quarta-feira, 9 de maio de 2012

RC diz ‘em ano de seca não vou gastar com festejos juninos, prefiro reativar poços e comprar palma".




RC diz ‘em ano de seca não vou gastar com festejos juninos, prefiro reativar poços e comprar palma’
O Governador Ricardo Coutinho revelou que tem recebido muitos pedidos de ajuda para a promoção dos festejos juninos no interior do Estado, mas tem explicado aos prefeitos que não pode atende-los porque o Estado tem outras prioridades e vai direcionar os recursos para o atendimento as comunidades que estão sofrendo por causa da seca.

Ele afirmou que não pode usar o dinheiro público para a promoção de festas, no momento em que diversos municípios passam dificuldades por causa da estiagem prolongada que já acabou com as plantações e esta dizimando o rebanho morrendo e fome e sede.

“Eu prefiro usar dois milhões para comprar palma resistente a cochinilha do que gastar com uma festa. Mas eu respeito a decisão que os prefeitos tomarem, entendo que os festejos juninos são uma questão cultural, mas o estado agora tem outras prioridades”, comentou.

Ele declarou que a preferência do Governo agora é investir em projetos para a recuperação de poços que estão desativados há muito tempo e que pode fornecer água para amenizar a sede das pessoas e dos animais.

Festa cancelada

A seca no interior da Paraíba já fez com que dois municípios cancelassem os festejos juninos para transferir os recursos para ações de combate à seca. Em Maturéia, no Sertão, o prefeito Daniel Dantas Wanderley (PMDB) anunciou nesta terça-feira (dia 8) a suspensão da 4ª edição do Festival de Inverno e o corte de 30% do próprio salário enquanto durar o estado de calamidade pública. O mesmo aconteceu em Ouro Velho, na região da Borborema, onde a Prefeitura calcula que os agricultores já venderam 60 por cento do rebanho de bovinos, caprinos e ovinos para comprar alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário