quarta-feira, 30 de março de 2016

CHUVA EM MANAÍRA ASSINALA 122 MILIMENTROS NA SEDE DO MUNICÍPIO NO SACO DOS CASULA DE SÃO JOSE DE PRINCESA FOI 225




   A CHUVA VOLTOU AO SERTÃO NA NOITE DE 29 PARA 30 DE MARÇO AO SERTÃO DO ESTADO DA PARAÍBA, EM MANAIRA FORAM REGISTRADOS 122,2 MILIMENTROS  NA SEDE DO MUNICÍPIO, O RIACHO ARARA DESCE COM MUITA ÁGUA DESDE DAS 23 HS DE ONTEM,  OS UNIVERSITÁRIO QUE VINHA DE SERRA FICARAM  ATÉ HOJE CEDINHO IMPOSSIBILITADOS DE ATRAVESSAR   DEVIDO  A GRANDE CHEIA DO RIACHO, ATÉ O MOMENTO DO FECHAMENTO DESTA MATÉRIA O AÇUDE CATOLÉ RECEBE MUITA ÁGUA.     

HÁ REGISTROS 225 MILIMENTROS  DE CHUVA NO SITIO SACO DOS CASULA  MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA. 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Município da Paraíba investiga 11 mortes com suspeita da febre chikungunya

Entre janeiro e a terceira semana de março deste ano, cerca de 4 mil pessoas foram internadas com os sintomas da doença

Febre Chikungunya é transmitida pelo mosquito da dengue
A Secretaria de Saúde do município de Itaporanga, no Sertão da Paraíba, a 420 km de João Pessoa, investiga a morte de 11 pessoas com suspeita da febre chikungunya, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. As vítimas morreram entre janeiro e a terceira semana de março deste ano. No mesmo período, cerca de 4 mil pessoas foram internadas com os sintomas da doença.
De acordo com Ivanir Pinto, secretária de Saúde de Itaporanga, os primeiros exames feitos comprovaram que as pessoas que morreram já estavam se tratando de outra enfermidade. “As vítimas já tinham outras comorbidades. Exames comprovaram que algumas das pessoas se tratavam de câncer, outra de cirrose e outras de doenças hepáticas. Entretanto, tudo está sendo analisado por equipes especializadas”, disse.
Dados da prefeitura local concluíram que a cidade passa por uma endemia da doença. Os casos de chikungunya mais que dobraram com relação ao mesmo período do ano passado. A Secretaria de Saúde municipal confirmou que há um surto da doença.
A secretária também disse que houve um reforço no número de funcionários para atender a demanda nas unidades de saúde locais, que cresceu mais de 60%. “Para se ter uma ideia, triplicou o número de soro, de vitaminas do complexo B e C, além de material usado. Nos últimos dias deu uma amenizada, mas o caso é grave”, lamentou.
Força-tarefa
A pasta da Saúde está executando uma força-tarefa para impedir a proliferação de casos da febre chikungunya. Foi realizado um levantamento das áreas com maior risco de criadouros do mosquito transmissor da doença. Os locais passaram por borrifações e intensa campanha para que as comunidades promovam a principal forma de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: higiene e guerra contra a água parada.
“Estamos fazendo o nosso papel no combate. Equipes estão indo às casas e já houve caso que os profissionais foram recebidos por um homem armado. Os agentes já encontraram larvas do mosquito em água potável – que estava sendo consumida por um morador – e até nos reservatórios.
Portal Correio

quarta-feira, 23 de março de 2016

CCL/PB: iniciais do nome de Cássio Cunha Lima aparecem em lista como “parceiros históricos” da Odebrecht


CCL/PB: iniciais do nome de Cássio Cunha Lima aparecem em lista como “parceiros históricos” da Odebrecht
As iniciais do nome do senador Cássio Cunha Lima, CCL, que é a mesma já utilizada por ele para assinar documentos, aparecem em uma das planilhas divulgadas pela Polícia Federal, em que mais de 200 políticos brasileiros são apontados como beneficiários de possíveis propinas pagas pela Construtora Odebrecht.

Ao lado da inicial, aparece ainda a sigla do estado da Paraíba – PB, o que reforça a tese de que as iniciais são mesmo do tucano, já que, apenas ele é o único político paraibano que utiliza essa abreviatura em seu nome.

As letras, que sugerem o nome do líder do PSDB no Senado Federal são apontadas em uma tabela como “parceiros históricos" da Odebrecht

Quem também recebeu essa mesma titulação de “parceiros históricos” pela Odebrecht foram os peemedebistas Renan Calheiros, José Sarney e Eduardo Cunha.

Além da sigla da Paraíba, ainda aparecem listados como parceiros históricos os estados do Ceará, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Norte.


As planilhas são riquíssimas em detalhes –embora os nomes dos políticos e os valores relacionados não devam ser automaticamente considerados como prova de que houve dinheiro de caixa 2 da empreiteira para os citados. São indícios que serão esclarecidos no curso das investigações da Lava Jato.


Os documentos relacionam ainda nomes da oposição e do governo: são mencionados, por exemplo, Aécio Neves (PSDB-MG), Romero Jucá (PMDB-RR), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, entre vários outros.  




PB Agora

terça-feira, 22 de março de 2016

Prefeita de Barra de São Miguel é condenada a 5 anos de prisão

Prefeita LuzineteA prefeita de Barra de São Miguel, Luzinete Teixeira Lopes (PMDB), foi condenada a cinco anos e quatro meses e 12 dias de prisão em regime semiaberto. A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. A gestora ainda não foi notificada da sentença, mas disse que vai se pronunciar assim que tomar conhecimento oficialmente da decisão.
O processo é referente a uma ação do ano de 2014, que relata contratação irregular de vários servidores para a prefeitura do município. A sentença prevê ainda a perda do cargo.
ParlamentoPB

segunda-feira, 21 de março de 2016

Deputado estadual Trócolli Júnior deixa PMDB e confirma filiação ao Pros

Ele está licenciado da Assembleia Legislativa e é o secretário estadual de Articulação Política na gestão do governador Ricardo Coutinho

Trócolli Júnior
O PMDB perdeu o segundo deputado estadual em menos de um mês. Trócolli Júnior se desfiliou oficialmente da legenda, junto ao diretório municipal de Cabedelo, na Grande João Pessoa. Trócolli se filiará nos próximos dias ao Pros  (Partido Republicano da Ordem Social).
O deputado estadual está licenciado da Assembleia Legislativa e é o secretário estadual de Articulação Política na gestão do governador Ricardo Coutinho. Ele tem a pretensão de ser candidato a prefeito na cidade portuária, onde é domiciliado. 

Nas eleições passadas, ele obteve 20.685 votos (1.03%). Quem está no mandato de Trócolli na Assembleia Legislativa é a deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB), sobrinha do ex-governador José Maranhão, presidente estadual da legenda peemedebista.  

Com a chegada de Trócolli, o Pros passa a ter dois deputados estaduais. O também licenciado Lindolfo Pires oficializou sua desfiliação do Democratas, partido comandado na Paraíba pelo ex-senador Efraim Morais e se filiou no Pros na quinta-feira passada (17), em Brasília (DF).  

Pires é secretário de Representação do Estado em Brasília.Na Assembleia, em seu lugar, está o suplente Hervázio Bezerra, do PSB.
No último dia 3, na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), em João Pessoa, o deputado estadual Gervásio Filho havia se desfiliado do PMDB e ingressado no PSB. Trócolli, Lindolfo Pires e Gervásio seguiram orientação política do governador Ricardo Coutinho. 
portal correio 

Prefeito é preso suspeito de fazer ameaças contra esposa; armas são apreendidas

Emanuel Mendes (PMDB), gestor do município de Lastro, no Sertão, disse não saber como as armas chegaram até sua casa

Reprodução/Sertão Informado
Prefeito de Lastro foi preso nesse domingo
O prefeito de Lastro (município situado no Sertão paraibano, a 467 km de João Pessoa), Emanuel Mendes (PMDB), foi preso, na noite desse domingo (20), suspeito de violência doméstica. Na casa do gestor, em Sousa, foram encontradas duas armas de fogo e munições.
Conforme repassado ao  pela Polícia Civil, a esposa do prefeito entrou em contato com a Polícia Militar através do 190, alegando estar sendo ameaçada pelo marido. Após buscas na casa do casal, os militares encontraram um revólver calibre 44, de uso restrito, e uma pistola calibre 765. 
Emanuel Mendes foi levado para delegacia de Polícia Civil em Sousa, onde permanecia preso até às 10h20 desta segunda-feira (21). Em contato com o Portal Correio, o advogado do prefeito, José Rijalma de Oliveira Júnior, disse que ingressará na justiça com um pedido de liberdade provisória e espera que o gestor seja solto ainda nesta segunda. Ele também atribuiu inocência ao cliente.  
"Essa situação de agressão doméstica não existiu. O prefeito está preso por causa da posse das armas", argumentou a defesa, ao alegar ainda que Emanuel Mendes desconhece a procedência dos itens bélicos. "As armas não são dele e ele não sabe informar como elas chegaram até a casa", frisou José Rijalma. 
* Texto atualizado às 10h20 para inclusão da versão apresentada pela defesa do prefeito

Portal correio

sábado, 19 de março de 2016

Missa de 30 dias pela alma do Ex-Prefeito Chico Antas será Segunda Feira 21 de Março as 19:00 hs em Manaíra


                      Viúva Benícia, filhos netos, e familiares convida parentes amigos e  a comunidade em geral para a missa de 30 dias pela alma do inesquecível FRANCISCO ANTAS CORDEIRO (Chico Antas) que sera celebrada  segunda feira dia 21 de Março as 19:00 HS na igreja matriz do Divino Espirito Santo aqui em Manaíra.      



Justiça condena ex-prefeitos Thiago Pereira e Dr. Severiano

ex-prefeito ThiagoIMG_0646
Thiago Pereira e Dr. Severiano estão entre os 33 ex-prefeitos condenados
Os ex-prefeitos de Princesa Isabel e de Tavares, Thiago Pereira de Sousa Soares (PMDB) e Dr. Severiano (PSDB), respectivamente, foram condenados no primeiro lote de sentenças de 2016 referente ao julgamento de ações de improbidade administrativa e crimes contra a administração pública dos processos relacionados pela Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A lista foi divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, através do desembargador Leandro dos Santos, gestor da Meta 4/CNJ
A lista tem  mais 31 ex-prefeitos, ex-presidentes de Câmaras Municipais, ex-secretários municipais, um procurador-geral, um bombeiro, empresários e particulares.
Veja abaixo a relação dos condenados:
1. FRANCISCA GOMES ARAÚJO MOTTA – PREFEITA DE PATOS
2. LÚCIA DE FÁTIMA AIRES MIRANDA – PREFEITA DE PUXINANÃ
3. CLODOALDO BELTRÃO BEZERRA DE MELO – PREFEITO DE SÃO MIGUEL DE TAIPU
4. JOSIVAL JUNIOR DE SOUZA – EX-PREFEITO DE BAYEUX
5. MARIA CLARICE RIBEIRO BORBA – EX-PREFEITA DE PEDRAS DE FOGO
6. THIAGO PEREIRA DE SOUSA SOARES – EX-PREFEITO DE PRINCESA ISABEL
7. ONILDO CÂMARA FILHO – EX-PREFEITO DE ARAÇAGI
8. SAULO ROLIM SOARES – EX-PREFEITO DE CALDAS BRANDÃO
9. PAULO SÉRGIO DA SILVA ARAÚJO – EX-PREFEITO DE MARCAÇÃO
10. EDFRANCE DOS SANTOS SILVA – EX-PREFEITO DE MARCAÇÃO
11. MARIA APARECIDA RODRIGUES DE AMORIM – EX-PREFEITA DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS
12. JOSÉ ALBERTO SOARES BARBOSA – EX-PREFEITO DE BOA VISTA
13. RENATO MENDES LEITE – EX-PREFEITO DE ALHANDRA
14. FRANCISCO GILSON MENDES LUIZ – EX-PREFEITO DE NAZAREZINHO
15. FRANCISCO FERREIRA SOBRINHO – EX-PREFEITO DE SANTA CRUZ
16. ANTÔNIO FERNANDES DE LIMA – EX-PREFEITO DE UMBUZEIRO
17. JOSÉ SEVERIANO PAULO BEZERRA DA SILVA – EX-PREFEITO DE TAVARES
18. JOSÉ EDVAN FÉLIX – EX-PREFEIRO DE CATINGUEIRA
19. GERALDO PAULINO TERTO – EX-PREFEITO DE CACIMBAS
20. GILBERTO MUNIZ DANTAS – EX-PREFEITO DE FAGUNDES
21. JOSÉ CARLOS VIDAL – EX-PREFEITO DE GURJÃO
22. JOSÉ GERVÁSIO DA CRUZ – EX-PREFEITO DE CATURITÉ
23. JOSÉ FERREIRA DE CARVALHO – EX-PREFEITO DE SÃO JOSÉ DE PIRANHAS
24. ISAC RODRIGO ALVES – EX-PREFEITO DE ALGODÃO DE JANDAÍRA
25. JOSÉ HERCULANO MARINHO IRMÃO – EX-PREFEITO DE SANTO ANDRE
26. JOSIVALDA M. DE SOUZA – EX-PREFEITA DE PIRPIRITUBA
27. ADAILMA FERNANDES DA SILVA – EX-PREFEITA DE SERRA DA RAIZ
28. ALESSANDRO ALVES DA SILVA – EX-PREFEITO DE PILÕEZINHOS
29. FRANCISCO ROSADO DA SILVA – EX-PREFEITO DE NOVA OLINDA
30. MARIA GALDINO IRMÃ – EX-PREFEITA DE NOVA OLINDA
31. EDUARDO MELO VASCONCELOS – EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AROEIRAS
32. MARIA DAS DORES FERREIRA – EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE CATURITÉ
33. JOAB AURINO BATISTA – EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE TENÓRIO
34. VERÔNICA MARIA P. FREIRE – EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE DUAS ESTRADAS
35. GILVANDRO INÁCIO DOS SANTOS – EX-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA RITA
36. CLEONE RUBENS LOPES NOGUEIRA – PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA

Blog Duarte Lima

quinta-feira, 17 de março de 2016

Decisão de juiz federal susta posse de Lula na Casa Civil; cumprimento deve ser imediato


Decisão de juiz federal susta posse de Lula na Casa Civil; cumprimento deve ser imediato
 O juiz federal Itagíba Capa Preta Neto deferiu liminar sustando a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil.

A decisão foi tomada em ação popular movida por um advogado e ainda cabe decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e aconteceu poucos minutos após a solenidade de posse, na manhã de hoje, em Brasília.

A decisão deve ser cumprida imediatamente.

Luiz Inácio Lula da Silva havia tomou posse como novo ministro da Casa Civil, em cerimônia no Palácio do Planalto. “A gritaria dos golpistas não vai me tirar do rumo”, disse Dilma.


A volta de Lula ao Governo da presidenta Dilma aconteceu um dia após o vazamento do diálogo entre os dois, obtido por meio de grampo e vazado por ordem do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. Na quarta-feira, houve manifestações em São Paulo e Brasília. Nesta quinta, a avenida Paulista, em São Paulo, volta a ser palco de novos protestos contra o Governo.


Também tomaram posse como ministros Eugênio Aragão, na Justiça, Mauro Lopes, na Secretaria de Aviação Civil, e Jaques Wagner, como ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República. 

 

Lula toma posse nesta quinta-feira

Lula toma posse nesta quinta-feira
 Pouco mais de cinco anos após deixar o Palácio do Planalto e passar a faixa à presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará nesta quinta-feira (17) ao palácio para a cerimônia de posse como novo ministro-chefe da Casa Civil. Ao lado dele, também assumirão os novos ministros da Justiça, Eugênio Aragão, e da Aviação Civil, Mauro Lopes. Deslocado da Casa Civil para dar o cargo a Lula, Jaques Wagner passará a comandar, a partir desta terça, o novo ministério do Gabinete Pessoal do Presidente da República.


O anúncio de que Lula assumiria a Casa Civil ocorreu nesta quarta (16), por meio de um comunicado oficial divulgado pela Secretaria de Comunicação Social. Ao longo desta quarta e da última terça (15), Lula se reuniu com Dilma e ministros próximos aos dois, como Jaques Wagner e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), para discutir a decisão.


A posse nesta quinta-feira ocorre um dia após o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, retirar o sigilo sobre ligações do ex-presidente Lula interceptadas com autorização judicial. Em um desses telefonemas, Lula recebeu uma ligação da presidente Dilma na qual ela disse que enviará a ele o termo de posse para que ele só usasse “em caso de necessidade”. A divulgação da conversa intensificou os protestos no país que já vinham sendo marcados, desde terça-feira, contra a nomeação de Lula para a Casa Civil.


Para a oposição, o diálogo derruba a versão da presidente Dilma de que Lula iria para o ministério com o objetivo de fortalecer o governo e ajudar na recomposição da base de apoio do Palácio do Planalto no Congresso. No entendimento de líderes oposicionistas, fica claro que Lula aceitou a nomeação a fim de ter foro privilegiado e passar a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais por Sérgio Moro.


Os advogados do ex-presidente classificaram a divulgação da conversa de “arbitrariedade”. O governo, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social, disse que o juiz violou a lei, além de fazer algo considerado pelo Planalto uma "afronta" aos direitos e garantias da Presidência da República e uma "flagrante violação da lei e da Constituição da República". Lula vinha sofrendo pressão por parte de aliados para que assumisse um cargo no governo. Interlocutores dele e do governo avaliavam que, com o andamento das investigações da operação Lava Jato, ele passaria a ter o chamado foro privilegiado, podendo ser investigado e julgado somente pelo Supremo Tribunal Federal.


Além disso, a avaliação de aliados era que, como ministro, Lula poderia atuar como um articulador político do Planalto, ajudando na interlocução com o Congresso Nacional, movimentos sociais e partidos, e na elaboração de propostas para o país superar a crise econômica. Essas pressões sobre ele se intensificaram nas últimas semanas, após a Polícia Federal deflagrar a 24ª fase da Operação Lava Jato, da qual Lula foi o alvo principal.

No último dia 4, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente, na sede do Instituo Lula e levou o petista a prestar depoimento. Além disso, o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula por suspeita de que ele omitiu às autoridades ser o proprietário de um sítio em Atibaia (SP) e de um apartamento triplex em Guarujá (SP), o que a defesa também nega.

'Poderes necessários' Após a confirmação oficial de que Lula assumiria a Casa Civil, a presidente Dilma convocou a imprensa para uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Perguntada sobre se ele teria “superpoderes” como ministro, Dilma afirmou que ele terá os poderes “necessários” para ajudar o governo. Dilma também refutou a tese de que convidou Lula para o governo para ele se “esconder” do juiz Sérgio Moro e, ao falar sobre o atual cenário econômico, disse que o novo chefe da Casa Civil tem “compromisso” com a estabilidade fiscal, a retomada do crescimento e o controle da inflação.


G1

Pessoas tomam querosene contra chikungunya na PB; ingestão pode levar à morte

Problema foi confirmado pela Saúde de Serra Branca, que registrou dois casos de pessoas que passaram mal e foram socorridas as pressas para hospitais da região após ingerir a mistura líquida

Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças
Moradores dos municípios de Monteiro e Serra Branca, ambos no Agreste paraibano, a 302 km e 243 km de João Pessoa, estão correndo risco de ficar com sequelas graves de saúde por estarem ingerindo querosene com água para tratar sintomas de dengue, zika e chikungunya. O problema foi confirmado pela Saúde de Serra Branca, que registrou dois casos de pessoas que passaram mal e foram socorridas as pressas para hospitais da região após ingerir a mistura líquida.



De acordo com o secretário de Saúde de Serra Branca, Marcelo Jackson, as pessoas que ingeriram água e querosene relataram que foram orientadas por conhecidos e que a mistura amenizaria as dores nas articulações causadas pelas doenças.


“Em Serra Branca tivemos dois casos. Os pacientes beberam um copo de água com três gotas de querosene. Eles relataram que a indicação da bebida foi feita por outras pessoas e que a mistura iria amenizar dor articular. Só que o querosene é derivado de petróleo e isso causa danos imensos ao organismo. O querosene, mesmo que em pequenas partes, não deve ser ingerido”, contou o secretário.

Segundo Marcelo Jackson, a ingestão do querosene é tida como um auto-envenenamento, já que a pessoas que utiliza o liquido tem a consciência de que o querosene vai causar danos ao organismo.

“O querosene não é um medicamento, é um combustível. O risco para a pessoa que ingere essa substância é de intoxicação, danos ao esôfago, estômago, ao sistema nervoso e problemas cardíacos. Tomar o querosene para tratar doença é um erro e não pode acontecer”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Marcelo Jackson, a situação mais grave aconteceu no município de Monteiro, onde diversas pessoas teriam passado mal ao ingerir a mistura de água e querosene.

Em contato com o Portal Correio, a secretária de Saúde de Monteiro, Ana Lorena, disse que não soube de nenhum caso de pessoas que tenham ingerido a mistura no município, mas que vai apurar as informações, mas ressaltou que a prefeitura realizou campanha para evitar a automedicação em casos suspeitos de dengue, zika, ou chikungunya.
“Até então não tenho conhecimento de pessoas que tomaram essa mistura em Monteiro. Iremos investigar a situação. Nos últimos dias promovemos campanhas até para evitar a automedicação”, disse a secretária.
Principal hospital da região, o Trauma de Campina Grande não havia registrado, até o fechamento desta matéria, atendimentos de pessoas relacionados a ingestão de querosene com água para aliviar sintomas de dengue, zika ou chikungunya.
Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, entre os dias 1º de janeiro e 9 de março deste ano, o Estado registrou dois óbitos de casos suspeitos de Chikungunya, ambos em investigação.

Portal correio

quarta-feira, 16 de março de 2016

TUCANOS PERDEM O RUMO DEPOIS DO ESCÂNDALO AÉCIO


:
Mesmo tendo projetos presidenciais diferentes, tucanos são unânimes ao avaliar que a citação do nome do senador Aécio Neves (PSDB-MG) no esquema de corrupção de Furnas na delação premiada do senador Delcídio Amaral prejudica como um todo o discurso do partido, que vem defendendo o afastamento da presidente Dilma

247 – A avaliação geral dentro do PSDB é de que o envolvimento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) prejudica como um todo o discurso do partido, que vem defendendo o afastamento da presidente Dilma Rousseff.
O discurso pelo impeachment foi reforçado nesta semana, depois que, no domingo, diversas cidades em todo o País foram palco de manifestações contra o governo.
Nos gabinetes tucanos, a palavra de ordem é obstruir qualquer iniciativa do Planalto, manter o Congresso sob pressão e a opinião pública focada no impedimento, de acordo com reportagem no Estado de S. Paulo nesta quarta-feira.

portal 247

HISTORIADORES DESCOBREM ANOTAÇÕES REFORMISTAS NA PRIMEIRA BÍBLIA

Pesquisadores da Universidade de Queen Mary, em Londres, descobriram anotações sobre o movimento da Reforma Protestante escondidas na primeira Bíblia publicada na Inglaterra.
O livro é de 1535 e foi impresso por ordem do monarca Henrique VIII. Guardada na Biblioteca do Palácio Lambeth, na capital inglesa, a edição consultada é apenas uma das sete cópias que sobreviveram ao tempo. As mensagens secretas foram reveladas durante um estudo liderado pelo historiador Eyal Poleg.

terça-feira, 15 de março de 2016

Meteorologia prevê chuvas em todas as regiões da Paraíba nesta terça-feira.



Previsão do Tempo.
A meteorologia prevê chuvas esparsas no Litoral, Brejo e Agreste da Paraíba nesta terça-feira (15). No Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão, a previsão é de chuvas isoladas.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), os termômetros devem oscilar entre 22ºC e 34ºC. No Sertão e Alto Sertão, a temperatura mínima é de 23ºC, já a máxima é de 36ºC e 35ºC, respectivamente.

No Litoral, a temperatura mínima é de 25ºC e a máxima, de 31ºC. No Brejo e Agreste, os termômetros registram uma temperatura mínima de 21ºC e a máxima de 29ºC e 32ºC.

Trio, fortemente armado, assalta agência dos Correios de Igaracy, no Vale do Piancó

fato ocorreu, por volta das 14h, desta segunda-feira(14). Na fuga, os assaltantes levaram um veículo Polo de cor branca, pertencente a um cliente, que estava na agência



Três homens, fortemente armados, entraram na agência dos Correios da cidade de Igaracy e anunciaram um assalto. O fato ocorreu, por volta das 14h, desta segunda-feira(14). Na fuga, os assaltantes levaram um veículo Polo de cor branca, pertencente a um cliente, que estava na agência.
De acordo com as primeiras informações, o trio chegou a pé, usando armas de grosso calibre e anunciou o assaltou. Segundo as informações, os assaltantes disseram que não queriam nada dos clientes, pois o interesse seria somente no dinheiro da agência.
No momento da fuga, eles tocaram o Polo do cliente, que se encontrava estacionado em frente da agência e fugiram em alta velocidade.
A polícia foi acionada e se encontra em diligência, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia sido preso.
Fonte: VPN

segunda-feira, 14 de março de 2016

Datafolha: perfil dos manifestantes ainda é alta renda

elites_manifestação
A exemplo das outras grandes manifestações contra Dilma Rousseff ao longo do ano passado, os manifestantes deste domingo tinham renda e escolaridade muito superiores à média da população, segundo pesquisa feita neste domingo; disseram que possuem curso superior 77% dos entrevistados, enquanto no município o índice é de 28%;  12% afirmaram que são empresários –em São Paulo a atividade é citada por apenas 2%; em relação à renda familiar, metade dos entrevistados disse que está entre cinco e 20 salários mínimos; em média, o percentual nessa faixa é de 23%.
247 – Uma pesquisa Datafolha realizada neste domingo aponta que o perfil dos manifestantes que foram à avenida Paulista ainda é de alta renda.
A exemplo das outras grandes manifestações contra Dilma Rousseff ao longo do ano passado, os participantes tinham renda e escolaridade muito superiores à média da população, segundo pesquisa feita neste domingo.
Disseram que possuem curso superior 77% dos entrevistados, enquanto no município o índice é de 28%. Já 12% afirmaram que são empresários –em São Paulo a atividade é citada por apenas 2%.
Em relação à renda familiar, metade dos entrevistados disse que está entre cinco e 20 salários mínimos. Em média, o percentual nessa faixa é de 23%.
A pesquisa também mostrou que 77% dos manifestantes declararam que são da cor branca e que 94% não participam de nenhum grupo que promoveu o ato. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos (leiaaqui).
Brasil 247

sábado, 12 de março de 2016

Juiz concede liminar e suspende Sessão que iria cassar Mandato do Prefeito de Ibiara (PB)

A sessão estava marcada para ocorrer na manhã desta sábado (12)



O juiz da comarca de Conceição, Antônio Eugênio julgou procedente o pedido de Ação Cautelar Inominada e concedeu a suspensão da sessão, que julgaria sobre a cassação do prefeito municipal da cidade de Ibiara, Pedro Feitosa. A sessão estava marcada para ocorrer na manhã desta sábado (12).
DECISÃO
PEDRO FEITOSA LEITE propôs o presente AÇÃO CAUTELAR INOMINADA em face de ato do Presidente da Câmara de Ibiara, VALDEMAR LEITE DE SOUZA.
Narra que é Prefeito Constitucional de Ibiara e que encontra-se submetido à processo de cassação junto à Câmara Municipal. Alega que o procedimento encontra-se eivado de diversas nulidades que estão sob a apreciação do Judiciário, no âmbitos de dois mandados de segurança. Aduz que foi designada para a sessão de julgamento para o próximo sábado dia 12/03/20116, o qual poderá culminar com a sua cassação.
Pugna pela concessão de liminar, para fins de suspender a sessão designada uma vez que encontram-se sub judice a higidez do procedimento. E ao final, o julgamento procedente ao seu pedido, confirmando a medida liminar.
Relatados no essencial. Fundamento e decido.
O Decreto-lei 201/67 prevê a cassação do mandato do Prefeito pela Câmara, mediante julgamento prévio, em razão do cometimento das infrações político-administrativas definidas no artigo 4º, devendo ser observado o procedimento previsto no art. 5º do mesmo diploma.
Com efeito, o processo de cassação do mandato do Prefeito pela Câmara, por infrações político-administrativas, obedece ao rito próprio previsto no artigo 5º, do Decreto-Lei nº 201/67, sendo que demonstrada qualquer violação que comprometa o formalismo do procedimento e o exercício de sua ampla defesa no curso do procedimento tal fato é passível de correção pelo Judiciário
Na esteira da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Judiciário quando intervém, para assegurar, as franquias constitucionais e para garantir a integridade e a supremacia da Constituição, neutraliza eventuais abusos cometidos por Comissão Especial Processante:
“O regular exercício da função jurisdicional, nesse contexto, porque vocacionado a fazer prevalecer a autoridade da Constituição, não transgride o princípio da separação de poderes. Doutrina. Precedentes. (MS 25668, Relator (a): Min. CELSO DE MELLO, Tribunal Pleno, julgado em 23/03/2006, DJ 04-08-2006 PP-00027 EMENT VOL-02240-03 PP-00410 RTJ VOL-00200-02 PP-00778 RCJ v. 20, n. 129, 2006, p. 55-66).
Cabe ao Poder Judiciário, portanto, apenas o pronunciamento sobre a regularidade do processo de cassação do mandato eletivo, velando pela observância dos princípios do devido processo legal, ampla defesa e do contraditório, sendo-lhe defeso o ingresso no mérito administrativo, principalmente no que se refere à imputação de determinada conduta ao acusado, sob pena de violar cláusula pétrea da Constituição da República (artigo 60, § 4º, III), que determina independência e separação dos Poderes (artigo 2º).
No caso, a aferição quanto à possíveis irregularidades encontram-se sob a apreciação jurisdicional por meio de dois mandados de segurança.
O primeiro Mandado de Segurança é o distribuído sob o Nº 0000773-64.2015.815.0151, no qual foi deferida liminar suspendendo os trabalhos de comissão processante, cujos efeitos, no entanto, foram suspenso por força de liminar concedida em sede de Agravo de Instrumento, cujo mérito recursal ainda não foi apreciado pelo órgão fracionário do TJPB, encontrando, igualmente pendente o próprio mérito do mandumus, que aguarda o parecer final do Parquet, para deslinde final, ao menos neste grau de jurisdição.
O segundo mandado de segurança é o de Nº 0000078-76.2016.815.0151, cuja liminar ainda não foi apreciada, tendo havido reserva para pronunciamento somente após as informações da autoridade coatora e do Ministério Público.
Logo, verifica-se claramente que a regularidade do procedimento desencadeado no âmbito do legislativo municipal encontram-se em análise pelos órgãos jurisdicionais, não havendo definição quanto à observância dos requisitos legais a demonstrar a necessária higidez que os procedimentos dessa índole devem se ostentar.
Com efeito, o poder geral de cautela há que ser entendido dentro da amplitude de sua finalidade primeira, que é assegurar a perfeita eficácia da função jurisdicional. A adoção de medidas cautelares, portanto é fundamental para o próprio exercício daquela função, que não deve encontrar obstáculos, salvo no ordenamento jurídico.
Assim, ante a análise dos dispositivos legais e dos documentos juntados, verifico que estão presentes o requisitos para concessão de liminar, quais sejam: 1) o fumus boni juris, uma vez que as eventuais irregularidades na instalação e tramitação da comissão especial encontram-se em apreciação judicial; e 2) o periculum in mora, qual seja a consequente instabilização institucional que pode advir da cassação de mandato eletivo do Prefeito Municipal na sessão de julgamento designada para o dia 12/03/2016
Ainda, observa-se que está em jogo o exercício de mandato outorgado através de eleições populares, que garantiu à população municipal a soberania na escolha do Prefeito. Ressalte-se que, no Estado de Democrático Direito, o mandato eletivo deve ser respeitado, sendo aconselhável, em regra, que o titular da investidura popular espere, no exercício do cargo, o julgamento de processo judicial pendente - salvo em casos de evidente excepcionalidade -, para que não seja comprometido o direito constitucional ao livre exercício do mandato eletivo e a soberania popular. Nesse sentido, já se manifestou o STJ:
PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. MEDIDA CAUTELAR. EFEITO SUSPENSIVO PARA RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. PRESENÇA DOS REQUISITOS LEGAIS AUTORIZADORES DE PROVIMENTO DA CAUTELAR. PREFEITO. DECRETO LEGISLATIVO DE CASSAÇÃO. IMPETRAÇÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA. ANULAÇÃO DO ATO LEGISLATIVO. PERDA OBJETO DA AÇÃO JUDICIAL. REEDIÇÃO DO ATO DE CASSAÇÃO POSTERIORMENTE AO INÍCIO DO JULGAMENTO QUE DEFINIU A PERDA DE OBJETO. RESTABELECIMENTO DA LIMINAR CONCEDIDA NO MANDAMUS ORIGINAL. POSSIBILIDADE.(...)8. Ainda no tocante ao fumus boni juris, observa-se que está em jogo o exercício de mandato outorgado através de eleições populares, que garantiu à população municipal a soberania na escolha do Prefeito.9. Ressalte-se que, no Estado de Democrático Direito, o mandato eletivo deve ser respeitado, sendo aconselhável, em regra, que o titular da investidura popular espere, no exercício do cargo, o julgamento de processo judicial pendente - salvo em casos de evidente excepcionalidade -, para que não seja comprometido o direito constitucional ao livre exercício do mandato eletivo e a soberania popular.10. Outro não é o sentido do art. 216 do Código Eleitoral, do art.15 da Lei Complementar n. 64/90 (Lei das Inelegibilidades) e do art.20, caput e parágrafo único, da Lei n. 8.429/92 (Lei da Improbidade Administrativa).11. No que tange ao periculum in mora, verifica-se que a ocorrência de perigo de lesão irreversível revela-se manifesta, pois o mandato eleitoral é conferido a prazo fixo não sendo possível a sua prorrogação pelo tempo em que o seu detentor esteve dele afastado, caso obtenha um provimento judicial favorável, o que também indica a excepcionalidade da hipótese a justificar o conhecimento da presente cautelar.12. Medida cautelar deferida.(MC 14.089/MG, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/08/2009, DJe 16/09/2009)

Consigne-se, por fim, que as alegações quando as eventuais irregularidades serão apreciadas quando da análise meritória nos processos respectivos.
Ante o exposto, CONCEDO A MEDIDA LIMANAR pleiteada, pelo que SUSPENDO a sessão de julgamento designada para o dia 12/03/2016 até ulterior deliberação. INTIME-SE
OFICIE-SE a(s) autoridade(s) promovida(s) deste decisum IMEDIATAMENTE, expedindo-se, para tanto, mandado de urgência. Na mesma oportunidade, CITE-SE pessoalmente a(s) autoridade(s) para, no prazo de 05 (CINCO) dias, apresentar(em) contestação, nos termos do art. 802 do CPC.
Cumpra-se cautelosamente.
Conceição, 11 de março de 2016.

ANTONIO EUGÊNIO LEITE FERREIRA NETO

Fonte Vale do Piancó Notícias