terça-feira, 29 de maio de 2012

Campanha contra febre aftosa termina na próxima semana



A campanha de vacinação contra a febre aftosa na Paraíba prossegue até o final de maio. Mais de 100 profissionais da Defesa Agropecuária do Estado atuam em todas as regiões para que os criadores vacinem seus rebanhos. 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) prevê a imunização de cerca de 1,4 milhão de animais, sendo 1,2 milhão de bovinos e os demais bubalinos. A meta é imunizar, no mínimo, 90% do rebanho paraibano para, assim, tornar a Paraíba zona livre da doença. A segunda etapa já está agendada para o mês de novembro.

O secretário executivo da Sedap e coordenador da campanha, Rômulo Montenegro, destaca que a Defesa Agropecuária está organizando o cadastro referente ao rebanho paraibano. O trabalho é feito em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater. “As ações visam proporcionar uma eficiência na vacinação. Conclamamos o criador da importância e da necessidade de vacinar o seu rebanho”, alerta.

De acordo com o secretário, além de vacinar os animais, o criadores devem prestar conta da vacinação, ou seja, apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA) junto aos escritórios da Defesa Agropecuária.

Se deixar de vacinar o animal o criador não vai poder participar do Programa do Leite, do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae, bem como do Programa do Milho da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

Pelo grande número de assentamentos, o Estado também faz parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra e com o próprio Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba – Interpa. Nos locais, diversas famílias criam bovinos, caprinos e ovinos. Esses pequenos rebanhos também devem ser vacinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário