quinta-feira, 30 de junho de 2016

Justiça manda prender prefeito de Marizópolis e ex-prefeito de São João do Rio do Peixe

Essa foi a primeira execução provisória penal julgada pelo TRF5, após o STF ter decidido



O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 deferiu, nessa quarta-feira (29), por maioria, os pedidos de execução provisória formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) em relação ao prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva, ao ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, José Aldeir Meireles de Almeida e a Francisco Sales Marques de Sousa, condenados, neste Tribunal, por desvio de verbas públicas, em 2012.
Essa foi a primeira execução provisória penal julgada pelo TRF5, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido pela possibilidade de execução de acórdão penal condenatório, ainda sujeito a recurso especial ou extraordinário.
“De acordo com essa linha de pensamento, não viola o princípio constitucional da presunção de inocência a execução penal sem o trânsito em julgado da decisão condenatória do Tribunal, porque, pelo contrário, este se desfaz no momento em que a matéria de fato já está resolvida, com o juízo de incriminação formado, só restando discussões de direito. Sendo assim, nada obstaria a produção de efeitos do acórdão condenatório”, afirmou o vice-presidente do TRF5, desembargador federal Roberto Machado.
ENTENDA O CASO – O MPF apresentou, em 2006, denúncia imputando aos acusados a participação em procedimentos licitatórios fraudulentos realizados no município de São João do Rio do Peixe/PB preliminares às contratações das obras objeto dos Convênios nº 757/96 e 006/96, celebrados, respectivamente, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com a Fundação Nacional de Saúde (FNS).
No julgamento da Ação Penal (APE 37/PB), ocorrida em 2012, o Pleno do TRF5 concluiu que os recursos públicos repassados pela União Federal ao município de São João do Rio do Peixe/PB, à época do mandato do ex-prefeito José de Almeida, saíram do âmbito municipal, sendo repassados a terceiros, o que se demonstrou, por meio do pagamento integral e antecipado a empresas vencedoras de licitações fraudulentas, sem que tenha sido observada a contraprestação acordada nos convênios, entendendo configurado o desvio de verbas públicas (artigo 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67).
Os réus foram condenados à pena de inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, bem como a perda de cargo que eventualmente ocupem. Foram condenados, ainda, à pena de reclusão, a ser, inicialmente, cumprida em regime semiaberto (José Aldeir Meireles de Almeida, 5 anos e 8 meses; José Vieira da Silva, 4 anos, 11 meses e 15 dias; Sinézio Martins de Oliveira, Francisco Sales Marques de Sousa e Eudes Antônio Pereira, 4 anos e 3 meses), além do pagamento solidário de indenização no valor total de R$ 203.921,58, em favor do FNDE e da FNS.
No que se refere aos condenados Sinézio de Oliveira e Eudes Pereira, iniciou-se a execução definitiva das penas impostas nos próprios autos da APE 37 (PB), em razão do trânsito em julgado da condenação.
O réu Francisco Sousa protocolou petição ao vice-presidente do TRF5, informando que teve a pena privativa de liberdade reduzida para 3 anos e 3 meses, em virtude do julgamento de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), requerendo o reconhecimento da prescrição da pena. O pedido será apreciado antes de iniciar a execução das penas impostas. A Ação Penal está atualmente em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte ClickPB


terça-feira, 28 de junho de 2016

PRÉ-CANDIDATOS NÃO PODERÃO APRESENTAR PROGRAMA DE RÁDIO E TV A PARTIR DE QUINTA FEIRA.


A partir de quinta-feira (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições municipais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral.
Caso a regra seja descumprida e o pré-candidato seja escolhido na convenção do partido para concorrer às eleições, a emissora e o candidato poderão ser penalizados. Segundo o calendário eleitoral, as penalidades estão previstas em leis.
O texto diz que, a partir desta data, é “vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no parágrafo 2º do Artigo 45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, Artigo 45, parágrafo 1º)”.

PF deflagra operação contra fraude em obras na região de Patos e detém prefeito e prende três

Entre as pessoas foram detidas coercitivamente está o prefeito da cidade de Quixaba, Julio Cesar de Medeiros

O Ministério Público Federal (MPF) deu seguimento na manhã desta terça-feira, dia 28, a Operação Desumanidade 2. A ação tem apoio de Agentes da Polícia Federal e começou às 05h00 devendo cumprir 14 conduções coercitivas, 3 prisões preventivas e busca e apreensão nas cidades de Quixaba, São José de Espinharas, Emas, João Pessoa e Patos.
A Desumanidade 2 teve sua 1ª ação em dezembro de 2015 e diz respeito ao desmantelamento de quadrilhas que atuam diretamente em esquemas envolvendo
Na prisão preventiva está Cláudio Roberto Medeiros da Silva, José Aloysio da Costa Machado Júnior e José Aloysio da Costa Machado Neto, todos ligados à empresa SOCONSTROI que presta serviços em diversas obras para as prefeituras. As empresas Milenium, Viga Engenharia e COENCO também estão entre as investigadas pelo MPF.
Na condução coercitiva: Júlio César Medeiros Batista (prefeito de Quixaba), Wescley Candeia Santana, Ana Gerlane da Silva Formiga, Maxwell Brian Soares de Lacerda, José Vieira Dias Júnior, Madson Fernandes Lustosa, George Ramalho Barbosa, Peter Ramalho Barbosa, Ednaldo de Medeiros Nunes, Sebastião Cícero dos Santos, Edvaldo Alves de Brito, Paulo César Leite, Ana Luiza Medeiros Machado, Desiree Castro Soares Machado.
A Operação Desumanidade 2 fez busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Quixaba e na residência do prefeito do referido município. A movimentação de advogados representantes dos envolvidos na sede do Ministério Público Federal é intensa e deve durar todo o dia desta terça-feira.
 Fonte: Patos Online

segunda-feira, 27 de junho de 2016

VÍDEO: após hospedar filha de Cunha, Hugo Motta é alvo de protesto na cidade de Patos


VÍDEO: após hospedar filha de Cunha, Hugo Motta é alvo de protesto na cidade de Patos
 Manifestantes realizaram um protesto na cidade de Patos, no Sertão do estado, contra o deputado Hugo Motta (PMDB).


Aos gritos de "Hugo golpista" dezenas de pessoas empunhavam cartazes onde reivindicavam melhorias para o Brasil ou criticavam o parlamentar e o novo governo federal nas suas decisões. Alguns também faziam alusão às investigações da Lava Jato.


O protesto aconteceu em meio às comemorações do São João na cidade, onde o deputado federal recebeu, como hóspede na casa da sua mãe, Francisca Motta, Danielle Dytz da Cunha Doctorovich, filha do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha.


Danni, como é conhecida, já foi assessora de marketing de Motta e este é o segundo ano em que passou o São João em Patos. Ela é apontada pelas investigações coordenadas por Moro como uma das beneficiárias da conta em nome da offshore Kopek, aberta secretamente por Cunha na Suíça e alimentada com valores milionários pelo deputado. Segundo os investigadores, o dinheiro tem origem em propinas recebidas pelo parlamentar a partir do esquema de corrupção descoberto pela Polícia Federal na Petrobras.


Veja:




PB Agora

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Operação Gasparzinho: MPF/PB ajuíza ação civil pública contra ex-prefeito

Ex-gestor atualmente é deputado estadual
MPF-PBO Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Sousa, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa em desfavor do ex-prefeito do município de São Bento, no Sertão paraibano, e atual deputado estadual, Jaci Severino de Souza, conhecido por Galego de Souza. A ação foi ajuizada em razão de desdobramentos de investigação da Operação Gasparzinho, deflagrada em junho de 2011.
Segundo o MPF/PB, foi feita montagem do procedimento licitatório Tomada de Preços n. 05/2009, com o objetivo de selecionar, de forma fraudulenta, a empresa Sibeza – Silva Bezerra Construções LTDA para a execução do Contrato de Repasse n. 267954-73/2008, firmando com o Ministério do Turismo, para a pavimentação de paralelepípedos em diversas ruas no bairro da Sudene, em São Bento, na gestão de Galego Souza, em 2009. Outros envolvidos na ação são: Valdério Antônio Bezerra, Acássio Dutra de Almeida e Silva, Carlos André de Oliveira, Girleno Pereira da Silva, além da empresa Sibeza.
Segundo apurado, foi desenvolvido um esquema criminoso com o mesmo modus operandi revelado pelas operações Carta Marcada, I-Licitação, Fachada, Transparência e, mais recentemente, Operação Andaime, nas quais empresas fictícias eram constituídas e, via de regra, negociadas com vários municípios paraibanos, a fim de simular despesas e fraudar procedimentos licitatórios.
Ainda de acordo com as investigações do MPF, o procedimento de licitação para pavimentação em paralelepípedos em diversas ruas no bairro Sudene foi dispensado ilegalmente pelo então prefeito Jaci Severino de Souza, para favorecer a empresa Sibeza, de seu cúmplice Girleno Pereira da Silva. Depois, ambos, com auxílio da Comissão Permanente de Licitação (CPL), formada por Valdério Antônio Bezerra, Acássio Dutra de Almeida e Silva e Carlos André De Oliveira, falsificaram uma série de documentos públicos, com o objetivo de justificar aos órgãos de controle (Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União e MPF) aquela contratação ilegal.
Na presente ação, o MPF requer a condenação dos réus por atos de improbidade, por dispensa indevida de licitação. As penas previstas são: ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Esta já é a terceira ação civil pública por ato de improbidade ajuizada em desfavor do ex-prefeito.
Ascom-MPF/PB

terça-feira, 21 de junho de 2016

MANAÍRA: Ministério Publico proíbe venda de bebida em recipiente de vidro e mesa dentro do local da festa em eventos juninos

Resultado de imagem para ministerio publico paraiba


O  Ministério Público Estadual, informa aos comerciantes e participantes dos eventos juninos no município, que acontecem nos dias 21 e 22 de junho, algumas proibições que deverão ser obedecidas como medidas, para garantir a segurança do público.
Conforme a determinação da Promotora de Justiça da Comarca, Dr. Maria do Socorro Lemos Mayer, fica decidido que:
1 - É proibído o uso de mesas dentro do local do evento;
2 - É Proíbida a venda de bebidas em recipientes de vidro podendo serem comercializadas em vasilhames de lata ou pet, de forma a evitar acidentes ou ações criminosas;
3 - Os responsáveis pelos estabelecimentos e barracas situadas nas mediações dos eventos, devem observar a proibição de vendas de bebidas alcóolicas em recipientes de vidro, bem como a venda para crianças e adolescentes, sob pena de incorrerem na conduta delituosa.
4 - As atrações musicais responsáveis pela animação deverão se apresentar até o limite de 03h00 (três) horas da manhã, evitando maiores pertubações a tranquilidade dos moradores que residem nas imediações.
Certos da compreensão de todos, em respeito à justiça quanto ao cumprimento das determinações acima citadas, a Prefeitura de Manaíra deseja a todos uma festa tranquila, alegre e divertida.

"TURBULÊNCIA" FAZ PSB DE PERNAMBUCO TREMER. POLÍCIA FEDERAL APURA ESQUEMA DE LAVAGEM DE PROPINAS DE R$ 600 MILHÕES. JATINHO DE EDUARDO ESTÁ NO FOCO DAS INVESTIGAÇÕES


Do Estadão
A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Turbulência que desarticulou esquema de lavagem de dinheiro em Pernambuco e Goiás e que teria movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010.
O ponto de partida da investigação foi a análise de movimentações financeiras suspeitas detectadas nas contas de algumas empresas envolvidas na aquisição da aeronave que transportava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, em seu acidente fatal.
A PF constatou que essas empresas eram de fachada, constituídas em nome de “laranjas”, e que realizavam diversas transações entre si e com outras empresas fantasmas, inclusive com algumas firmas investigadas na Operação Lava Jato.
Há suspeita de que parte dos recursos que transitaram nas contas examinadas serviam para pagamento de propina a políticos e formação de “caixa dois” de empreiteiras. O esquema criminoso sob apuração encontrava-se ativo, no mínimo, desde o ano de 2010.

sábado, 18 de junho de 2016

Prefeito de Manaíra decreta luto de três dias pela morte do ex prefeito Betinho Barbosa


                     O Prefeito do município de  Manaíra Zé Simão decretou luto de três dias pela morte  do ex prefeito Adalberto Pereira Barbosa conhecido por Betinho Barbosa  ocorrido na manha de hoje 18 junho. o ex prefeito foi atingido com disparo de arma de fogo em assalto na cidade de Irecê na Bahia, as bandeiras também ficara a meio mastro pelo mesmo período. 

Ex Prefeito de Manaíra Betinho Barbosa é baleado em assalto e morre na cidade de Irecê BA

Foto: Jane Barbosa
          Morreu na manhã de hoje 18 de Junho na cidade de Irecê- BA aos 84 anos onde residia o   senhor Adalberto Pereira Barbosa  conhecido por Betinho.

   Segundo informações Betinho foi baleado ontem à noite, quando dois bandidos terminavam um assalto a um açougue localizado em frente à sua Panificadora e na manha desse sábado não resistiu os ferimentos e veio a óbito o sepultamento será na cidade Irecê. 
Panificadora da Vitima
              Betinho foi  o primeiro prefeito do município de Manaíra  de 1961 a 1962 sendo nomeado interinamente  pelo Governador  Pedro Gondim e depois eleito diretamente pelo voto dos manairenses onde exerceu o mandato  de 1963 a 1966. 

Depois desse período Betinho Barbosa ainda disputou o cargo de prefeito de Manaíra  por mais duas ocasiões mais não logrou exito . 


ATENÇÃO!!! Pré-candidata a prefeita de Nísia Floresta em RN é notificada por propaganda irregular no Facebook


A juíza eleitoral Renata Aguiar de Medeiros Pires deferiu pedido de liminar para que Rosângela Galiza de Vasconcelos retire de sua página do Facebook postagens patrocinadas que contenham menção à pré-candidatura a prefeita de Nísia Floresta. Foi estipulada ainda uma multa de R$ 5 mil para cada postagem, caso não se cumpra a decisão. A decisão da juíza é a primeira do tipo no Rio Grande do Norte este ano e tem o objetivo de garantir a isonomia e evitar prejuízos aos demais pré-candidatos de Nísia Floresta.
A representação foi feita pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com o argumento de que Rosângela realizou propaganda eleitoral antecipada e paga no Facebook, ainda que não haja o pedido expresso de voto. A pré-candidata usou este subsídio no último dia 5 de junho para impulsionar as publicações com o uso do poder econômico, infringindo a regra prevista no artigo 57-C da Lei 9.504/97, de que “na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga”.

Vereadores de Água Branca vão ganhar um salário mínimo

Nesses tempos de corrupção e safadeza causa espanto o que foi decidido pelos vereadores de Água Branca, cidade sertaneja  Os vereadores ganharão a partir de agora o salário mínimo e o presidente da Câmara, por conta da representação do cargo, terá subsídios de dois salários, mínimos também.

Governada por um prefeito que faz da gestão um exemplo de dignidade, probidade e capacidade, no caso o prefeito Tarcisio Firmino, Água Branca agora dá exemplo ao Brasil, um exemplo que, tenho certeza,dificilmente será seguido ou copiado pelos espertalhões que fazem da política um meio de ficar mais ricos.

Tomara que essa medida não seja motivada pela proximidade da eleição.
Blog do Tião

quinta-feira, 16 de junho de 2016

DILMA É OVACIONADA EM EVENTO NA PARAÍBA.


Segundo informa o blog do gordinho, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) foram ovacionados no Espaço Cultural, onde ela participou de um evento nesta quarta-feira (15).

Também marcam presença no evento o governador do Piauí, Wellington Dias, o deputado federal pelo estado de Pernambuco, Sílvio Costa, e o ex-ministro Jacques Wagner, entre outros parlamentares da PB.

“Ele (Ricardo Coutinho) se manteve firme na defesa do estado democrático em nosso país, e por isso, está sofrendo retaliação com a retirada de dinheiro para o Viaduto do Geisel”, disse Dilma.

O deputado pernambucano Sílvio Costa citou informações contidas na delação premiada de Sérgio Machado que apontou, claramente, a participação do presidente interino Michel Temer (PMDB) em esquema de corrupção. Veja o vídeo.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Manaíra: Aconteceu de Novo, Caminhão Caçamba tomba no desvio da ladeira do Catolé





           

              Um Caminhão Caçamba carregado de ração animal tombou na tarde de ontem 14 de junho, o acidente aconteceu no desvio da ponte do açude Catolé na estrada que liga Manaira a Santana de Mangueira,  os dois ocupantes  nada sofrerão, somente danos matérias. Não é a primeira vez que acontece acidente naquele local no  ultimo dia 31 de maio  um caminhão carregado de carnes também  virou  no mesmo local.  

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cadê o Dinheiro Que Tava Aqui do Fantástico volta ao Sertão; Repórter secreto teria iniciado visitas

Depois de passar por Cajazeiras e várias cidades da região, o repórter secreto do quadro Cadê o Dinheiro Tava Aqui estaria mais uma vez na região



Depois de passar por Cajazeiras e várias cidades da região, o repórter secreto do quadro Cadê o Dinheiro Tava Aqui?, do programa dominical da Rede Globo, Fantástico estaria mais uma vez no Sertão da Paraíba.
Eduardo Faustini teria sido visto na cidade de Patos, visitando obras inacabadas, especialmente na área da saúde.
Segundo informações chegadas a nossa redação, o repórter voltou ao Sertão da Paraíba para nova série de reportagem, semelhante a que ocorreu na Terra do Padre Rolim no mês de fevereiro deste ano, onde destacou a Operação Andaime e o esquema de fraude em licitações.
Além de Cajazeiras, Eduardo Faustini mostrou o desvio criminoso de água em Sousa, apontando o ex-prefeito Fábio Tyrone como um dos responsáveis.
Ainda segundo informações, o Fantástico vai mostrar as obras inacabadas de várias cidades do Sertão.

Fonte Diário do Sertão

sábado, 11 de junho de 2016

Pastores são presos suspeitos de pagar para sexo com menores em Montadas


Os crimes ocorriam nas igrejas e também na casa de um dos pastores, que é casado

Créditos: Reprodução WhatSapp
Dois pastores foram presos, na tarde desta sexta-feira (10), suspeitos de pedofilia e estupro contra adolescentes e crianças que moram no município de Montadas, no Agreste paraibano, a 165 km de João Pessoa. As vítimas possuem entre 11 e 16 anos e relataram ganhar entre R$ 20 e R$ 40, além de bebidas, para se relacionar sexualmente com os suspeitos.
O crime foi descoberto após denúncias dos pais das vítimas. De acordo com o delegado seccional da Polícia Civil em Esperança, Malon Cassimiro, a primeira vítima dos pastores teria sido um jovem de 16 anos, que relatou ter recebido dinheiro para que um dos suspeitos fizesse sexo oral nele.
“Os casos começaram a aparecer quando um rapaz de 16 anos contou aos pais que um dos suspeitos ofereceu dinheiro para praticar sexo oral nele. A família desse rapaz procurou os pastores para tirar o ocorrido a limpo. Com isso, os pastores reuniram a família desse menor e outras quatro famílias e teriam pedido perdão pelos abusos. Depois dessa reunião, as famílias ficaram indignadas e resolveram levar o caso ao Conselho Tutelar”, contou o delegado.
Segundo o delegado, o Conselho Tutelar encaminhou o caso à polícia, que conseguiu depoimento dos menores e solicitou a prisão preventiva dos suspeitos.
“Os menores nos contaram que os assédios eram constantes. Os crimes ocorriam nas igrejas e também na casa de um dos pastores, que é casado, e se aproveitava da ausência da esposa para chamar os menores e oferecer dinheiro para pratica de masturbação e sexo oral. Com o depoimento das vítimas solicitamos a prisão preventiva dos pastores e eles foram presos. Inicialmente eles disseram que só falam sobre o caso em juízo, mas não negam nem confirmam os abusos”, relatou o delegado.
Presos, os suspeitos foram encaminhados para a Cadeia Pública na cidade de Esperança, que fica perto de Montadas, onde aguardam decisão da Justiça.
Assessoria/Seds

INUSITADO: DONO DE FUNERÁRIA "MORRE" PARA MOSTRAR CONFORTO DOS CAIXÕES, NO VALE DO PIANCÓ


Empresário simulou sua morte e pousou para uma foto, deitado em um caixão, e em seguida postou nas redes sóciais
Um ato inusitado aconteceu na cidade de Ibiara (PB), Sertão do Estado, e vem chamando a atenção de muitos internautas que compartilharam a postagem do empresário Enio Charles, de 30 anos, que “morreu” para mostrar o “conforto” dos seus produtos aos clientes.
O empresário é dono do PASI (Plano Assistencial Seguro de Ibiara), onde revende urnas funerárias e em um ato jamais visto na região, simulou sua morte e pousou para uma foto, deitado em um caixão, e em seguida postou nas redes sócias.
Enio disse que a sua postagem também desmitifica o preconceito que muitos têm em dizer que caixão faz medo. “Não faz medo a ninguém”, comentou.
Após a sua postagem, o boaventurense que empreende em Ibiara falou que a repercussão foi grandiosa e que não esperava a reação tão rápida dos seus amigos, clientes e conhecidos. “Minha página social bombou, muitos comentários, curtidas e compartilhamentos, eu estou feliz”, disse rindo o empresário.  
A foto foi registrada no salão de velórios da empresa e autorizada a reprodução pelo Portal DiamanteOnline.

Fonte Diamante Online

quinta-feira, 9 de junho de 2016

TCU entrega à Justiça Eleitoral a lista dos gestores paraibano com a 'ficha-suja


O Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, entrega nesta quinta-feira (9) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, a lista de responsáveis com contas julgadas irregulares na corte. Trocando em miúdos, trata-se da “lista negra” dos gestores que poderão ser enquadrados na Lei Ficha Limpa e, com isso, ficarem impedidos de disputar as eleições deste ano. A relação traz o nome de 212 gestores paraibanos, numa relação de 339 processos. Alguns dos gestores tiveram pelo menos sete contas julgadas irregulares pela corte. São os casos de Nilton Marques, ex-prefeito de Salgado de São Félix, e Teófilo de Souza, ex-prefeito de Santa Cecília.
A relação traz ainda alguns gestores que se tornaram assíduos frequentadores de decisões judiciais adversas, a exemplo dos ex-prefeitos Carlos Antônio, de Cajazeiras; Cozete Barbosa, de Campina Grande, e Jota Júnior, de Bayeux. Também aparecem dois ex-reitores de universidades federais: Jader Nunes, já falecido, ex-reitor da UFPB, e Thopson Mariz, ex-reitor da UFCG. Vale ressaltar que ter as contas reprovadas pelo TCU em si não é garantia de inelegibilidade. Tudo vai depender da avaliação da Justiça Eleitoral, ao ser provocada pelo Ministério Público Eleitoral. Antes, nos casos dos ex-prefeitos, era preciso que a recomendação do Tribunal de Contas fosse aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade. Esse entendimento caiu após mudança na legislação.
De acordo com o TCU, o objetivo da lista é informar à Justiça Eleitoral quais gestores públicos tiveram as contas rejeitadas devido a irregularidades insanáveis. Caberá à Justiça Eleitoral, com base em critérios definidos em lei, declarar a inelegibilidade de tais pessoas, se assim entender cabível. A partir da entrega oficial, a lista será disponibilizada no portal do TCU, em Lista de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares, e será atualizada diariamente até 31/12/2016.
Confira a relação dos condenados
Sete reprovações
NILTON MARQUES BEZERRA
TEÓFILO JOSÉ DE SOUSA E SILVA
Seis reprovações
ACHILLES LEAL FILHO
JOÃO DE DEUS FERREIRA DA SILVA
MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS
Cinco reprovações
ANTÔNIO FERNANDES NETO
ENOCH ALVES SOBRINHO
Quatro reprovações
ALENI RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANTÔNIO CARLOS CAVALCANTE DIAS
AUGUSTO BEZERRA CAVALCANTI NETO
CARLOS PESSOA NETO
COZETE BARBOSA LOUREIRO GARCIA DE MEDEIROS
ERASMO QUINTINO DE ABRANTES FILHO
HÉRCULES ANTÔNIO PESSOA RIBEIRO
MANOEL DOMICIANO DANTAS
ODONIEL DE SOUZA MANGUEIRA
SEBASTIÃO TAVARES DE OLIVEIRA
Três reprovações
ALBERTO NEPOMUCENO
ALLAN PONTES NEPOMUCENO
ANTÔNIO ALBUQUERQUE CABRAL
ANTÔNIO GOUVEIA DE SOUZA
ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA
ERNANI DE SOUZA DINIZ
FERNANDO ARAÚJO FILHO
FRANCISCO EMÍDIO BATISTA
FRANCISCO MARCÍLIO FERNANDES LOPES
INÁCIO DE OLIVEIRA AMORIM
JORGE URÇULO RIBEIRO COUTINHO
MARCELO DE FIQUEIREDO LOPES
SAULO JOSÉ DE LIMA
Duas reprovações
ALEXANDRE JOSE DE ALMEIDA GAMA
APOLINÁRIO DOS ANJOS NETO
CARLOS ANTÔNIO ARAÚJO DE OLIVEIRA
CLAUDINO CÉSAR FREIRE
DARCY ALVES DE LACERDA
DECZON FARIAS DA CUNHA
FRANCISCO HÉLIO DA COSTA
GERALDO DE OLIVEIRA
GERALDO LUIZ LEITE
GILBERTO GOMES BARRETO
JADER NUNES DE OLIVEIRA
JÁDER SOARES PIMENTEL
JANÚNCIO BATISTA DA COSTA
JOANITA LEAL DE BRITO
JOAQUIM GILBERTO SOARES
JOSÉ AFONSO GAYOSO FILHO
JOSÉ ELENILDO QUEIROZ
JOSÉ FELICIANO FILHO
JOSÉ LINS DA SILVA
JOSEMAR BELMONT
JOSÉ MARINALDO DE LIMA GOMES
JOSÉ RIBEIRO DA SILVA
JOSÉ SIMÃO DE SOUSA
JULIO LOPES CAVALCANTI
LUCIANO CARNEIRO DA CUNHA
MANOEL FELISBERTO GOMES BARBOZA
MARCELO CAPISTRANO DE MIRANDA MONTE
MARCOS TADEU SILVA
MARIA CRISTINA DA SILVA
MARIA DE LOURDES SILVA BERNADINO
PEDRO BATISTA DE CARVALHO
ROBÉRIO SARAIVA GRANJEIRO
SAULO ROLIM SOARES
SÉRGIO BELTRÃO DE ARAÚJO
SEVERINO MARCONDES MEIRA
THOMPSON FERNANDES MARIZ
Uma conta reprovada
ABMAEL DE SOUSA LACERDA
JÁCIO GOMES WANDERLEY
ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS
ANA ADÉLIA CABRAL DE LIMA
ANTÔNIO ALMÉRIO FERREIRA MARRA
ANTÔNIO ARAÚJO RAMOS JÚNIOR
ANTÔNIO BORBA GUIMARÃES
ANTONIO EUSTAQUIO RESENDE TRAVASSOS
ANTÔNIO FELINTO NETO
ANTÔNIO JOSÉ DUARTE
ANTÔNIO MARTINIANO DOS SANTOS
ANTÔNIO MEDEIROS DANTAS
ANTÔNIO MENDONÇA COUTINHO FILHO
ANTÔNIO VERÍSSIMO DANTAS
ARIANO DANTAS MONTEIRO
ARISTIDES LUIZ HARDMAN
ASSIS GOMES DOS SANTOS
AUREMAR LIMA MOREIRA
BRASIL AMÉRICO LOULY CAMPOS
CACILDA BEZERRA MARQUES
CÁSSIA MARIA LIMA GOMES
CELIA MARIA NUNES CABRAL DE SANTANA
CÉLIA REJANE PERAZZO
CLÁUDIA HELENA QUEIROZ DANTAS
CLAUDIANO FERREIRA MARTINS
DENIS ALBUQUERQUE DA COSTA
DURVAL BARBOSA DA SILVA
EDILSON PEREIRA DE OLIVEIRA
EDUARDO VICENTE LOURENÇO COELHO
EGILMÁRIO SILVA BEZERRA
ELIANE MARIA DE LIMA CAVALCANTI BEZERRA DE FIGUEIREDO
ERIVAN DIAS GUARITA
ESDRAS MAGALHÃES DOS SANTOS FILHO
ESPEDITO ALDECI MANGUEIRA DINIZ
EVALDO COSTA GOMES
FELIPE FERREIRA ADELINO DE LIMA
FERNANDO BARBOSA DE MORAES
FLÁVIA SERRA GALDINO
FLÁVIO ANTÔNIO CHAVES
FRANCINALDO DE OLIVEIRA QUEIROZ
FRANCISCA JERONIMO BARRETO
FRANCISCO ESSENINE E SILVA
FRANCISCO GILSON MENDES LUIZ
FRANCISCO GONÇALVES BATISTA
FRANCISCO LOPES DA SILVA
FRANCISCO NERIVAL DIAS DE MORAIS
FRANCISCO TOMAZ DE OLIVEIRA
GENOILTON JOÃO DE CARVALHO ALMEIDA
GERALDO CARVALHO FONSECA FILHO
GERALDO MORAIS DE CARVALHO
GERALDO TEIXEIRA DE CARVALHO
GESSÉ GOMES MEIRA
GILBERTO CAVALCANTE DE FARIAS
GIL BRAZ MORAIS DE LUNA
GILDIVAN LOPES DA SILVA
GIL GALDINO
GILVANDO CARNEIRO LEAL
GILVANDRO SILVA DE SIQUEIRA
GUILARDO ANTÔNIO BARROS MOREIRA DE CARVALHO
HÉLIO FREIRE DOS SANTOS
HERCULES SIDINEY FIRMINO
HUMBERTO ALVES DE SOUSA
IGLÁUCIO ALVES FORMIGA
ILDEMAR ARAÚJO ANDRADE
ISAC ALMEIDA DE MEDEIROS
IVANILDO SOARES NOGUEIRA
JOÃO BATISTA BALDUÍNO
JOÃO BATISTA MEDEIROS
JOÃO DEON BENÍCIO DINIZ
JOÃO FLAVIO PAIVA
JOÃO LEITE DE ALMEIDA
JOÃO PEDRO DA SILVA
JOÃO RIBEIRO
JOÃO TARCÍSIO QUIRINO
JOAQUIM LACERDA NETO
JOSÉ ALEXANDRE ALVES
JOSÉ ALVES DE SOUSA
JOSÉ DA COSTA MARANHÃO
JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA
JOSÉ DIONÍZIO DE OLIVEIRA
JOSÉ EDSON DA COSTA SILVA
JOSÉ ELOSMAN PEDROSA
JOSÉ ESTEVAM DE MEDEIROS FILHO
JOSÉ FRANCISCO MARQUES
JOSÉ GENUINO DE QUEIROZ MORAIS
JOSÉ IBIAPINA SOARES DO NASCIMENTO
JOSELITO BANDEIRA DE LUCENA
JOSÉ MARQUES FILHO
JOSÉ OTÁVIO TARGINO DE ARAÚJO
JOSÉ PAULO DA SILVA
JOSÉ RIBEIRO FARIAS JUNIOR
JOSÉ RONALDO MARTINS DE ANDRADE
JOSÉ VALTER PEREIRA DA SILVA
JOSÉ WILLIAM MADRUGA
JOSINALDO VIEIRA DA COSTA
JOSIVALDA MATIAS DE SOUSA
JOSIVAL JUNIOR DE SOUZA
JUECINA DE SOUZA MAGALHÃES
JURACI PEDRO GOMES
KLEYMER JULIO FREIRE COELHO
LAURI FERREIRA DA COSTA
LEIMAR DE OLIVEIRA
LEUCIO AUGUSTO PEREIRA DE MEDEIROS
LÚCIA MARIA ROLIM GUIMARÃES GUARDIA
LUCIANO MORAIS DA SILVA
LUÍS CARDOSO DA SILVA
LUIZ ALBERTO GADELHA DE OLIVEIRA
LUIZ DINIZ SOBREIRA
LUIZ FRANCISCO DE VASCONCELOS
MANOEL GOMES PEREIRA NETO
MANOEL RAMALHO DE ALENCAR
MANOEL SALES FERNANDES
MARCELLO FABRÍZIO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
MARCELO SOBRAL DA SILVA
MARCÍLIO ILDSON DE LACERDA
MARCUS ANTÔNIO GUEDES VASCONCELOS FONSECA
MARIA DE FÁTIMA FERNANDES BATISTA
MARIA EVANÍSIA PAULINO E SILVA
MARIA LICAR DE ANDRADE PEREIRA MONTEIRO
MARIA MARLENE FERREIRA
MARIA ROSELITA BAUNILHA
MAURÍCIO HASENCLEVER BORGES
MAURO KYOTOKU
MILTON LÚCIO FILHO
MÚCIO ANTÔNIO SOBREIRA SOUTO
NILSON NOGUEIRA DE MELO
ODILON FERREIRA LIMA NETO
ORLANDO DANTAS DE MIRANDA
OSÉAS ALMEIDA NETO
RAIMUNDA SANTOS LIMA
RAIMUNDO CABRAL GUARITA
RAIMUNDO LIMA DE SANTANA
RITA DE CÁSSIA SOUZA MEDEIROS
RITA NUNES PEREIRA
ROBERTO SABINO DE SOUZA
SABINO DIAS DE ALMEIDA
SABINO SARAIVA NETO
SARA MARIA FRANCISCA MEDEIROS CABRAL
SÉRGIO CARVALHO DOS SANTOS
SEVERINO BRONZEADO NETO
TÂNIA MARIA FERREIRA COUTINHO FERNANDES
TARCÍSIO MARCELO BARBOSA DE LIMA
TEMÍSTOCLES DE ALMEIDA RIBEIRO
UMBERTO FERNANDES DE SOUZA
VIDAL ANTÔNIO DA SILVA
WALTER SANTA CRUZ 
Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias