quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quatro paraibanos morrem em acidente na divisa do Maranhão e Piauí

Quatro paraibanos morreram na manhã desta terça-feira (26), ao se envolverem em um acidente automobilístico no KM 26 da BR 230, entre as cidades de São João dos Patos e Barão de Grajaú, no Estado do Maranhão.

Entre as vítimas está o presidente da Associação Campinense de blocos Carnavalescas, José Antônio Cipriano. 

Morreram na hora José Antônio Cipriano, 59, e sua esposa Maria Vianey da Silva, 60, José Adeilton Rodrigues, 46, e Francisco Rodrigues de Moura, 37 anos. A ferida foi identificada como sendo Evaneide Freire Rodrigues, 44 anos.




De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Wellington Batista, cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres, estavam em um veículo Corsa Classic de placas da cidade de paraibana de Campina Grande, quando o motorista perdeu o controle e saiu da pista. Eles trafegavam pela rodovia federal com destino a cidade de Grajaú-MA.

“Quando o motorista saiu da pista, ele foi parar o acostamento e ao tentar retornar para a pista invadiu a mão contraria e a traseira do veículo colidiu de frente em um caminhão”, comentou o policial.
 Ainda de acordo com o inspetor, o veículo de passeio ficou praticamente destruído. “O Classic ficou bastante danificado. Em virtude do impacto, três homens e uma mulher morreram na hora. A outra mulher ferida foi encaminhada para um hospital local”
 Pelas características do acidente, a PRF acredita que o motorista tenha cochilado e provocado a tragédia. “A pista é uma reta e em perfeita condição. Acreditamos que o motorista do veículo cochilou no volante. Porém, só uma perícia mais detalhada vai poder confirmar o que provocou o acidente”, disse o inspetor Wellington Batista

Vitimas


.Portal Correio

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeito de Tavares anuncia apoio político a Ricardo Coutinho

O prefeito de Tavares, Dr. Ailton Suassuna (PMDB), esteve nesta segunda-feira (25) com o governador Ricardo Coutinho (PSB), a quem oficializou o seu apoio e de todo o seu grupo político. 
 
 O apoio do prefeito e do seu grupo político é em reconhecimento pelos investimentos que o Governo do Estado vem realizando, não só em Tavares, mas, em toda a região, assegurando recursos para estradas, saúde e educação.  O apoio de Doutor Ailton, que em 2010 votou em José Maranhão, é de suma importância para o governador Ricardo Coutinho, pois, trata-se de uma grande liderança da região de Tavares.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Campinense perde para Fortaleza mas decide em casa vaga

Campinense perde para Fortaleza mas decide em casa vaga  Jogando na Arena Castelão, estádio de Copa do Mundo, o Campinense perdeu para o Fortaleza pelo placar de 2 x 1 na primeira partida das semifinais da Copa do Nordeste. Jailson e Jackson Caucaia marcaram para os donos da casa no primeiro tempo, e Ricardo Maranhão descontou para os visitantes na segunda etapa.

A Raposa chegou a estar perdendo por 2 x 0 mas conseguiu fazer um gol fora de casa que lhe deu condições de decidir a vaga para a grande final da competição dentro casa. Por conta do gol marcado fora de casa, o Campinense só precisa vencer o Fortaleza no segundo duelo entre as duas equipes marcado para o próximo domingo no estádio o Amigão em Campina Grande, por um placar simples de 1 x 0. Isso porque, o gol fora é critério de desempate.

O Campinense não fez um bom primeiro tempo. Nos primeiros minutos da partida, o Fortaleza era o time mais presente no campo do adversário. O Campinense, contudo, marcava forte e não permitia a aproximação à meta de Pantera. Com passes precisos na saída de bola, a equipe paraibana tentava surpreender os mandantes no contra-ataque. Com a dificuldade de ambos os lados de invadir a grande área, a saída eram os chutes de média e longa distância. Jailson, pelo Leão, e Bismarck, para a Raposa, tentaram, mas os goleiros espalmaram.

A arma do Tricolor do Pici era a velocidade de Assisinho que começou a ser explorada aos 26 minutos. Quando acionado pela esquerda, o atacante passou pela marcação, entrou na área e foi derrubado. Pênalti para o Fortaleza, que Jailson cobrou forte e balançou as redes na Arena Castelão: 1 a 0. Ao invés de motivar, o primeiro gol intimidou ainda mais o Campinense, irreconhecível em campo. Recuado, o time dava espaços ao adversário. Aos 42, Marinho Donizete cruzou e Jackson Caucaia cabeceou com estilo no ângulo de Pantera: 2 a 0.

A Raposa acordou e até tentou diminuir o prejuízo com Bismarck que cruzou rasteiro para Jeferson Maranhense, que pegou muito embaixo e isolou a melhor chance rubro-negra.

No segundo tempo, o técnico Oliveira Canindé deu um "puxão de orelhas" nos jogadores que voltaram melhor. Nos vestiários, ele disse que o time precisava entrar no jogo e marcar pelo menos um gol. O tricolor também voltou do intervalo mais ofensivo. Os mandantes tinha mais posse de bola, ocupavam bem o campo adversário, mas não finalizavam tanto quanto no primeiro tempo. O técnico Vica deciciu, então, trocar João Henrique por André Luís. O atacante aumentou a movimentação da equipe, mas não foi dele o chute que quase originou o terceiro gol. Após cobrança de escanteio, Caucaia ficou com a sobra e encheu o pé. A bola passou rente a trave de Pantera.

O Campinense não conseguia ser a equipe que foi, por exemplo, contra o Sport, no duelo de quartas de final. A marcação e a força nos contragolpes já não eram as mesmas. Com o passar do tempo, o Fortaleza também perdia seu ímpeto. A partida ficou muito mais truncada no meio campo e as oportunidades de gol rareavam.

Aos 38 minutos veio o lance que mais a torcida do Campinense aguardava. Em um lampejo do time que derrubou o Sport na Ilha do Retiro, Panda investiu pela direita e cruzou para Ricardo Maranhão, que bateu firme para as redes: 2 a 1. O jogo voltou a ficar eletrizante no fim, mas as finalizações não encontraram mais o gol. Aos 47, Ricardo Maranhão perdeu a chance de empatar a partida: a bola cabeceada pelo jogador tirou tinta da trave de João Carlos.

O jogo da volta está marcado para as 16h do próximo domingo (03), no Estádio Amigão, em Campina Grande. Para a Raposa, uma vitória simples (1 a 0) garante a classificação. A repetição do resultado leva a decisão para os pênaltis. Ao Leão, um empate basta para chegar à final.

Severino Lopes com Esporte Interativo

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Suposta imagem de Santa aparece em lençol de hospital, após cair pingo de sangue.


Uma mancha que apareceu em um lençol de um hospital do interior de Pernambuco, após cair um pingo de sangue de um paciente, tem intrigado muita gente. A imagem formada se assemelha ao rosto de Nossa Senhora de Fátima, de acordo com testemunhas.

O fato aconteceu no Hospital Regional de Limoeiro, na cidade de mesmo nome, no Agreste do estado, a 77 quilômetros do Recife.

O diretor do hospital, Roberto Rios, conta que um senhor de 86 anos estava internado, com infecção urinária e suspeita de leucemia, na sexta-feira (15).

Imagem abaixo:
"A enfermeira foi retirar sangue para proceder um exame, quando caiu uma gota no lençol que o cobria, formando a imagem", conta. De acordo com Rios, o paciente foi transferido para o Hospital Otávio de Freitas, no Recife, mas faleceu na quarta-feira (20).

Diante da comoção dos pacientes e acompanhantes que estavam próximos ao senhor na enfermaria, o diretor da unidade de saúde pediu o lençol para mostrar a alguém da igreja da cidade.

O pároco da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, José Nivaldo da Silva, viu o lençol. "Tem a aparência de um rosto sim. Tem um pouco da imagem de Maria. Mas não me precipito em dizer que é a imagem de santo nenhum", afirmou.

Fundo do Baú

     Foto da Igreja da Cidade de Manaira na época em que estava sendo construída a torre.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Emater promove leilão de carros usados neste sábado


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) vai realizar um leilão de carros usados, neste sábado (23), em sua sede, na estrada de Cabedelo. O pregão começa às 9h e será presidido pelo leiloeiro oficial do Estado, Armando Gusman Torres.
De acordo com o edital do leilão, os lances dados tanto por pessoas físicas quanto jurídicas serão verbais, a partir do valor mínimo estabelecido. O pagamento do bem adquirido será feito à vista, no ato da arrematação.
Os carros a serem leiloados já estão expostos no pátio da Emater, onde podem ser vistoriados das 7h30 às 12h, de segunda à sexta-feira. Entre os veículos estão Fusca, Corsa Wind, Gol, Ford KA, Parati L, Uno Mille, Fiorino, Pampa, Escort, Santana e ônibus.
O último leilão de carros e de outros bens inservíveis, realizado na  Emater, ocorreu em 2011 e todos os lotes foram arrematados em pouco mais de uma hora. A expectativa do leiloeiro oficial é de que o novo pregão alcance o êxito dos anos anteriores.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Princesa Isabel: Igreja visita com fieis Açude Jatobá II

A igreja católica de Princesa Isabel reuniu na última sexta-feira os fieis para uma caminhada até o Açude Jatobá II para verificar de perto a real situação do manancial que abastece a cidade. Em suas palavras o pároco Frei Sérgio que sempre vem buscando conscientizar a população sobre as suas responsabilidades sociais, mais uma vez fez questão de mencionar que a situação do açude de Princesa Isabel é uma preocupação de todos. Apesar das previsões apontarem chuvas nesta região, o Jatobá não sairá do cenário alarmante em que se encontra sem que as autoridades competentes comecem a agir. Medidas urgentes como limpeza do açude, devem ser tomadas.

Aesa prevê continuidade das chuvas nas próximas 24 horas

Nesta terça-feira (19), a previsão é de variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva nas regiões da Paraíba. Isto se deve ao deslocamento de nebulosidade proveniente da Zona de Convergência Intertropical. O município de Alhandra, localizado a 48 quilômetros de João Pessoa, foi a cidade onde mais choveu nas últimas 24 horas.
De acordo com as estações meteorológicas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o índice pluviométrico registrado foi 109,3 mm.
Na capital paraibana, foram registrados 24,5 mm em apenas quatro horas. “Este foi resultado do monitoramento entre as 6h e 10h desta manhã, que foi um período mais intenso. Mas os números estão dentro da normalidade. Até o momento não há motivo para preocupação”, explicou a meteorologista Carmem Becker.

Durante o final de semana, o líder no ranking das chuvas foi o município Riacho dos Cavalos, com 105 mm de chuvas. Catolé do Rocha também esteve entre as cidades mais chuvosas, contabilizando 78,5 mm do sábado para o domingo.

“As condições meteorológicas continuam favoráveis à ocorrência de chuvas em virtude do deslocamento de nebulosidade proveniente da Zona de Convergência Intertropical. Poderão ser registradas chuvas de intensidade moderada a forte tanto no semiárido paraibano quanto em áreas do Agreste, Brejo e Litoral no decorrer das próximas 24 horas”, concluiu a meteorologista.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Chuvas traz de volta a esperança do sertanejo

       Desde das chuvas caida em solo sertanejo nos ultimos três dias,a  esperança aflora no rosto do povo do sertão. Foi  registrado chuva em bom nível em nosso sertão, em alguns pontos até chegou  á destruir pequenos açudes e acabando entradas de terras além de registro da  queda de uma  casa na cidade de Sousa.


  

MAIS UMA: Governador inaugura pavimentação da rodovia que liga São José da Lagoa Tapada a Coremas

O governador Ricardo Coutinho inaugurou neste sábado (16), em São José da Lagoa Tapada, a pavimentação da PB-348, trecho de 28 quilômetros que liga a cidade à Coremas.  A população foi à praça pública no início da tarde para comemorar a conquista de um sonho realizado que era almejado há muitos anos.  Em todo o Estado, o governo atual já pavimentou 828 quilômetros de rodovias. A média é de quase duas inaugurações de estradas por mês. O asfalto avança cerca de dois quilômetros por dia.

Com recursos do Estado e da CAF (Corporação Andina de Fomento), o governo investiu na obra R$ 8.574.016,25, contemplando uma população de 23.776 habitantes. A pavimentação da rodovia promove o desenvolvimento social e econômico da região, amplia e moderniza a infraestrutura rodoviária do Estado, integra os municípios contemplados, oferta economia, conforto e segurança aos seus usuários, gera emprego e renda e melhora a qualidade de vida da população local.  

Ricardo Coutinho afirmou que um dos alicerces do desenvolvimento de municípios e regiões é a integração de estradas pavimentadas. Externou sua alegria de levar à população de São José da Lagoa Tapada importante obra que contribui com o progresso local e da região. No município, ele inaugurou a 27ª rodovia pavimentada em seu governo e lembrou que no total já assinou, nesses dois anos e 45 dias de gestão, 51 ordens de serviço para pavimentação de estradas.

“Nós estamos implantando soluções estruturantes para cada região desse Estado. Com esses 30 quilômetros asfaltados, a gente consegue unificar duas regiões, aumentar a perspectiva do comércio e, ao mesmo tempo, fazer com que o Vale do Piancó esteja interligado com o alto Sertão”, ressaltou.

Por fim, Ricardo Coutinho agradeceu a acolhida calorosa da população e das lideranças locais e de municípios vizinhos, a exemplo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos. O governador estava acompanhado da esposa Pâmela Bório e do filho Henri

O secretário da Infraestrutura, Efraim Morais, afirmou que a rodovia PB-348 diminui distâncias entre os municípios. O deputado estadual Lindolfo Pires destacou que comerciantes da cidade de Sousa também foram beneficiados com a nova rodovia porque ganharam tempo no transporte de mercadorias e estão tendo menos despesas com caminhões, pois não há mais buracos na estrada.
 
 
O diretor de Obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélio Cunha Lima, informou que estão em obras outras 23 rodovias, há mais seis ordens de serviços a serem assinadas e mais 12 obras em projeto.

Benefício – Fernando Ponce Leon, farmacêutico na cidade há 40 anos, avaliou o benefício social de uma estrada asfaltada. “Essa rodovia pavimentada é de uma dimensão incalculável. Beneficia toda a região e era um sonho que a comunidade alimentava. Só temos que parabenizar o governador Ricardo Coutinho que é um gestor sério e trabalhador”.


A jovem Marilda dos Santos Braga afirmou que o asfalto de acesso à sua cidade facilita a vida de todos. “Esse asfalto trouxe muitos benefícios no deslocamento das pessoas até Coremas e outras cidades. Agora a viagem é mais rápida, segura e confortável, viabiliza também o trabalho das ambulâncias do Samu”.

O prefeito de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Neto, além da rodovia, também agradeceu ao governador pela implantação de uma adutora que resolveu o problema da falta d'água no município. Já o prefeito de Coremas, Antônio Lopes, ressaltou a importância social e econômica que terá o Anel Viário do Cariri, a maior obra viária do Estado, e transmitiu ao governador a alegria do povo de Coremas pela pavimentação da PB-348/366.

O tráfego médio de veículos é de 318, sendo 134 automóveis, 48 camionetas, seis ônibus, 42 caminhões e 88 motos. Iniciadas em abril de 2011, as obras de pavimentação foram concluídas neste mês de fevereiro. Entre os serviços executados, se destacam terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas de segurança da faixa de domínio, gramagem e paisagismos em taludes e sinalização horizontal e vertical.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Nel de Zé de Douca é Sondado pela Cúpula Estadual do PMN para ser candidato a deputado em 2014


Foto da ultima campanha de prefeito

Em TV Aberta (TV Correio), neste último domingo, a presidenta do PMN estadual, Lídia Moura, em comum acordo com os partidários do Partido da Mobilização Nacional (PMN) postulou o nome de Nel de Zé de Douca como provável candidato a deputado estadual pela sigla. “Nel é um forte nome da região de Patos, pois apesar de enfrentar dois grupos antigos e históricos da cidade de Manaíra, demonstrou força e liderança a contrapor ideias retrógradas e a política do atraso que Manaíra vive a mais de 50 anos de emancipação. Vamos traçar caminhos e emplacar força nessa candidatura vencedora do PMN”, disse Lídia Moura.

Facebook de  Gilberto Dilo.

Ricardo Coutinho anuncia solução para a água de Princesa Isabel

O governador Ricardo Coutinho confirmou por telefone para o Corregedor Geral do Estado , Tião Lucena, que é Princesense, que já se encontra na Suplan, para ser licitado, o processo de implantação de todo o abastecimento d"água de Princesa Isabel. A notícia foi confirmada ontem à tarde. Esta semana o vereador da cidade de Princesa Isabel , Irismar Mangueira abriu na internet um abaixo assinado eletrönico reivindicando a substituição dos equipamentos hoje utilizados no abastecimento d"água da cidade de Princesa, que datam da década de 60 ( foto)e estão totalmente superados. O vereador Irismar Mangueira, do PCdoB, está recolhendo assinaturas eletrônicas para enviar um pedido ao governador Ricardo Coutinho: cuidar da água de Princesa. Atualmente a população bebe uma água de péssima qualidade e as máquinas que decantam a água estão sucateadas e, o mais grave, dia sim, cinco não, chega o precioso líquido aos lares princesenses. Canos de amianto, contendo produtos cancerígenos, levam a pouca água para as residências, através de bombas que mal funcionam, como relatou o vereador . Segundo informações do Corregedor do Estado, Tião Lucena, o governador Ricardo Coutinho garantiu que tão logo seja feita a licitação os serviços serão iniciados e que os recursos para a obra já se encontram disponíveis.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

PF desarticula quadrilha especializada em roubo a agência dos Correios na Paraíba

A Delegacia de Polícia Federal em Campina Grande/PB deflagrou nesta quinta-feira (14), a ‘Operação Cinzas’, que envolveu 20 policiais federais, nos municípios de Campina Grande e Boqueirão, para desarticular  grupo criminoso especializado em roubos a Agências dos Correios no Estado da Paraíba.

As investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Campina Grande/PB foram iniciadas no ano de 2011, em razão do roubo à agência dos Correios de São Domingos do Cariri e possibilitaram a identificação de integrantes da organização criminosa envolvidos com os crimes contra os Correios na região de Campina Grande.
Ainda na fase de investigação, foi possível realizar a prisão em flagrante de outros dois membros do grupo criminoso, logo após o assalto à Agência dos Correios do Município de Alcantil/PB, ocorrido em 31.01.2013.
Durante a deflagração da “Operação Cinzas” foram cumpridos 03 mandados de prisão, 04 mandados de busca e apreensão e 01 medida judicial de restrição de direitos que subsidiarão a identificação de outros envolvidos com os assaltos.
Os presos serão encaminhados para a Cadeia Pública do Município de Campina Grande/PB e responderão criminalmente como incursos no crime de roubo, art.157, § 2º, I e II do CPB.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sobe para 36 o número de açudes na Paraíba que têm 20% do nível de água

O número de açudes em situação crítica na Paraíba subiu para 36 e a seca continua castigando milhares de paraibanos, sobretudo das regiões do Cariri, Sertão e Curimataú do Estado. Dos 121 reservatórios monitorados pela Agência Estadual de Gestão das águas (Aesa), onze já estão secos e outros oito estão com capacidade de armazenamento inferior a 5%. 
O carro pipa de água subiu de R$ 50 para R$ 100 em Juazeirinho. Em outras localidades a água escassa tem se tornado um artigo de luxo. O quadro pode mudar a partir do próximo mês, de acordo com a Aesa, que prevê chuvas regulares ocasionadas por mudanças climáticas no sul do aceano atlântico.

Levantamento
Conforme o levantamento da Aesa, a maioria dos açudes em situação critica ficam no Sertão, a exemplo do açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, responsável pelo abastecimento de pelo menos 10 municípios da região e que está com apenas 13,5% de sua capacidade. No Cariri existem oito reservatórios em situação critica e no Curimataú são três. No Brejo, são dois mananciais com volume menor que 20%.

Em algumas cidades que dependem exclusivamente do abastecimento de adutoras locais, como é o caso de Santa Cruz, no Alto Sertão, os moradores estão tendo que retirar do próprio salário para comprar água que tem aumento o valor em até 100%. “ Eu chego a gastar mais de R$150 por mês comprando água que vem do Rio Grande do Norte, em carros improvisados. A água é para somente  para o consumo e nem da para tomar banho, senão falta para beber e cozinhar. Está uma situação difícil e se não chover nos próximos dias, a tendência é ficar ainda pior”, disse a comerciante Iraci Nascimento.

Água sobe para R$ 100
Na comunidade rural de Barra de Juazeirinho, um carro-pipa de água subiu de R$ 50 para R$ 100 e os moradores que não tem condições de comprar, estão tendo que percorrer até 10 quilômetros para buscar água na zona urbana. “Quanto mais a seca aumenta e se prolonga, mas as coisas ficam difíceis. Em dezembro eu comprava uma carrada de água do pipa por R$ 50, esse mês o pipeiro já veio dizer que agora só vai trazer por R$ 100. Tenho gastado metade do meu salário só com compra de água e isso para beber e cozinhar. Pra tomar banho, é o jeito cavar um cacimba para ver se encontra água”, lamentou o aposentado José Paulino.

Embora no Departamento Nacional de Obras contra Seca (Dnocs) ter informado mês passado que suspendeu sistema de irrigação nos açudes, por conta da redução do volume de água, ainda é possível encontrar áreas sendo irrigadas em Condado, no Sertão, através do reservatório Engenheiro Arcoverde, que abastece os municípios da região. De um lado, o que se vê são carros pipas sendo carregados para matar a sede dos moradores e do outro, plantios de hortifrutis particulares.  

Ânimo
De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o mês de março deverá registrar chuvas, sobretudo nas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú. Segundo Marle, as águas do oceano atlântico, situadas na parte sul, que estavam frias abaixo do normal ano passado, já estão com a temperatura elevada, o que favorece a ocorrências de chuvas no Nordeste do Brasil. 

“Nesse momento, não está ocorrendo manifestação nem do fenômeno El nino e nem La nina, porque o oceano pacífico está neutro. Por outro lado, as condições do atlântico sul estão bem favoráveis às precipitações no Nordeste, sobretudo no Sertão e Cariri da Paraíba. Acontece que as águas estão levemente mudando de temperatura e se continuar dessa forma, o mês de março será chuvoso. A informação traz ânimo para moradores de comunidades rurais que esperavam as chuvas para minimizar os efeitos da seca que persiste desde o ano passado.

Fonte: Portal Correio

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

GTE e PM apreende 4kg de cocaína na manhã desta segunda-feira no Sertão da Paraíba. Confira!

Numa ação conjunta, entre o Grupo Especial Tático (GTE), e a Polícia Militar foi apreendido às 5h da manhã desta segunda-feira (11) nas imediações do Aeroporto de Sousa, no Sertão do Estado, 4 kg de cocaína pura em poder de um cajazeirense.

A droga estava sendo transportada pelo acusado, quando o GTE fez a monitoração do elemento. Após atitude suspeita, o acusado recebeu voz de prisão, onde foi constatado o transporte do ilícito. O individuo foi encaminhado a 9º Regional da Polícia Civil de Cajazeiras.

De acordo com o Delegado, Gilson Telles, responsável pelo caso, ele irá apresentar a droga, juntamente com o traficante. O Delegado ainda disse que irá revelar mais detalhes da operação que resultou na apreensão.

  Folha do Sertão

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Imaculada: Moradores fazem protesto para chamar atenção do Estado

Uma comissão independente formada por cidadãos Imaculadenses e incentivada pelos jovens: Wagner Leite, Edilson Alves e Edmilson Soares, conseguiu organizar uma manifestação na PB -306 objetivando atrair a atenção do Governo do estadual da PB para a questão da escassez de água pela qual passa o município. Desde janeiro de 2012 alguns relatórios têm sido enviados pelos membros do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba, relatando a perda imensa de rebanhos, açudes secos como, por exemplo, Açude Quincas no sítio Serraria, seco desde abril de 2012, onde o mesmo abastecia cerca de 90 famílias; Açude do Xerém que abastecia o Distrito de Palmeira e sitios vizinhos com cerca de 5.500 habitantes que secou em setembro do mesmo ano.
Recentemente o principal manancial de Imaculada, o açude do Albino, ficou praticamente sem água para suprir as necessidades básicas da população e o consumo animal, "Diante de tal situação os Imaculadenses estão tendo que comprar água a particulares à preço de ouro esse povo não encontra outra solução além de clamar a Deus, e por isso mesmo decidimos se manifestar e mostrar a nossa indignação com a falta de providencias pelo poder público." Frisou um dos organizadores do manifest

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

VIBROU: 'Preso esconde celular no fiofó e é traído pelo toque'

Um prisioneiro do Sri Lanka que tentou esconder seu telefone celular durante uma inspeção em sua cela foi descoberto quando os guardas ouviram toques vindos de suas nádegas, informou um funcionário dos serviços médicos nesta sexta-feira.

O condenado de 58 anos de idade precisou ser internado no hospital nacional em Colombo, onde os médicos mais tarde retiraram o aparelho de seu reto.

"O homem tinha escondido o telefone dentro dele mesmo", disse o funcionário, que pediu para não ser identificado.

"Infelizmente para ele, o telefone tocou na hora errada e os guardas sabiam que ele tinha um telefone na extremidade errada".

Ele disse que o homem permaneceu no hospital por dois dias, mas recebeu alta e foi enviado de volta para a prisão nesta sexta-feira, depois que o celular foi retirado.

O preso está cumprindo uma pena de 10 anos por roubo na prisão de segurança máxima de Welikad
a, na capital.

Prefeitura de São José de Princesa realiza domingo de carnaval com folia em praça pública

A praça de São José de Princesa é mais uma vez o cenário do Carnaval oficial do município, com shows de bandas regionais no tradicional domingo de carnaval. Atrações como Pagodão Estilo, Riqueza Elétrico e Bom Embalo irão animar os foliões no domingo (10). O evento, realizado pelo Governo Municipal de São José de Princesa, tomou grandes proporções recebendo públicos de cidades vizinhas e turistas de outros estados como Pernambuco. O local da apresentação das bandas contará com segurança e integrantes da Polícia Militar garantindo segurança aos participantes do evento.

Promotoria de Direitos Difusos comarca de Princesa Isabel divulga recomendação para o carnaval de rua

 
O Ministério Público através da Promotoria de Defesa dos Direitos do Cidadão, do Meio Ambiente e da Infância e Juventude, considerando a proximidade das festividades carnavalescas a serem promovidas nas cidades de Princesa Isabel, Tavares, Manaíra e São José de Princesa resolve baixar portaria com várias determinações, entre elas sobre o horário da duração dos festejos, onde no que diz respeito ao uso de som nas vias públicas, devem ocorrer até as 03h da madrugada. Já nas sedes de blocos e estabelecimentos particulares o som poderá ser usado até as 05 h da madrugada. A portaria determina também que as secretarias do meio ambiente das cidades citadas atuem na contribuição para que as medidas determinadas pelo MP sejam cumpridas. As prefeituras devem colocar a disposição um conselheiro tutelar, junto às autoridades policiais, para a recepção dos menores apreendidos. A medida determina que os blocos se empenhem em fornecer bebida a seus integrantes em recipientes descartáveis , evitando a circulação de vidros, além de não fornecer bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Em uma outra recomendação, a portaria determina que os paredões de som devem ser cadastrados junto a Prefeitura Municipal.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Depois do ‘SOS Seca Paraíba’, estados do NE também devem aderir à campanha



A mobilização promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) com objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para adotar ações emergências e efetivas no combate aos efeitos da seca deve romper a fronteira do Estado e chegar ao Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. 

De acordo com o deputado Francisco de Assis Quintans (Democratas), presidente da Frente Parlamentar da Seca da ALPB, a campanha ‘SOS Seca Paraíba’, lançada mês passado, será adotada pelos estados vizinhos, que a partir de março, já deve recolher assinaturas da população para posteriormente o documento ser entregue a presidente Dilma Rousseff.

“Eu já fui procurado por deputados do Rio Grande do Norte, de Alagoas e de Pernambuco que também pretendem promover a mobilização em seus estados. O bispo Dom Geniovaldo, presidente regional do Nordeste já me procurou para que eu faça palestra explicando sobre a campanha para a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e eles mobilizem a sociedade”, contou o deputado, que destacou que o convite também foi recebido por diversas entidades classistas. 

Assis Quintans afirmou estar otimista para que a campanha chegue a todo o país e que medidas efetivas sejam adotas pelo Governo Federal “para acabar, de uma vez por todas,  com a seca no Nordeste”. Segundo o parlamentar a campanha ‘SOS Seca Paraíba’ já conseguiu recolher mais de 100 mil assinaturas e que a meta é coletar pelo menos 300 mil para convocar uma audiência com a presidente Dilma. 

O abaixo-assinado também está disponível na internet, mas conforme contou Quintans é necessário que haja uma campanha de divulgação para que os internautas também se envolvam na campanha. “Até agora só conseguimos seis mil assinaturas na internet”, disse. O democrata afirmou que irá sugerir a ALPB que faça “um dia D” apenas para divulgar a mobilização na internet.

A campanha na Paraíba é fruto da “Caravana da Seca”, realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012 e que teve como objetivo verificar a situação de calamidade enfrentada pela população nos municípios do Estado em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema.

MANAÍRA: Pressão popular faz prefeito reabrir o SAMU


Uma das primeiras decisões do novo mandato do prefeito de Manaira no inicio de Janeiro de 2013 foi fechar o Samu e deixar a população desassistida do serviço de urgência, alegando  que a Prefeitura não tinha como fazer uma nova licitação e nem assinar um novo contrato.  Mais hoje  dia 07 de Fevereiro a nossa redação recebeu a boa noticia de que o SAMU de Manaira  está de volta, ótimo parabéns para o nosso povo que cobraram e reivindicaram por este serviço que é um direito do cidadão pois a constituição federal garante acesso á  saúde.
A decisão tomada pelo gestor local em Janeiro passado repercutiu mal em toda imprensa do estado e foi destaque nos principais portais de noticias,  blogs, rádios e vários outros órgãos de comunicação estado afora, além de virar o principal assunto em redes sociais.  A cobrança popular foi forte;  nas rádios da região  pessoas ligavam pedido o serviço de volta além do clamor das ruas. Tudo  isso deve ter  feito  o gestor repensar sobre o assunto, e reabrir o SAMU .
Em um passado próximo outra pressão popular  fez com  que  a câmara de vereadores de Manaíra revogasse a lei que cobrava a taxa de iluminação publica da população de Manaíra.

   É parece que aos pouco o povo está aprendendo a reivindicar seus direitos, mais que ainda tem muito coisa a ser cobrado. 
    O papel da impressa é esse noticiar os fatos custe o que custa doa a quem doer, noticiamos o fechamento e agora estamos aqui noticiando a reabertura.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Construção da PB-400 no Vale do Piancó; realização de um sonho de muitos santineenses.


Iniciada desde Setembro do ano passado, a construção da PB-400, que vai ligar Conceição a cidade de Santa Inês, no Vale do Piancó, terá uma extensão de 12 km.

De acordo com o prefeito de Santa Inês, Dr. João Nildo, o pleito da PB-400 era um sonho antigo dos moradores, e desde o mês passado o Governo do Estado assinou a ordem de serviço para conseguir realizar este sonho.

(Visão sentido Conceição-PB)
“Esta é uma obra histórica para o município, pois vai aumentar o escoamento da produção daquela área, além de diminuir em mais da metade o tempo de deslocamento. O percurso entre Santa Inês e Conceição é normalmente feito em pouco mais de meia hora devido ao estado da via. Depois de pronta a PB-400 vai permitir que o mesmo trajeto seja feito em aproximadamente quinze minutos. Esse pleito antigo dos moradores da região agora sai do papel e se transformará em realidade”, destaca o prefeito.


O valor da obra ficou estimado em mais de 12 milhões de reais, e empresa responsável pela pavimentação da Rodovia, a G&F LTDA, pediu um prazo de 720 dias para realizar a entrega deste beneficio.

Moradora de Santa Inês há mais de 20 anos, a dona de casa, Sandra Maria da Silva, vai sempre à Conceição mais de uma vez na semana e ficou feliz quando soube da notícia que a obra será realizada.

“Eu acredito que vai melhorar muito, não só pra mim como para todos os moradores que dependemos do transporte para vir à cidade e voltar pra Santa Inês. O asfalto na estrada vai nos beneficiar porque iremos chegar com mais tranquilidade e mais rapidez. Hoje mesmo, como a estrada é de terra, em alguns pontos o carro precisa passar devagar porque o motorista não pode arriscar a vida dos passageiros, e isso faz a gente gastar uma média de 30 minutos para fazer uma viagem tão curta que acaba sendo demorada. Outra melhoria que vem com a obra é que vai diminuir a poeira nas casas, eu moro próximo a estrada e quando chove junta lama, quando o tempo está seco, junta muita poeira”, falou à moradora que segundo ela, há muito tempo escuta a história da construção da via.

O benefício trará desenvolvimento e mais economia ao município. Ansiosos, moradores das localidades nem fazem questão pela quantidade de poeira feita pelas maquinas que não param de trabalhar. Conforme os dados de 2009 do IBGE, a população da cidade de Santa Inês é estimada em 3.834 habitantes. 

DiamanteOnline

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Prefeita de Diamante assina convênio com Estado e consegue três carros pipas em caráter de urgência; outros convênios foram firmados. Confira!


O município de Diamante, no Sertão do Estado, firmou convênio com o governo estadual onde o intuito é de reduzir os sofrimentos tidos em decorrência da Seca, pelo menos no âmbito municipal.

De acordo com a Prefeita Marcília Mangueira, o convênio foi com a Secretaria de Infra-Estrutura da Paraíba, objetivando o abastecimento d’água, através da utilização de três carros pipas.



Os abastecimentos estão previstos para iniciar a partir do próximo dia 15, atendendo a urgência do pedido da prefeitura.
 
Damanteonline

Ministro afirma que águas do São Francisco chegarão à PB em 2014

.
As águas da transposição do Rio São Francisco poderão chegar à Paraíba ainda no próximo ano. A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho, durante visita às obras do eixo norte, em São José de Piranhas, no Sertão do Estado, na última sexta-feira (1º). Segundo ele, a primeira região a receber a água do “Velho Chico” deverá ser o Cariri, através da conclusão das obras do lote 12, do eixo leste que terminará em Monteiro. No local, as obras foram retomadas no mês passado. Já no Sertão, porta de entrada do eixo norte na Paraíba, o lote 7, que está paralisado há mais de um ano, será relicitado no próximo dia 28, conforme garantiu o ministro e a previsão é que toda atividade seja concluída em dezembro de 2015. O lote terá um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões. De acordo com Fernando Bezerra, o Ministério reconhece que existem obras paradas e que os interrompimentos atrasaram a transposição, mas garantiu que todas os lotes que estão paralisados serão retomados ainda neste primeiro semestre do ano. Ele explicou que dos 16 lotes que compõem os eixos norte e leste, um já está concluído onze está em andamento e outros quatro estão em fase de processo licitatório.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Criança de 12 anos era nomeada em prefeitura do Sertão

Menores de idade, entre os quais até crianças de 12 e 13 anos, foram contratados pela Prefeitura de Conceição como funcionários municipais. Esses contratos são de anos atrás, mas somente agora o escândalo veio à tona a partir de uma investigação criteriosa que a nova administração está realizando no quadro de pessoal da Prefeitura. A denúncia é do secretário municipal de Administração, Edvaldo Vieira Ramalho. Um dos casos mais absurdos envolve uma professora que foi contratada aos 12 anos de idade. Comparando a idade atual da funcionária e o seu tempo de trabalho, verifica-se que ela foi admitida no serviço público irregularmente. “Mas há outros servidores que também foram contratados quando eram menores de idade, com 13, 14 e 15 anos”, comentou o secretário. Mas há muitas e diversas irregularidades no quadro de funcionários, que, segundo ele, é o principal problema enfrentado pela nova gestão. Há casos de servidores da Prefeitura que residem foram da cidade, alguns deles até fora da Paraíba. “Esses funcionários recebiam salário sem trabalhar, mas já tiveram seus salários suspensos este mês”, comentou Edvaldo, ao informar que há servidores municipais de Conceição residindo hoje em Cajazeiras, Sousa, Patos, São Paulo e outros lugares pelo Brasil afora. 
 
Blog da Sabrina

Natureza: Impressionante Cobra é flagrada devorando um gnu na África do Sul



Uma foto inédita foi divulgada pela agência Caters mostra o momento em que uma cobra píton devora um filhote de gnu no Parque Kruger, na África do Sul. Os gnus são um tipo grande de antílopes que vivem na porção mais ao sul do continente africano. Eles habitam as savanas e formam grandes grupos.
Segundo a agência, a imagem é rara porque se considerava que esse tipo de serpente normalmente se alimenta de animais muito menores. O autor da foto é Rudi Hulshof.
O GNU SERIA SEMELHANTE A ESTE