sábado, 5 de maio de 2012

Semiárido será debatido em evento paralelo ao Rio + 20, na Paraíba


Semiárido será debatido em evento paralelo ao Rio + 20, na Paraíba Imagem Internet
Os debates sobre sustentabilidade serão uma realidade dentro e fora da conferência Rio + 20. Paralelo ao evento internacional, a I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa (Cigac), que será realizada entre os dias 13 e 16 de junho na cidade de Sousa (Paraíba), reunirá artistas, ambientalistas, pesquisadores e hackers para discutir um problema que atinge principalmente o Nordeste: o semiárido. A ideia é propor soluções locais para os problemas ambientais.
De acordo com um dos idealizadores da conferência, Orlando da Silva, a Cigac vai reunir as discussões acadêmicas com outras realizadas pelas chamadas redes colaborativas. O evento será integrado com a Cúpula dos Povos, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 15 e 23 de junho, por meio de videoconferências. A organização é da Universidade Federal de Campina Grande e da rede Meta Reciclagem.
- Vamos fazer uma integração dos saberes, desenvolvidas principalmente fora do ambiente acadêmico, promovidas através do conhecimento popular. É o caso, por exemplo, dos egressos do movimento Biopunk, que envolve a cultura hacker e os softwares livres, por exemplo - explica Silva.
A transposição do São Francisco, um dos mais importantes mananciais hídricos do Nordeste, também será debatido durante a conferência. O responsável técnico pela transposição, Francisco Sarmento, confirmou presença no debate. Outros temas serão a qualidade da água, irrigação e tecnologias verdes serão abordados.
Entre os conferencistas internacionais, estão confirmados o pesquisador e artista finlandês Tapio Makela - cofundador do Media Art Research Interdiciplinary Network (MARIN), da articulação de laboratórios móveis de pesquisas em arte, ciência e ecologia - e a artista polonesa Kasia Molga - designer de interação e professora da Universidade de Bournemouth, Londres.
Mais informações sobre o evento no site: http://cigac.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário