terça-feira, 15 de maio de 2012

Tavares está sendo monitorada pelo Ibama por situação irregular com animais



Cerca de 120 animais que estavam em situação irregular foram apreendidos por fiscais do da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) durante operações que vêm acontecendo desde o último 10 em várias cidades do Sertão. O trabalho, segundo explicou o chefe de fiscalização do Ibama, Jaime Pereira, tem o objetivo de coibir a caça de aves migratórias. 
Ele explicou que durante as operações não havia espécies em extinção, mas algumas são silvestres e estão em passagem pela Paraíba, como a ave arribaçã, cuja captura é proibida.
As fiscalizações aconteceram nas cidades de Brejo do Cruz, São Bento, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras, Sousa e Tavares. Segundo Jaime, a operação ainda não foi finalizada e as equipes do órgão continuam monitorando áreas onde há suspeita de caça.
As aves apreendidas estão sendo encaminhadas do escritório do Ibama no município de Sousa, no Sertão, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Cabedelo, no Litoral paraibano. A expectativa é de que os animais vivam um período de adaptação e possam ser devolvidas à natureza.
Segundo Jaime Pereira, as pessoas que foram flagradas caçando os animais foram autuadas e deverão pagar multa, cujo valor depende da espécie e da quantidade de animais que estavam na posse do suspeito. Após a apreensão, o suspeito pode responder a processo administrativo.
O Ibama também encaminha uma portaria comunicando o caso ao Ministério Público Estadual, que solicita à Polícia Civil a abertura de um inquérito para que o responsável pela caça e captura responda criminalmente.//



Blog da Sabrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário