sexta-feira, 31 de julho de 2015

Eusébio Móveis e Eletros 1º lugar em preferência e Simpatia no segmento de móveis e eletros em Manaira


Foto de Eusébio Rabêlo.


                                               A empresa Eusébio Móveis e Eletros que conta com duas lojas na cidade de Manaíra acaba de receber da Arcomit Mídia certificado de 1° lugar na pesquisa de preferência e simpatia pública no segmento de móveis e eletros em Manaíra.  

                                  
                                           Para o seu proprietário Eusébio Rabêlo é uma  grande conquista,  "agradeço a Deus, família, funcionários, clientes, amigos e a sociedade Manairense pelo reconhecimento, vamos continuar trabalhando para melhor atender a todos, na certeza que dias melhores estão por vi, pois atravessamos um  momento muito delicado na economia do país".

Cientista prova a existência de deus e ganha um dos mais cobiçados prêmios”, de acordo com a Revista ´Isto É´. veja a reportagem!


da Revista “Isto É”
Através de leis da física e da filosofia, pesquisador polonês Michael Heller mostra que Deus existe e ganha um dos mais cobiçados prêmios. Ele montou a sua metodologia a partir do chamado “Deus dos cientistas”: o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo.
Como um seminarista adolescente que se sente culpado quando sua mente se divide, por exemplo, entre o chamamento para o prazer da carne e a vocação para o prazer do espírito, o polonês Michael Keller se amargurava quando tentava responder à questão da origem do universo através de um ou de outro ramo de seu conhecimento – ou seja, sentia culpa.
Ocorre, porém, que Keller não é um menino, mas sim um dos mais conceituados cientistas no campo da cosmologia e, igualmente, um dos mais renomados teólogos de seu país. Entre o pragmatismo científico e a devoção pela religião, ele decidiu fixar esses seus dois olhares sobre a questão da origem de todas as coisas: pôs a ciência a serviço de Deus e Deus a serviço da ciência. Desse no que desse, ele fez isso.
O resultado intelectual é que ele se tornou o pioneiro na formulação de uma nova teoria que começa a ganhar corpo em toda a Europa: a “Teologia da Ciência”. O resultado material é que na semana passada Keller recebeu um dos maiores prêmios em dinheiro já dados em Nova York pela Fundação Templeton, instituição que reúne pesquisadores de todo o mundo: US$ 1,6 milhão.
O que é a “Teologia da Ciência”?
Em poucas palavras, ela se define assim: a ciência encontrou Deus. E a isso Keller chegou, fazendo- se aqui uma comparação com a medicina, valendo-se do que se chama diagnóstico por exclusão: quando uma doença não preenche os requisitos para as mais diversas enfermidades já conhecidas, não é por isso que ela deixa de ser uma doença. De volta agora à questão da formação do universo, há perguntas que a ciência não responde, mas o universo está aqui e nós, nele. Nesse “buraco negro” entra Deus.
Com repercussão no mundo inteiro, o seu estudo e sua coragem em dizer que Deus rege a ciência naquilo que a ciência ainda tateia abrem novos campos de pesquisa. “Por que as leis na natureza são dessa forma? Keller incentivou esse tipo de discussão”, disse a ISTOÉ Eduardo Rodrigues da Cruz, físico e professor de teologia da PUC de São Paulo.
Keller montou a sua metodologia a partir do chamado “Deus dos cientistas”: o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo. “Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo”, diz ele. E, em seguida, fustiga de novo o pensamento: “Mas o que existia antes desse átomo primordial?”
Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus. Valendo-se também das ferramentas da física quântica (que estuda, entre outros pontos, a formação de cadeias de átomos) e inspirando-se em questões levantadas no século XVII pelo filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz, o cosmólogo Keller mergulha na metáfora desse pensador: imagine, por exemplo, um livro de geometria perpetuamente reproduzido.
Embora a ciência possa explicar que uma cópia do livro se originou de outra, ela não chega à existência completa, à razão de existir daquele livro ou à razão de ele ter sido escrito. Keller “apazigua” o filósofo: “A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado”. Com o prêmio que recebeu, ele anunciou a criação de um instituto de pesquisas. E já escolheu o nome: Centro Copérnico, em homenagem ao filósofo polonês que, sem abrir mão da religião, provou que o Sol é o centro do sistema solar.
Fotos de nebulosas obtidas do telescópio espacial Hubble

Michael Keller usou algumas ferramentas fundamentais para ganhar o tão cobiçado prêmio científico da Fundação Templeton. Tendo como base principal a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, ele mergulhou nos mistérios das condições cósmicas, como a ausência de gravidade que interfere nas leis da física. Como explicar a massa negra que envolve o universo e faz nossos astronautas flutuarem? Como explicar a formação de algo que está além da compreensão do homem? Jogando com essas questões, que abrem lacunas na ciência, Keller afirma a possibilidade de encontrarmos Deus nos conceitos da física quântica, onde se estuda a relação dos átomos. Dependendo do pólo de atração, um determinado átomo pode atrair outro e, assim, Deus e ciência também se atraem. “E, se a ciência tem a capacidade de atrair algo, esse algo inexoravelmente existe”, diz Keller.
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos”
Salmo 19:1
Revista 

Facebook anuncia drone gigante para levar internet a áreas remotas do planeta.


A rede social Facebook anunciou nesta sexta-feira (31) que construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros, para levar a internet a áreas remotas do planeta.

O veículo aéreo não tripulado, chamado Aquila, é alimentado por energia solar e pode permanecer no ar por um período de 90 dias.

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à internet nos países em desenvolvimento.

“Desde que lançamos a internet.org, a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conectividade entre mais de 4 bilhões de pessoas que não estão online”, afirmou a empresa em comunicado.

O Facebook indicou que as parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de internet a mais de 1 bilhão de pessoas.

Para atingir o objetivo de levar internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está trabalhando com drones, satélites, lasers e tecnologia terrestre.

Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

Da Agência Brasil

PEDIDO DE PAZ: Trócolli evita comentar denúncias contra Vené e Vital e pede unidade no diretório do PMDB

PEDIDO DE PAZ: Trócolli evita comentar denúncias contra Vené e Vital e pede unidade no diretório do PMDB
 O deputado estadual, Trócolli Júnior evitou tecer comentários sobre as denúncias contra os correligionários, Veneziano Vital do Rego e Vital do Rego Filho e pediu unidade no PMDB a respeito da escolha do diretório do partido na Capital. O pedido de paz é em busca da unidade que a legenda precisa para se fortalecer no Estado e continuar a ser um dos mais fortes da Paraíba.


“Avalio com preocupação, mas não faço prejulgamento de ninguém. É um fato que precisa ser apurado, o Ministério Público está apurando e após a decisão ou constatação do Ministério Público e da Justiça vou me pronunciar. Já vi muita denúncia infudada e fundada também e não vou dar opinião antes de terminar esse procedimento. Dar opinião sem ter denominador comum, eu acho uma precipitação”, destacou o parlamentar.


Trócolli foi indagado também sobre a disputa interna no diretório de João Pessoa, onde os deputados Manoel Júnior e Gervásio Maia travam uma batalha para ver quem tem razão. Questionado sobre de que lado ele fica nesse impasse, o deputado afirmou que fica do lado do PMDB e de compromissos firmados.


"Eu vou ficar do lado do PMDB e dos compromissos firmados. Eu quero que acabe essa disputa interna, sou amigo dos dois. O que existe é uma insuflação, muita gente colocando combustível para que a briga exista. O que há é apenas uma divergência interna no PMDB que eu acredito que nos próximos 10 dias será superada. Tenho convicção que o PMDB vai resolver isso internamente. Infelizmente há mecanismos, vou dizer como Jânio Quadros: Há forças ocultas que insuflam essa indisposição dentro do PMDB. Não posso, como filiado, com seis mandatos no PMDB, insuflar qualquer tipo de discórdia. Estou indo para o lado do positivismo, da soma, multiplicação. Dividir, subtrair, coisa negativa longe de mim, fofoca, futrica, longe de mim, quero é viver o resto da minha vida somando e ajudando as pessoas a ter mais alegria e felicidade”, concluiu.


PB Agora

MOTOTAXISTA É ASSASSINADO A GOLPES DE FACA ENTRE PRINCESA ISABEL E SÃO JOSÉ DE PRINCESA

                 Foi assassinado na noite desta quinta feira 30, entre as cidades de Princesa Isabel e São José de Princesa, no sertão da Paraíba o mototaxista identificado como José Claudio Marques, conhecido como dinha de Antonio Cruz natural da cidade de Manaíra e residente na cidade de Princesa Isabel.

Segundo informações, o mototaxista estaria  realizando uma corrida, saindo de seu ponto sendo posteriormente encontrado morto na estrada vicinal de acesso ao Jacu. 

As informações dão conta que  o mototaxista, foi assassinado à golpes de faca,  a Policia Militar foi acionada e o corpo encaminhado ao IML.

STJ proíbe contratação de temporários se houver concursados em cadastro de reserva


STJ terceirizados

Poderá ter consequências importantes na Paraíba a mais recente decisão do Superior Tribunal de Justiça. Conforme entendimento da 1ª Seção do STJ, a administração pública terá de contratar os concursados que estejam em cadastro de reserva, sempre que houver o surgimento posterior de vagas. A ideia é que passa a ser ilegal a contratação de temporários, essas circunstâncias.
Segundo a decisão, “existe direito público subjetivo de o concorrente aprovado em cadastro de reserva ser nomeado para cargo público quando, ocorrido o surgimento posterior de vagas”. A relatora da matéria, ministra Eliana Calmon (já aposentada), rejeitou entendimento de que STJ deveria se adequar à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que não reconheceu o direito à nomeação de candidato quando aprovado em cadastro de reserva.
Segundo o ministro Mauro Campbell, “a razão jurídica do direito à nomeação daqueles aprovados dentro do limite de vagas previsto em edital é a mesma daqueles do cadastro de reserva. Não é possível, com todas as vênias, admitir outra finalidade e outra razão de ser para a formação de cadastro de reserva se não for para que, uma hora ou outra durante o prazo de validade do certame, os candidatos deixem de ser reservas e passem a ser titulares de cargos públicos assim que surgirem as vagas”.

Fenômeno "Lua Azul" ilumina última noite de julho

Lua azul
Nesta sexta-feira (31), último dia de julho, haverá uma “lua azul”, assim chamada a segunda lua cheia no mesmo mês – fenómeno que ocorre de três em três anos, e só voltará a acontecer em janeiro de 2018.
Segundo o Observatório Naval dos Estados Unidos, cada ciclo lunar dura aproximadamente 28 dias e quando ocorre uma lua cheia no início do mês é provável que haja uma segunda no final. É isso que vai ocorrer hoje. A primeira lua cheia foi no dia 2 deste mês.
Apesar de ser denominada “lua azul”, o planeta vai aparecer como de costume, nas cores cinza, branca e prateada.
Segundo peritos, a lua ficou azul em poucas ocasiões, devido à poeira, cinza e fumo na atmosfera, provocadas por grandes erupções vulcânicas ou incêndios florestais.
A última “lua azul” ocorreu no dia 31 de agosto de 2012.
Agência Lusa

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Manaíra Produções e atores globais realizam oficina em Manaíra

          O grupo Manaíra Produções  está escrevendo vários pessoas interessados a participa das oficinas; para Roteiro, Interpretação, Montagem e Fotografia, são 34 vagas.

       O  inicio será dia 10 de agosto de 2015, serão três dias de oficina e mais três para por em pratica o aprendizado, durante gravação de um curta metragem que será exibido na cidade de Sousa - PB  

           As oficinas serão ministradas pelo diretor Marcos Carvalho a atriz Adriana Perim e o rotorista Tayrone Feitosa e um profissional Frances.

Meteorologista afirma que serão necessários cinco anos de chuvas para reservatórios voltarem ao normal

Meteorologista afirma que serão necessários cinco anos de chuvas para reservatórios voltarem ao normal
 O El Niño, fenômeno meteorológico que altera o clima mundial, tem trazido consequências preocupantes para o Brasil. No sul do país, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), as temperaturas têm ficado um 1°C acima da média histórica dos últimos 70 anos. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em ingês), 2015 deverá ser o ano mais quente da história.


A meteorologista da Climatempo Bianca Lobo diz que, nas últimas décadas, as temperaturas médias têm subido no mundo todo. Contudo, não é possível atribuir apenas à ação humana a responsabilidade pelo desequilíbrio climático. “É preciso observar, por exemplo, que hoje existem muito mais estações climáticas do que há 70, 100 anos. A própria Terra também tem períodos de resfriamento e de aquecimento natural. É claro que existe a influência humana nessa história, mas não dá para atribuir essas mudanças apenas a essa influência”, destacou.


Bianca explica que o El Niño exerce influência sobre a situação atmosférica atual, e que, por isso, as temperaturas no Brasil estão mais altas do que o normal. “No Sul, as temperaturas ficam mais altas do que a média porque as frentes frias não vêm acompanhadas de massas de ar polar. No Sudeste e no Centro-Oeste, por exemplo, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam instáveis. No Nordeste, as chuvas diminuem bastante, especialmente no interior”, pontuou. A meteorologista se mostra preocupada com o nível atual dos reservatórios brasileiros. Para ela, são precisos quatro ou cinco anos dentro da normalidade para que reservatórios — como o do Sistema Cantareira, que abastece São Paulo, voltem para os níveis que registravam antes da crise hídrica.


pbagora

Quadrilha explode caixa eletrônico, invade agência dos Correios e aterroriza cidade no Sertão da PB


Moradores da cidade de São José da Lagoa Tapada (Sertão do estado, a 462 km de João Pessoa) passaram por um grande susto na madrugada desta quarta-feira (29). 

Vários tiros foram disparados no Centro da cidade. Cerca de 10 homens fortemente armados ameaçaram policiais e explodiram um caixa eletrônico, além de danificar o prédio dos Correios. Eles dispararam vários tiros para cima e contra a delegacia, o que deixou moradores e policiais da cidade encurralados. Toda a ação durou cerca de 40 minutos e ninguém ficou ferido.

(Bandidos colocam fogo em carro durante a fuga)
De acordo com informações repassadas ao cabo José Adair Cavalcanti, do Batalhão de Polícia Militar em Sousa, os bandidos chegaram à cidade por volta das 2h15. 

Imagens abaixo
Parte do grupo ficou em frente à delegacia e ameaçou os policiais que estavam de plantão. “Eles não chegaram a entrar no prédio, mas, do lado de fora, ameaçaram os policiais. Disseram que quem saísse do local iria morrer. A ameaça também foi feita aos moradores. Eles dispararam vários tiros e deixaram todos acuados”, conta.

O resto dos assaltantes seguiu para o posto de atendimento bancário e a agência dos Correios. No banco, eles usaram dinamites para explodir um caixa eletrônico. A quantia roubada não foi divulgada. Depois, o grupo arrombou a agência dos Correios. “Também era intenção dos bandidos roubar o cofre dos Correios, mas eles não conseguiram”, completa o cabo.

Segundo a Polícia Militar, os assaltantes ainda efetuaram vários tiros, alguns para cima e outros contra a viatura da cidade. Foram encontrados cartuchos de espingarda calibre 12 e pistola 380. Após os disparos, o grupo fugiu em dois carros. Quatro viaturas do Batalhão de Sousa foram acionadas, mas os policiais não conseguiram finalizar as buscas, pois os assaltantes espalharam grampos na estrada que dá acesso a São José da Lagoa Tapada. As quatro viaturas tiveram pneus danificados e três precisaram ser rebocadas, segundo o cabo José Adair Cavalcanti.

A polícia suspeita que os bandidos tenham fugido com direção a cidade de Coremas (a 390 km de João Pessoa). Um carro foi encontrado queimado na rota da fuga e a polícia acredita que o veículo tenha sido usado pelo grupo. Até as 7h30, nenhum suspeito havia sido preso.



Do Blog do Gordinho - Imagens do WhatsApp

terça-feira, 28 de julho de 2015

Família tavarense procura mulher desaparecida há 6 dias

Na manhã desta terça-feira (28/07), Jean Francilino da Silva, procurou à redação do Blog do Aryel Aquino para solicitar informações sobre o paradeiro da esposa, Eliane Ferreira da Silva, 27 anos (foto), que desapareceu na tarde da última quinta-feira (23), da residência onde mora, na Rua Severino Felix, bairro Quadra Velha, na cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba.
Segundo o esposo, Eliane saiu de casa por volta das 15h com destino desconhecido, trajando blusa branca e calça jeans, e ainda carregando uma mala, de cor vermelha.
A mesma não levou os remédios controlados, que toma para depressão. O casal tem 02 filhos menores de idade, que estão desesperados à procura da mãe.
Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Eliane Ferreira, pode entra em contato pelo número (83) 9 9607-6827 ou com a redação do blog, através do e-mail:blogdoaryelaquino@hotmail.com – WhatsApp: (87) 9 9656-4022.

Tremor sentido em Caruaru teve magnitude de 3,3 graus


O Laboratório Sismológico da Universidade Federal Rural do Rio Grande  (LabSis/UFRN), confirmou, neste domingo (26), que o tremor de terra sentido ontem em Caruaru e em outras cidades próximas, na região Agreste de Pernambuco, atingiu a magnitude de 3,3 graus na escala Richter (que pode chegar até 9).

O tremor ocorreu por volta das 18h42 do sábado (25) e rapidamente ganhou as redes sociais, com moradores relatando ter ouvido um “estrondo”, como um relâmpago, e sentido portas e janelas tremerem.
De acordo com o LabSis, o epicentro do tremor ocorreu entre os municípios de Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste. Segundo os pesquisadores da UFRN, trata-se de uma área epicentral onde antes não haviam ocorrido sismos dessa magnitude. “Dada a localização, próxima ao Lineamento Pernambuco, é possível que esteja ocorrendo a reativação de um trecho do mesmo, o que já aconteceu em outras localidades como Caruaru, São Caetano e Belo Jardim”, revelam.
Os últimos registros do tipo na região foram nos dias 30 de junho e  1º de julho, quando o Laboratório de Sismologia da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) apontou um total de quatro tremores de terra. O primeiro tremor aconteceu às 15h53 com magnitude preliminar estimada em 1.9. O segundo evento ocorreu às 16h20 com magnitude preliminar estimada em 2.0. O terceiro evento ocorreu às 16h49 e teve magnitude preliminar estimada em 2.2.  Já na madrugada do dia 1º, o tremor aconteceu às 3h16 e teve magnitude preliminar estimada em 1.5 graus na escala Richter.

Zonas Eleitorais do alto sertão passarão por recadastramento biométrico

Nos próximos dias 28 e 29 de julho de 2015, o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Aurélio da Cruz, visitará as Zonas Eleitorais sediadas nos municípios de Pombal, Sousa e Itaporanga, objetivando concluir uma série de encontros, iniciados neste mês de julho, com gestores municipais buscando apoio das prefeituras ao projeto de coleta de dados com biometria dos eleitores.
Estas reuniões estão agendas com os juízes eleitorais, chefes de cartório, presidentes de Câmaras e prefeitos dos municípios envolvidos e têm a finalidade de conseguir junto às prefeituras, local e servidores para efetivar o sistema biométrico, recadastrando todo o eleitorado.
A Justiça Eleitoral da Paraíba, cumprindo meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recadastrou um terço do seu eleitorado, algo mais que 960 mil eleitores em 23 municípios; o propósito é recadastrar outros 916 mil, empreendimento que envolve 98 municípios compreendidos em 26 Zonas Eleitorais.
O recadastramento biométrico do eleitor envolve quatro passos básicos: atualização dos dados biográficos, digitalização da assinatura, fotografia e coleta das digitais de todos os dedos das mãos. Além de corrigir possíveis distorções do eleitorado, o procedimento confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, impedindo que uma pessoa tente se passar por outra na eleição.

Bandidos explodem agência bancária,Juazeirinho foi a vítima desta vez




Meliantes explodiram mais uma agência bancária na madrugada desta terça-feira(28) por volta das 2:30 horas no cariri paraibano, a agência do Bradesco,localizada na praça da juventude,centro da cidade de Juazeirinho.

Após o crime os bandidos saíram atirando,causando terror na população,já a agência ficou totalmente destruída,segundo relatos,confirmam que os bandidos estavam em um veículo gol de cor vermelho.

Informações dão conta de que o caixa eletrônico da agência teria sido abastecido um dia antes,visando atender seus usuários,haja vista a feira tradicional na cidade acontece as terças-feiras.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

Polícia apreende 470 aparelhos celulares em Coremas

Os aparelhos estavam sem a nota fiscal

A Polícia Civil da Paraíba apreendeu 470 celulares de diversas marcas e outros produtos eletrônicos sem nota fiscal na cidade Coremas, região do Vale do Piancó. A ação policial aconteceu nesta sexta-feira (24) e todo o material estava sob poder de Francisco Sales Querubino Neves, 55, conhecido como ‘Sales Modesto’.
De acordo com os policiais que realizaram o trabalho, a apreensão se deu durante levantamentos de rotina realizados na cidade, quando foi observada uma movimentação estranha próximo ao veículo em que Sales Modesto estava no momento em que a viatura se aproximou. Segundo os policiais, ele é investigado por crimes contra a economia popular em vários estados desde o ano de 1997 e já foi processado seis vezes pelo mesmo crime.
Contra Sales Modesto foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na delegacia de Coremas. Já o material apreendido seguiu para o fórum da cidade.

WSCOM Online

RPI se prepara para homenagear ‘Melhores de 2015’ no seu aniversário de 33 anos

RPI 33 ANOS
Nas comemorações dos seus 33 anos de existência, a Rádio Princesa Isabel estará homenageando os Melhores do Ano 2015. O coquetel dançante para entrega dos troféus aos Melhores do Ano será realizado no dia 5 de setembro, a partir das 21 horas, no Acqua Club. Serão homenageadas as pessoas e entidades que mais se destacaram pelos relevantes serviços prestados à cidade e região, em diversas áreas: Comércio, Indústria, Serviços, Lideranças Políticas ou Comunitárias, Educação, Cultura, Esportes, Empreendedorismo, Saúde, Administração Pública e Comunicação.
Durante este mês, a emissora, através da Midia10 Comunicação & Marketing, estará realizando um trabalho de pesquisa para definição dos indicados e a relação dos homenageados será divulgada no dia 5 de agosto, um mês antes da entrega da premiação.
A Rádio Princesa Isabel foi inaugurada em 7 de setembro de 1982 e surgiu graças à visão empreendedora do Dr. Aloysio Pereira e Gonzaga Bento. Atualmente é comandada pelo Grupo João Henrique, que investiu bastante e modernizou a emissora.
Este deverá ser o último ano da Princesa AM, que está concluindo o processo de migração para FM (Frequência Modulada).
O grupo musical Gente Boa, considerado um dos melhores da Paraíba, estará animando o evento que marca o aniversário da emissora líder de audiência na região da Serra do Teixeira.
O consagrado grupo apresenta um repertório com música de qualidade e tem passagens marcantes em grandes eventos, dentre eles o São João de Monteiro e o São João de Campina Grande – O Maior São João do Mundo.
RPI

sábado, 25 de julho de 2015

Aesa autoriza construção de 118 obras hídricas no semiárido paraibano



Com o prolongamento da estiagem no semiárido paraibano, diversas prefeituras estão pedindo autorização ao Governo do Estado para a construção de poços artesianos. Nesta sexta-feira (24), somente para a prefeitura de Coremas, foram emitidas 19 licenças de obras hídricas. O documento, que regulamenta as escavações, é expedido pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
Este ano, até o final do mês passado, a Aesa já havia emitido 118 licenças. A maioria das solicitações foi para construção de poços artesianos em sítios localizados na zona rural. “Esta autorização é necessária para execução de qualquer obra ou serviço de captação e oferta de água.
Pode ser a construção de um açude, de barragens ou até mesmo a transposição de água entre bacias hidrográficas”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. No ano passado, a Aesa emitiu 456 autorizações.
Para conseguir a licença de obra hídrica o interessado deve baixar um modelo de requerimento no site www.aesa.pb.gov.br e entregá-lo preenchido na sede da Aesa juntamente com uma cópia autenticada da escritura da área onde será realizada a construção. Também é preciso ter um mapa de localização do empreendimento, na escala 1:100.000, o projeto técnico da obra, assinado por profissional habilitado e cópia do CPF e RG ou CNPJ.
A taxa cobrada varia entre R$ 210 e R$ 400, de acordo com o tamanho da obra. Para esclarecer dúvidas relacionadas às licenças de obras hídricas a Aesa disponibilizou três números de telefone: 3225-5640, 3225-5468 e 3310-6367.

Empresa que estaria locando carros para prefeitura de Pocinhos é fantasma; investimento ultrapassa R$ 3,5 milhões

Prefeitura de Pocinhos alugava carros em empresa fantasma, diz MPF
Prefeito Cláudio Chaves não se manifestou sobre a denúncia
Mais um escândalo envolvendo o prefeito de Pocinhos, Cláudio Chaves Costa (PMN), veio à tona, nessa sexta, 24. De acordo com uma certidão do Ministério Público Federal, uma das empresas responsáveis pela locação de veículos na prefeitura de Pocinhos, cariri do estado, não consta no enderenço informado pelo poder executivo municipal.
O técnico responsável pela certidão, Vander Soares Zeca, informou que a empresa Santur Turismo – Aluízio Pessoa dos Santos – ME, não funciona na rua Glauber Alison Guimarães, 483, térreo, Bodocongó, em Campina Grande.
“Ao chegar ao local foi constatado apenas um imóvel residencial sem nenhuma placa ou identificação que demostrasse o funcionamento dessa empresa”, informou.
O prefeito está sendo investigado pelo ministério público da Paraíba (MPPB), por suposto superfaturamento na locação de veículos, que ultrapassam o montante de R$ 3,5 milhões de reais, em menos de 3 anos.
Apenas no ano anterior a prefeitura investiu mais de 2 milhões em aluguel de carros e chega a pagar por mês o montante de 200 mil.
As informações podem ser colhidas através do Tribunal de Contas da Paraíba.
A assessoria do prefeito e da empresa não se manifestaram.
BFND-1[1]
Paolloh Oliver

Presidente do TJPB se diz favorável à redução da maioridade penal no Brasil


sexta-feira, 24 de julho de 2015

Professores mantém paralisação à espera de bloqueio das contas da Prefeitura de Princesa Isabel

DSC07705
Os professores da rede pública municipal de Princesa Isabel decidiram manter a paralisação deflagrada hoje (23) até esta sexta-feira (24), em protesto contra o atraso no pagamento dos salários de junho.
Por volta das 8h desta quinta-feira, um grupo de professores e servidores da Educação seguiu até o fórum judiciário para pedir novo bloqueio das contas da Prefeitura, a fim de assegurar o pagamento dos salários atrasados. Em seguida, se dirigiram à sede do Promotoria de Justiça de Justiça da Comarca de Princesa Isabel.
O pedido tem  base na ação civil pública (Processo 0001039-27.2013.815.0311) aberta pelo Ministério Público da Comarca de Princesa Isabel para efeito de cumprimento de determinação judicial, que estabelece o pagamento dos salários do funcionalismo público municipal até o dia 10 subsequente ao mês trabalhado”.
Segundo o assessor jurídico do Sindicato dos Serviços Públicos Municipais de Princesa Isabel (SINSEMUPI), Rivaldo Rodrigues, a entidade aguarda a manifestação do Ministério Público sobre o requerimento de bloqueio, antes que o processo seja encaminhado ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
“Não há justificativa para o atraso reiterado, já virou carnaval, como também se configura descumprimento de ordem judicial, já com multa pessoal aplicada ao gestor, num ‘vaivém’ sem fim, pondo em xeque a credibilidade do Poder Judiciário, além de impor cruelmente sacrifícios à categoria dos servidores municipais”, afirmou.
Ainda de acordo com o advogado da entidade, “entre os dias 1º de junho até esta quinta-feira (23), a Prefeitura recebeu, só do Fundeb, R$ 800.620,81.Pra citar só junho, os valores do Fundo atingiram R$ 526.792,44. Os repasses  são regulares, há algo fora da normalidade”, afirmou.


FUNDEB JUNHO DE 2015
fundeb junho 2
“Para onde estão indo os recursos?”, questionou.
Neste sábado (25), os servidores realizam, na parte da manhã, uma assembleia para decidir se entram em greve a partir da próxima segunda-feira (27), até que a situação se regularize.

IMG-20150723-WA0003
Blog de Zé Duarte