneficiar Diogo Almeida, também denunciado. Os laços de amizade entre os dois, inclusive, eram conhecidos da sociedade e alardeados em redes sociais. A esposa de Diogo Almeida, Marcella Almeida, envolvida na fraude, também cuidava do andamento da obra, tendo elaborado o projeto arquitetônico. A construção da escola foi orçada em cerca de R$ 1 milhão e contou com recursos federais repassados por meio do convênio nº 29828/2014, com verbas oriundas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para concretizar o plano, foi utilizada a empresa de fachada AJS Pavimentação de Estradas e Construções Ltda., que conseguiu vencer o certame graças às articulações ilícitas promovidas por Segundo Madruga. Nessa parte, o prefeito contou com a colaboração do presidente da Comissão de Licitação do Município à época, Kelner Araújo, bem como de José Aloysio Júnior, José Aloysio Neto e Joílson Gomes, para ajustar um acordo com os administradores das demais empresas licitantes que possibilitasse o direcionamento em favor da AJS. Cada uma teria recebido o pagamento de vantagens para se afastarem da licitação, abrindo caminho para a vitória da AJS na Tomada de Preço nº 03/2014.
O desvio de recursos foi realizado com a utilização da conta da empresa AJS para recebimento dos valores. Para dissimular as movimentações financeiras ilícitas, os acusados utilizaram várias manobras. Logo após creditados na conta da empresa, os recursos eram sacados e entregues aos reais beneficiários envolvidos no ato ilícito, algumas vezes mediante triangulação, outras diretamente. Na denúncia, o MPF conclui que o esquema de desvio de recursos públicos federais e de lavagem de capitais foi executado em todas as sete parcelas pagas, até o momento, para a construção da Escola Municipal Maria das Neves Parente Miranda.
O prefeito José William Segundo Madruga está sendo denunciado por desvio de recursos públicos federais, cuja pena pode chegar a doze anos de reclusão, lavagem e ocultação de valores, com pena máxima de dez anos de reclusão, fraude em licitação, com pena máxima de quatro anos de detenção, e associação criminosa. No início de setembro, Segundo Madruga já havia sido afastado do cargo e preso temporariamente, pela Polícia Federal, em decorrência da Operação Veiculação, deflagrada pelo Ministério Público Federal para apurar desvio de recursos na locação de veículos às prefeituras de Patos e Emas, na Paraíba, mediante a contratação fraudulenta da empresa Malta Locadora, sediada em Pernambuco.
Os demais denunciados são: Diogo Antônio de Almeida Barbosa Pereira, Marcella Cavalcanti de Sá Almeida, Joilson Gomes da Silva, José Aloysio da Costa Machado Neto, José Aloysio da Costa Machado Júnior, Maria Virgínia Gomes Koerner Pereira, Kelner Araújo de Vasconcelos, Valdéria Soares Costa Simões, Paulo César Leite, Maxwell Brian Soares de Lacerda, Anderson Natan Fernandes Escarião e André Luis Lins Alves.

Ascom MPF-PB

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Deu no Blog de Zé Duarte: Justiça federal condena prefeito Zé Simão à perda do cargo por fraude em licitações para compra de ambulância


O prefeito de Manaíra, Zé Simão, (PSDB) foi condenado pela Justiça Federal de Patos à perda do cargo. O tucano foi acusado pelo Ministério Público Federal em ação civil por improbidade administrativa de fraudar licitações para a compra de ambulância em 2004.
A decisão foi proferida nessa segunda-feira (26) pelo juiz federal Cláudio Girão Barreto, que ainda condenou o prefeito à devolução dos recursos, juntamente com os demais envolvidos no escândalo, no valor de R$ 112.000,00, além de impor multa civil de igual quantia aos gestores, “considerando que houve dano ao erário federal”.
No meio jurídico manairense, a expectativa é de que, mesmo sendo uma decisão de primeira instância, o vice-prefeito José Wellington de Souza (PMDB) poderá assumir o cargo nas próximas horas.

Zé Simão e Zé Souza, prefeito e vice-prefeito de Manaíra
Abaixo, reprodução da decisão, disponível no sistema de consulta processual do portal da Justiça Federal na Paraíba:

condenação Zé Simão

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Casa de candidato a prefeito no Sertão da Paraíba é atacada a tiros, diz PM

Portas e janelas foram atingidas, segundo a polícia. Ninguém ficou ferido

A casa do candidato a prefeito de Sousa pela oposição, Fábio Tyrone (PSB) foi alvejada a tiros por volta das 23:40h deste domingo (18). A residência fica localizada na rua Dr. Thomaz Pires, no bairro Estreito na cidade de Sousa. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a polícia militar, o candidato estava em casa com a família quando escutou barulho de bombas (fogos de artifício), mas em seguida ouviu som de disparos de arma de fogo. Foi constatado que os tiros atingiram as janelas de três quartos além da parede da frente de um dos quartos.
A PM disse ainda que os disparos foram efetuados por dois homens não identificados que fugiram em uma motocicleta.
Tyrone afirmou que seus familiares viveram momentos de terror e atribuiu que o fato tenha ocorrido por questões políticas.
“Irei juntamente com o setor jurídico e a polícia militar tomar todas as providências sobre esse caso, tudo tem limite e uma coisa eu digo, violência jamais, queremos paz”, disse.
A polícia militar foi acionada, mas os autores dos disparos não foram identificados. O delegado Aulisson Tabosa e equipe da perícia estiveram no local para investigar o caso.


Fonte Diário do Sertão

Candidatos não podem ser presos até dia da eleição


A partir deste sábado (17), nenhum candidato às eleições municipais marcadas para 2 de outubro pode ser detido ou preso, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.

De acordo com o site do governo federal, entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos. Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.

Apesar da proteção, não é incomum que candidatos sejam presos mesmo durante este período especial de proteção, que começa a vigorar 15 dias antes de as urnas serem abertas. Portal Brasil

Local onde o ator Domingos Montagner perdeu a vida era deserto e fora do foco turístico

Um internauta do estado de Sergipe informa que a área onde ocorreu a morte de Domingos Montagner, próximo a usina de Xingó, é deserta e imprópria para o turismo. “O ator por ser famoso e não querer ser importunado foi nadar com a atriz (Camila Pitanga) em um local mais afastado e com muitas pedras. É tanto que no depoimento da atriz ela fala que o motorista correu para pedir ajudar”, revela.
Na prainha de Canindé há um maior controle com a segurança, turistas de Caruaru que estiveram recentemente no local revelam que o local era cheio de placas de sinalização, existe salva vidas e vários quiosques, no mesmo período em que a novela estava sendo gravada. No entanto foram retiradas recentemente por conta de reformas e cinco salva vidas não foram recontratados.

Pesquisa: DATAVOX TRAZ NESTA TERÇA-FEIRA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS EM TAVARES E PIANCÓ


PB Agora/ Datavox traz nesta terça-feira pesquisa de intenção de votos em Tavares e Piancó
O Instituto Datavox de Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas vai divulgar amanhã, terça-feira (20) mais uma pesquisa de intenção de votos para a disputa eleitoral, dessa vez nos municípios de Piancó e Tavares, no interior da Paraíba.

A pesquisa foi encomendada pelo portal PB Agora e deve mostrar o termômetro de como anda o clima na corrida eleitoral na Capital a menos de um 15 dias das eleições.

O portal é o primeiro no segmento apenas internet a trazer os números da campanha eleitoral nessas cidades.

No município de Tavares estão na disputa Doutor Ailton (PMDB) e Cocó de Odálio (PDT). Já em Piancó estão no páreo Daniel Galdino (PSD) e Sales (DEM).

A pesquisa para o pleito de Tavares foi registrada no dia 14/09/2016 no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número PB-08139/2016 e ouviu 431 pessoas. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Fonte: PB Agora

terça-feira, 13 de setembro de 2016

POLICIA DESCOBRE PLANO PARA MATAR CANDIDATO A PREFEITO NA PARAÍBA, VÍTIMA FOI ESCOLTADA..

A Polícia Militar em São Sebastião de Lagoa de Roça, município do Sertão paraibano, a 150 km de João Pessoa, descobriu e evitou uma tentativa de homicídio contra Walter Brito (PP), ex-deputado estadual, candidato a prefeito do município e pai de Walter Brito Neto (PEN), candidato a prefeito de Campina Grande.

 A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (12) ao Portal Correio por Walter Brito Neto. Por telefone, Walter Brito Neto contou que a PM soube de um plano para tentar assassinar Walter Brito e que, possivelmente, o crime seria realizado na noite desta segunda.

 “Estávamos nas ruas da cidade realizando campanha quando fomos interceptados e avisados pela PM de que uma ligação havia sido interceptado e um grupo havia planejado um atentado contra a vida do meu pai. Isso poderia acontecer hoje.

 A PM e a Polícia Rodoviária Federal nos localizaram e nos escoltaram até a saída da cidade para garantir nossa segurança”, contou Walter Brito Neto. 

 Ainda segundo Walter Brito Neto, a família estranhou a possível tentativa de assassinato, já que Walter Brito não teria inimigos dentro do município. “Graças a Deus não aconteceu nada, o crime não foi consumado. 

O estranho é que na cidade não existe inimizade do meu pai com qualquer pessoa. Por isso, lamentamos o ocorrido e esperamos que isso não tenha motivações políticas”, concluiu Walter Brito Neto.

 Fonte Portal Correio

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PF prende vereador e gerente de agência do INSS suspeitos de fraude


A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, nesta segunda-feira (12), uma ação para desarticular uma organização criminosa apontada como responsável por fraudes em aposentadorias rurais. Os agentes cumpriram dois mandados de prisão, quatro de condução coercitiva (quando o suspeito é levado para prestar depoimento), além de seis de busca e apreensão. Foram presos um vereador do Cabo de Santo Agostinho, que é candidato à reeleição, e o gerente da agência do INSS de São Lourenço da Mata. As duas cidades ficam no Grande Recife.

O prejuízo mensal estimado é de R$ 632 mil. O dinheiro seria usado para a  manutenção desses benefícios irregulares. O rombo total nos cofres públicos chegaria, de acordo com a PF, a R$ 11 milhões.

A  “Operação Manager” foi desencadeada a partir da constatação de ação ilegal com a utilização de moradores do Cabo e participação de integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Eles conseguiam obter aposentadorias na agência do INSS de São Lourenço da Mata. As prisões aconteceram em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Os agentes conduziram coercitivamente para prestar depoimento na sede da PF, no Centro da capital pernambucana, três pessoas que residem no Cabo e uma em Jaboatão. As buscas ocorreram no Cabo, no Recife, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço.

As investigações começaram no ano passado, quando foi descoberto um grande esquema de concessão irregular de diversos benefícios previdenciários a pessoas residentes no Cabo e arredores. Os crimes eram praticados pelo gerente do INSS de São Lourenço da Mata e pelo presidente do sindicato do Cabo, que providenciavam a documentação falsa. G1

NA PARAIBA ENTREVISTADORES SÃO AMEAÇADOS DURANTE REALIZAÇÃO DE PESQUISA ELEITORAL



Entrevistadores são ameaçados na PB durante realização de pesquisa
 Uma equipe de um instituto de pesquisa teve que interromper o trabalho que realizava na cidade de Monte Horebe, no Alto Sertão paraibano, nessa sexta-feira (09), após ser ameaçada e colocada para ir embora durante o exercício da profissão.

Segundo informações, um popular com uma arma na cintura começou a pressionar as mulheres que realizavam as entrevistas para a pesquisa, próximo ao terminal rodoviário.

Mensagens de áudios postadas em grupos de WhatsApp por um dos integrantes do instituto de pesquisa afirmam que, em poucos minutos, formou um grupo de aproximadamente 20 pessoas pressionando, fotografando os profissionais, o carro deles, mostrando pistola, fazendo medo e ordenado que a equipe fosse embora. “Lá foi bagaceira, viu?” Relatou o profissional cujo nome é preservado, temendo represália.

Depois das ameaças, as pesquisadoras começaram a chorar com medo, nervosas e temendo dar continuidade ao trabalho da pesquisa, por conta da pressão.


As informações são do portal Radar Sertanejo

Candidato a vereador capota carro, mas sai ileso de acidente na PB


De acordo com as informações repassadas pelo próprio candidato, ele seguia com seus dois irmãos quando o carro onde em que viajavam saiu da pista e capotou.


O candidato a vereador pela coligação ‘O Trabalho Vencerá’, Júnior Ferreira (PSDB), sofreu um acidente nesse domingo (11), quando retornava da cidade de Lagoa de Dentro, com destino a Guarabira.
De acordo com as informações repassadas pelo próprio candidato, ele seguia com seus dois irmãos quando o carro onde em que viajavam saiu da pista e capotou.
Logo depois do acidente, Júnior Ferreira, que reside no Conjunto Clóvis Bezerra, entrou em contato com e amigos, informando do ocorrido e que ele e seus irmãos estavam bem.
“Eu estava no meu carro com meus dois irmãos. Capotou, mas não aconteceu nada conosco, graças a Deus”,postou o candidato em uma rede social. 
Fonte: Portal Mídia

sábado, 3 de setembro de 2016

CARRO DE SOM TOMBA NA ZONA RURAL, APESAR DO SUSTO NINGUÉM FICOU FERIDO.


O carro de som da Coligação 'Com Deus e o Povo o Trabalho Continua' encabeçada por Dada de Gregório e Macarrão tombou no fim da manhã desta sexta feira (2) na altura do Sítio Garra, zona rural de Imaculada-PB.

O Blog do Pereira.Net apurou com integrantes da coligação que o mesmo estava 'rodando' pelos sítios fazendo propaganda para o candidato a prefeito do município, quando o motorista perdeu o controle do veículo em uma ladeira da localidade por problemas no volante e o carro acabou passando por cima de uma barreira e virando. 

Apesar do susto, não há relatos de feridos.